segunda-feira, 7 de julho de 2008

Bastidores da tv

Dormiu no sucesso

É muito comum ouvir nas reuniões da Globo, no Rio, a frase "Ainda somos líderes de audiência". De fato. A emissora continua distante da concorrência, principalmente se levarmos em consideração os números de todo o País. A praça São Paulo é importante, movimenta o mercado, mas não é a única. É necessário pensar de uma forma mais ampla, pra não confundir as coisas. No entanto, também não se pode ignorar que o domínio da Globo não é mais absoluto. Há os chamados "buracos", que estão sendo explorados - e bem - pela concorrência.

Um exemplo é a programação diária das suas manhãs. A emissora dispensou, de uma só vez, "Xuxa" e o "Sítio", então vilões do horário, segundo a diretoria - mas pouca coisa mudou. E Ana Maria Braga segue por ali, hora na frente, hora atrás da Record. Em alguns Estados, novelas produzidas pela vice-líder surpreendem, registrando o primeiro lugar. Diretores da "era Boni", ainda presentes no Projac, dizem que a casa se acostumou a viver sem concorrência nesses anos todos, deixando a criatividade em segundo plano, algo de que jamais poderia abrir mão. Agora, tem dificuldades para reagir.

Alguém explica?

"A favorita" completou um mês no ar, mas um detalhe ainda incomoda a maioria. E não é o Ibope, que continua fora do trilho. Todos tentam decifrar qual a relação do título com as ações da novela?

Pra pensar

Cá pra nós, pelo menos por enquanto, nenhuma! Em outros tempos, a Globo tinha um extremo cuidado na escolha de todos os títulos e era muito feliz nas suas escolhas. Com a novela de João Emanuel Carneiro, que tem lá as suas qualidades, parece que a decisão foi meio que no escuro. Repito, por enquanto...

Intervalo

Na semana passada, a simples montagem do cenário do "Show do milhão" pelos maquinistas do SBT provocou uma série de especulações. Fonte de lá revela que não há nenhuma relação com a volta do programa. Foi apenas a gravação de um comercial da Telesena.

Derrapando na curva - 1

O momento atravessado pelo "Casseta & Planeta" é um reflexo do atual quadro da Globo. Sem concorrentes nos últimos anos, liderou com folga os índices e não foi ameaçado sequer pelo SBT, quando esta rede ainda tinha uma programação mais forte e exibia filmes de boa qualidade.

Derrapando na curva - 2

O "Casseta" perdeu Bussunda e com ele, tudo leva a crer, a sua criatividade. Virou só mais um programa das terças-feiras, mas nada que desperte maior interesse por parte do público. Hoje, neste campo de ação, o "CQC" está infinitamente melhor.

Galeria

Importante imaginar a cena. Verídica em todos os seus detalhes. Antiqüarius, Barra, Rio, 12 de Junho, Dia dos Namorados. E eles, os namorados, ocupando todas as mesas, menos uma. Na que foi exceção, frente a frente, numa conversa direta, entusiasmada e sem intervalos, Octávio Florisbal - diretor geral da Rede Globo - e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Só os dois.

Corre-corre

A Globo mandou gente do Rio pra São Paulo, e gente importante, para evitar o esvaziamento do pessoal de arte do seu jornalismo. Informa-se que cinco profissionais da área resolveram aceitar propostas que vieram do mesmo setor da Record. Entenda-se Júlio Balasso.

Alvo

Walter Zagari, vice-presidente comercial da Record, não esconde seus dois grandes sonhos, hoje transformados em objetivo: contratar Roberto Carlos e Hebe Camargo. Já tem até horário pra ela: domingo, dez e meia da noite.

Muito pior

Anselmo Vasconcelos não está apenas suspenso do "Zorra total", como a principio se informou. Depois dos problemas que aconteceram em recente gravação, ele foi literalmente afastado do programa. Não faz mais parte da sua equipe.

Bandida

Letícia Sabatella (foto) será a vilã de "Caminho das Índias", substituta de "A Favorita".




Bate - Rebate

... A farra de outros tempos já não existe. Hoje, na TV Globo, há um controle muito maior em cima das verbas de produção.
... Exemplo: autor que escreve para dois programas passa a ganhar só por um. Nada além disso.
... Isto, como não poderia deixar de ser, está provocando insatisfação geral.
... A Globo planeja anunciar a grade especial de fim de ano logo depois da Olimpíada.
... Muito provavelmente durante o já tradicional encontro de Angra.
... Na verdade, essa programação não deve fugir muito do que foi apresentado em anos anteriores.
... Fica, porém, a expectativa em torno dos seriados que serão exibidos, porque a escolha deles mexe diretamente com o psicológico dos autores e diretores.
... E quem ganha, praticamente garante passaporte para o ano seguinte.
... A exemplo da Globo, a Record já começa a montar sua grade especial de fim de ano.
... O primeiro programa confirmado é "Mestres do ilusionismo", com a apresentadora Eliana e participação de Mister M, entre outros do gênero.
...Tom Cavalcante, em férias nos Estados Unidos, retoma seu trabalho na Record no dia 17. Entre outras novidades, ele dará início às gravações do quadro "Ridículos", uma sátira do "Ídolos"
Por Flávio Ricco

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo