terça-feira, 25 de novembro de 2008

“REVELAÇÃO” MARCA RETORNO DO SBT À TELEDRAMATURGIA

Após quase um ano longe das produções de novelas, o SBT firma sua volta à teledramaturgia com Revelação, de autoria de Íris Abravanel, direção geral de Henrique Martins e supervisão de texto de Yves Dumont.

A história gira em torno de Lucas (Sérgio Abreu) e Victória (Tainá Müller), protagonistas da trama que se conhecem durante curso de comunicação em Lisboa e se apaixonam perdidamente. Eles ficam noivos e prometem amor eterno um ao outro, entretanto, a relação não é o conto-de-fadas que parece à primeira vista, pois os planos do casal não são os mesmos de Ermírio, dono da maior fazenda e uma das maiores autoridades da cidade de Tirânia. Ermírio tem outros projetos para Lucas na própria Tirânia, monitorado constantemente pelo personagem “oculto” (Henrique Martins), que conduz os passos de Lucas e da política de Tirânia de forma misteriosa.

Sob a direção geral de dramaturgia de David Grimberg, a cidade cenográfica foi reativada e reconstruída para representar a interiorana Tirânia, onde se passa a maior parte do folhetim. Cativante, Revelação tem doses de drama, mistério, paixão e humor, conduzindo a história por caminhos surpreendentes.

São 40 personagens que participam de cerca de 150 capítulos, gravados nas cidades de Lisboa e Cascais, em Portugal; Madrid, na Espanha; na famosa fazendo Rio das Pedras, em Campinas; e, sobretudo, na cidade cenográfica, localizada no próprio complexo do SBT, onde foi montada uma prefeitura, o jornal local, a delegacia, a boate Tribal, o bar, um centro social, uma cantina italiana e um posto de saúde, entre outros atrativos da cidade Tirânia. Além desses locais, as cenas foram feitas em Jundiaí, onde foi construída uma mini favela, e em três estúdios do SBT, para as cenas internas.

O tema de abertura de “Revelação” reúne três grandes intérpretes e compositores da MPB. O trio Sá, Rodrix e Guarabyra gravou especialmente para a novela a música “Amanhece um outro dia”, escrita por Vitor Martins. Ruriá Duprat assina os arranjos da trilha sonora da trama, sob a direção musical de Laura Finocchiaro.


A trama

O enredo tem como protagonistas Lucas Nogueira (Sergio Abreu) e Victória de Castro (Tainá Müller), dois jovens que se conhecem quando fazem curso de Comunicação na cidade de Lisboa, em Portugal. Ele é filho de caseiros da maior fazenda de Tirânia, a “Celeiro Mundial”, propriedade de Ermírio Fernandes (Antônio Petrim), personagem que ajuda na criação e banca os estudos de Lucas, além de ter grande influência na cidade.

O folhetim tem início quando o protagonista está prestes a concluir seu doutorado, na mesma época em que a paulistana Victória está apenas começando sua pós-graduação na mesma faculdade.

A ida de Lucas para Portugal tem, por trás, o interesse de um homem oculto (Henrique Martins), misterioso, que conversa somente por telefone com Ermírio e parece ter um destino já escrito para Lucas, além de coordenar os passos da cena política em Tirânia. Daí o nome da novela, Revelação, que, na realidade, só será descoberta ao final da trama. Os primeiros capítulos sugerem que Lucas é algum tipo de “escolhido”.

Apaixonado por Victória e mesmo sabendo que Ermírio o espera com vários projetos para o seu futuro, Lucas toma uma decisão dias antes de sua viagem de volta, após concluir seu curso: não conseguiria viver sem Victória e, portanto, voltaria a Tirânia só para dar uma satisfação a quem bancou seus estudos na Europa. Depois, voltaria para Lisboa e iniciaria sua vida ao lado de Vicky.

Outra figura importante na trama é o recém-eleito prefeito George Castelli, pertencente a uma família tradicional da cidade de Tirânia. Ele é um político sagaz e ambicioso que também tem participação fundamental na história.

É em um clima emocionante, repleto de paixões frustradas, interesses, conflitos e rivalidades, que Revelação irá se desenrolar, marcada por um ritmo nervoso, que alterna entre a tensão e o encantamento.

A novela abre diversas possibilidades de encaminhamento para cada uma de suas tramas, abrindo espaço para um rico cenário dramatúrgico, que irá entrelaçar personagens e núcleos, em uma seqüência de situações marcadas pela ação, pelo mistério, pela emoção e por diversos questionamentos.

