Bastidores da tv
Fim de ano da Globo
Não faltam idéias na Globo para a programação especial de dezembro. Há caso de autores e redatores entrando com dois, até três projetos, e com isto promovendo uma disputa que nunca existiu. De oficial, por enquanto, nada resolvido. O anúncio dos escolhidos só deve acontecer entre setembro e outubro, depois de uma cuidadosa análise de todo este material.
O que se sabe é que, ao contrário do que aconteceu no passado, a nova Direção Artística - entenda-se Manoel Martins - promete ser muito mais rigorosa, para não correr o risco de repetir o mesmo fracasso de anos anteriores. Evidente que, no meio disso, já existem coisas resolvidas, como os programas do Roberto Carlos, Xuxa, especiais do Faustão, "A grande família", além de outros do Jornalismo e Esporte. É o que há, por enquanto. Mas vem mais coisa por aí.
Outro
O especial "Renato Aragão e a princesa Lili em uma noite no castelo" também será uma das atrações do fim de ano da Globo. Marcus Figueiredo, diretor-geral, começa a trabalhar na escalação do elenco. Aragão também terá pela frente a segunda edição de "Poeira em alto-mar".
Bloqueio
A Globo também deixa claro que não está mais disposta a pedir seriados para autores de novelas. Uma atitude compreensível, porque há muitos profissionais contratados - e encostados - interessados em mostrar serviço. Curioso é que a contramão não existe. Não se tem notícia de alguém dos seriados que foi guindado pelas novelas.
Divergências
Na verdade, há uma linha divisória bem demarcada entre os autores de seriados e de novelas. Estes, vistos pelos outros como intrusos, alegam que com o trabalho que desenvolvem ajudam a carregar o piano da Globo. Até por isso merecem mais respeito e consideração. Ao que responde alguém do lado contrário: "De fato, eles carregam o piano. Mas ganham salário de maestro".
Tendência
Broncas e problemas do passado devem acabar no arquivo. Posso garantir que Adriane Galisteu está muito próxima de acertar novo contrato com o SBT. Entre outras coisas, por absoluta falta de opção.
Bandeira 2
Pedro Cardoso, o Agostinho em "A grande família", é um taxista. No "Faça a sua história", aos domingos, Wladimir Britcha é o Oswaldir, outro taxista. A Globo já foi mais criativa.
Queixa
A propósito da Globo, a grande queixa interna, nos tempos atuais, é a lentidão que se observa para se tomar determinadas decisões. Tudo é muito demorado, especialmente nos andares superiores.
Estranho
Na sexta de manhã, a Bandeirantes apresentou a prova do hipismo na Olimpíada, com a participação do brasileiro Rodrigo Pessoa. A Globo ficou fora porque estava no meio de um merchandising da Ana Maria Braga. Entrou muito tempo depois, mas com narração como se fosse ao vivo.
Resposta
Sobre nota aqui publicada na semana passada, em cima dos baixos índices de "Prova de amor", veio a resposta: "Tenho outra teoria: `Prova de amor' foi colocada no ar com pouco tempo de aviso para o espectador, no mês atípico das Olimpíadas. Acabada esta fase, ao longo dos próximos meses, `Prova de amor' mostrará todo seu potencial, crescendo cada vez mais no Ibope. Atenciosamente, Tiago Santiago". Tiago, apenas um detalhe: neste mês, até onde eu saiba, está acontecendo apenas uma Olimpíada.
Original
Até um pastor, no caso um apóstolo, entrou na discussão da notícia aqui publicada sobre a compra de horários no 21, a rede de aluguel da Band, pela Igreja do Poder Mundial. Em resposta aos vários comentários feitos no blog da Canal 1 (www.canal1.blog.br), o apóstolo Martin preferiu se colocar só com trechos da Bíblia. Mas muitos trechos.
Alternativa
Bate-Rebate
...Essa é do Osvaldo Aguiar, amigo deste espaço: a Deborah Secco perdeu tão rápido o sotaque caipira em "A favorita", que pode resolver um problema sério da Globo.
...Virar professora da Grazi Massafera.
...A Globo, em relação ao que foi anunciado anteriormente, continua fazendo grandes mudanças em sua grade por causa da Olimpíada.
...E isto tem provocado reclamações de alguns dos seus anunciantes.
...Maurício Sherman encontra dificuldades para segurar Nelson Freitas no "Zorra total".
...O ator, graças ao seu bom desempenho no programa, virou "objeto de desejo" das novelas.
...Pode sair do "Zorra" a qualquer momento. Dois autores disputam o seu passe.
...Amanhã, em São Paulo, seis da tarde, no Shopping Cidade Jardim, Amaury Junior lança o livro "Dubai". Aliás, o convite é dos mais elegantes e originais.
...Íris Abravanel também tem sido cobrada pelo elenco de "Revelação".
...Mas nem ela, mulher de Silvio Santos, tem a menor idéia de quando vai acontecer a estréia da sua novela.
...Ao aproximar "Prova de amor" da faixa das 18h, a Record deu uma mãozinha para "Ciranda de pedra", que subiu no Ibope.
...Além dos nomes já anunciados, com Paloma Duarte, Marcelo Serrado e Petrônio Gontijo vivendo papéis principais, a novela do Lauro César Muniz, "Vendetta", também terá as presenças de José Dumont, Thaís Fersosa, Natália Guimarães e Cláudio Heinrich.
Ficamos assim. Tchau!
Por Flávio Ricco
Postar um comentário