sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bastidores da tv

Hora de pensar

O mundo balança com mais essa crise econômica e o que se constata é que até mesmo os melhores especialistas ainda encontram dificuldades em vislumbrar o tamanho do estrago. Ontem, na parte que nos toca, manchete do "Financial Times", dizendo que o Brasil "sairá relativamente ileso", não alterou coisa nenhuma, mas ao menos arrancou, em determinados setores, suspiros de alívio. Como diria o jornalista Wanderley Nogueira.

De qualquer maneira, nos interiores de algumas emissoras, o terror já se implantou. E se espalhou, com as costumeiras ameaças de frear a produção, que sempre terminam em demissões. Até os investimentos no HD ou digital começam a ser utilizados como desculpa, embora todos saibam que este é um dinheiro que veio, via linhas de créditos especiais, com prazos a perder de vista. Ninguém tirou nada do bolso.

Importante lembrar que 2009 será um ano cheio e de muita briga. Não haverá a desculpa de Copa do Mundo, Olimpíada, eleição, nem coisa nenhuma. A disputa promete ser brava, inclusive na busca das melhores verbas publicitárias.

Não é hora de elocubrar ou ver fantasmas onde não existem. Este, sim, é um momento de sair em busca de soluções e investir em idéias, boas se for possível. Pânico, por enquanto, deve ser só o nome do bom programa Rede TV!.

Business: fora do ar

A Rede TV! decidiu ontem não renovar contrato com João Dória Junior, apresentador do "Business". No domingo, devido à cobertura das eleições, o programa entrou muito tarde na grade, fato que irritou Dória. Para continuar na Rede TV!, ele propôs uma cláusula que obrigaria o canal a não atrasar a entrada do "Business" - nem mesmo por motivo de eleições. O comando da Rede TV! não aceitou a imposição, por entender que fatos relevantes, de interesse da população, são soberanos.

Importante lembrar

Na última crise, em 2001, mais suave e nada parecida com a de agora, o SBT tirou o pé. Acabou com programas, demitiu vários profissionais e até hoje não se acertou. Pior, já gastou muito mais depois daquilo e não conseguiu se recuperar.

E outra

Vale lembrar também o caso da Globo na troca, de triste lembrança, do Boni pela dona Marluce, e no que isto significou e representa até hoje na vida da emissora. Televisão tem que sobreviver de boa produção. Caso contrário, só vão sobrar sorteios de 0800 ou loteamento de espaços para programas religiosos. Quando falta trabalho e criatividade, a solução nunca é diferente.

Complicado - 1

Tem certas coisas que parafusam a cabeça de qualquer um. Estou tentando entender: o "Programa do Tom", é exibido após as 22h, porque é recomendado para maiores de 14 anos. Até aí, tudo certo.

Complicado - 2

Acontece que o mesmo "Programa do Tom", sem tirar nem pôr, é reapresentado na íntegra no "Programa da tarde" da Record, que tem classificação livre. Como se explica?

Olha só

Tem um outro pastor de plantão - "mas me chame de reverendo" - este no canal CNT, por volta das oito da noite, que só se apresenta, prometendo curas e milagres, vestindo um avental branco. Se mostra como um médico perfeito. Só falta o estetoscópio.

Tempo fechado

No Rio, devido ao mau tempo, Globo e Record estão com as externas de suas novelas atrasadas. Tem gente rezando para o sol dar as caras, porque o fim de ano está aí batendo à porta. Mas, pelo andar da carruagem, folga mesmo apenas nas vésperas de Natal e Réveillon.

Detalhes - 1

Honorilton Gonçalves, um dos principais executivos da Record, não quis falar com a imprensa durante o evento de quarta-feira, no Recnov.

Detalhes - 2

Por lá, também foi notada a ausência do consultor de Dramaturgia da emissora, Tiago Santiago. O autor de "Os mutantes" nunca escondeu seu descontentamento com a parceria Record-Televisa. Defende a realização de novelas escritas por autores brasileiros como ferramenta para alcançar a liderança.

Está difícil

Profissionais que trabalham na produção do "Teleton", no SBT, andam se estranhando devido às condições de trabalho - nem todos têm mesas ou computadores. As discussões são freqüentes. Quase rolou um barraco nesta semana. Colocaram uma geladeirinha à disposição, mas pra quê? Não tem gelo. E nem água.



Giulia Gam, a Diva, enfrenta o namorado, Tito (Dionísio Neto), e salva Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia). Cenas de "A favorita" da semana que vem.



Bate-Rebate

...Wanessa Camargo vai ser a madrinha desta próxima edição do Teleton.
...Na Bandeirantes, Johnny Saad, Marcelo Meira e Elisabetta Zenatti se trancaram, na terça-feira.
...Até lanches foram solicitados, porque a reunião avançou.
...Dei no blog (www.canal1.blog.br): Luiz Gasparetto, com recente passagem na Rede TV!, negocia com a Band.
...Via compra de horário.
...SBT está promovendo mudanças no Comercial. Começou pelo merchandising.
...O site do Amaury Junior (www.amauryjr.com.br) fechou o mês de setembro com a incrível marca de 670 mil acessos.
...O programa dele está no site e é acessado por aqueles que dormem cedo ou moram no exterior.
...Curioso é que esta audiência, a virtual, não é contabilizada no Brasil.
...Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo.
...Oprah Winfrey é um caso. Quando divulga os seus índices, sempre acrescenta o virtual.
...Não entendi. O "SBT Repórter" tem uma produção nova, mas "cozinhando" programas antigos. Quarta-feira foi mais um.
...Botaram novamente a matéria do Chistian Colt na Holanda. Sétima ou oitava vez.
...Também tem o seguinte, se os novos tiverem a mesma qualidade daquele da semana passada, melhor deixar os antigos.
...A propósito de "cozinha", não há registro de nada igual. Nunca se "cozinhou" tanto como no jornalismo atual, principalmente nesta nossa área de rádio e tevê. Podem copiar à vontade. Já disse: isto não me incomoda. Me assusta, isto sim, a indolência, preguiça e pouca competência de sair atrás da boa notícia.

Por Flávio Ricco

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo