Bastidores da tv
CONCORRENTE DESLEAL
Percentualmente, a Globo está disparada na frente de todas as outras, como a rede de televisão que mais produz em nosso país. Só num dia de semana normal, 11 horários diferentes são disponibilizados apenas para o seu departamento de jornalismo. E ainda temos os educativos, novelas, programas da linha de shows, além de outros ligados à área da teledramaturgia. Uma máquina, sem dúvida. Hoje, a Record procura realizar um trabalho bem parecido. Desde as primeiras horas da manhã até o final da noite verifica-se o esforço desta emissora em corresponder à expectativa do seu telespectador. O SBT é quem faz a diferença, mas do lado negativo. Começa o dia com um telejornal gravado na noite anterior, ou seja, cerca de 9 ou 10 horas antes, desconsiderando tudo o que aconteceu no mundo entre a sua edição e apresentação. No mais, até 4 da tarde, a programação se completa à base de enlatados, das mais diferentes e piores espécies. Só a partir daí é que entra alguma coisa produzida na casa, mas sempre se encontrando no meio disso produções desenterradas do seu arquivo, com “Pantanal” aparecendo como exemplo mais deslavado e descarado. Concorre, e por vezes tira pontos de seus concorrentes, mas da maneira mais injusta.
REGISTROS
A Globo, dia 8 de agosto, colocou sob seu domínio o título “Caminho das Índias”. Vinte dias depois, a emissora também registrou “Viagem para a Índia”. Ambos direcionados para a nova novela de Glória Perez, e a autora não esconde que tem preferência pela primeira opção.
PONTAPÉ INICIAL
A Record inicia na próxima semana as gravações de “A Lei e o Crime”, especial de Marcilio Moraes com direção-geral de Alexandre Avancini. Ângelo Paes Leme lidera o elenco, que ainda não está fechado.
QUATRO MÃOS
Marcilio Moraes convidou o autor Renê Belmonte para colaborar no texto de “A Lei e o Crime”. Eles são velhos conhecidos da Associação dos Roteiristas do Rio de Janeiro.
AQUECIMENTO
A Bandeirantes produzirá dois especiais sobre o “Grammy Latino”, antes da exibição do programa, em 13 de novembro.
CORRE-CORRE
A Globo continua gravando “Negócio da China” sem uma boa frente de capítulos. O elenco tem trabalhado inclusive aos domingos para tentar tirar o atraso. Tá difícil.
NA VERDADE…
É preciso reconhecer o seguinte: “Negócio da China, de Miguel Falabella, não era para ser apresentada agora. A novela entrou aos 45 minutos do segundo tempo, devido aos problemas que cercaram “Paraíso”, de Benedito Ruy Barbosa.
SOBRARAM PROBLEMAS
Vale lembrar, ainda, que o Falabella queria a apresentadora Angélica como protagonista de sua novela. Ela recusou. Grazi, também às pressas, assumiu a personagem e o resto da história todo mundo já sabe.
NA ÁREA
Fernanda Rodrigues Erlanger entra em “Negócio da China”. Ela viverá Estelinha, filha dos cozinheiros do El Chaparrito Dalva e Odilon.
BATE-REBATE
A autora Maria Carmem Barbosa causou surpresa em muita gente, quando divulgada sua ausência em “Negócio da China”.
Afinal, ela e Miguel Falabella vinham dividindo tudo, nos últimos tempos.
Falabella justificou a ausência, informando que a colega estava envolvido em textos para o teatro.
Lembrou que Maria Carmem segue na equipe do “Toma lá dá cá” também durante a temporada 2009.
O quadro “Lady Kate”, estrelado por Katiuscia Canoro em “Zorra Total”, dá sinais de cansaço.
Tem gente na Globo achando que essa atração acaba nos próximos 3 ou 4 meses.
Marcus Figueiredo, diretor do especial “A Volta dos que não foram”, não esconde a dificuldade para fechar o elenco.
O texto de “A volta…” já está inteiramente pronto para entrar em produção.
Renato Aragão, como se sabe, é o protagonista. Estréia em janeiro.
Fernanda Paes Leme é nome reservado para “Paraíso”, de Benedito Ruy Barbosa.
C´EST-FINI
O marqueteiro Duda Mendonça está cotado para aparecer na Rede TV!, como convidado do programa “É Notícia”, que estréia neste domingo, às 23h30, em substituição ao “Show Business”. E por hoje chega. Tchau.
Por Flávio Ricco
Postar um comentário