PERFIL DOS PERSONAGENS

Protagonistas

Lucas Nogueira (Sérgio Abreu) – 28 anos. Bonito, inteligente e idealista. Atrai as mulheres e causa inveja nos homens. É um humanista, acredita que tudo pode melhorar com a colaboração mútua entre Governo e sociedade.

Victória de Castro (Tainá Müller)– 24 anos. Jovial, deslumbrante, alegre e romântica. Vive seu grande amor e o melhor momento de sua vida com Lucas em Portugal, onde faz curso de Comunicação.

Núcleo Castelli

George Castelli (Flávio Galvão) – 45 anos. Prefeito eleito de Tirânia, vem de família abastada e ligada à história política da cidade. Político sagaz e carismático, revela uma doentia relação com o poder e um permanente descontrole toda vez que é desafiado.

Sofia Castelli (Renata Zhaneta) – 44 anos. Esposa de George, ela é uma autêntica âncora para a instabilidade do marido. Foi educada para ser a esposa perfeita de um casamento perfeito. Embora sensível e de bom coração, é fútil e superficial.

Renato Castelli (Bruno Gradim) – 25 anos. É o primogênito dos Castelli. Bonito, extremamente inteligente, sensível, romântico, idealista e de temperamento forte. Tem permanentes atritos com o pai, que o queria como um seguidor da carreira política.

Beatriz Castelli (Thaís Pacholek) – 23 anos. É a Bia, a “enfant terrible” da família. Linda, ousada, liberal, individualista e inconseqüente, não mede esforços para conseguir o que e quem quer.

Rebeca Castelli (Ana Carolina Godoy) – 22 anos. A filha caçula dos Castelli. Sonhadora, inteligente, sensível, calma e conciliadora. É alvo de silenciosa paixão de anos do tímido Léo.

Núcleo Fazenda

Ermírio Fernandes (Antônio Petrin) – 65 anos. Fazendeiro rico e bem-sucedido, exerce liderança poderosa e respeitada na região. De origem espanhola, carrega o sangue aguerrido e quente do povo ibérico. Exerce grande influência sobre a política local e sempre foi uma espécie de mentor de Lucas, filho de seus caseiros, para quem, desde menino, projeta um futuro brilhante.

Paulo Fernandes (Fábio Villa Verde) – 38 anos. Filho mais velho de Ermírio, é órfão de mãe, que morreu no parto de seu irmão caçula, Renan. É o delegado de polícia de Tirânia. Extremamente dedicado ao trabalho, para ele a justiça está acima de qualquer coisa.

Cláudia Fernandes (Maristane Dresch) – 32 anos. Esposa de Paulo, nasceu e foi criada em Tirânia, tendo recebido educação para ser uma esposa dedicada e perfeita. Professora formada, desistiu de lecionar quando se casou e foi morar com o marido em uma casa dentro da fazenda de Ermírio.

André Fernandes (Ernando Tiago) – 37 anos. Segundo filho de Ermírio, nasceu e cresceu na fazenda “Celeiro Mundial”. Ajuda o pai na condução dos negócios e na administração da fazenda. Introvertido e tímido, é muito pacato e revela grande inteligência e capacidade de organização no trabalho.

Raquel Fernandes (Lara Córdula) – 35 anos. Discreta e recatada, é extremamente dedicada aos filhos, o que, sem que ela perceba, contribui para tornar excessivamente rotineiro e morno seu casamento com André.

Bruno Fernandes (Velson D´Souza) – 21 anos. Filho mais velho de Raquel e André, desde cedo revelou vocação para a música e é o principal incentivador da criação de uma banda com seus irmãos, liderando o grupo nos ensaios e decisões.

Karina Fernandes (Renata Ricci) – 20 anos. É conhecida como Nina. Tímida, demora para aceitar emprestar seu talento de cantora para a banda dos irmãos, mas, quando o faz, alcança grande sucesso. Vai descobrir a sua metade da laranja em Renato, o filho rebelde dos Castelli.

Cássio Fernandes (Vinícius de Loiola) – 18 anos. Filho caçula de André e Raquel, nunca foi muito dedicado aos estudos e resiste à pressão do irmão mais velho para seguir sua profissão de Administração, o que, seguramente, não é a sua “praia”.

Giovanna Mourão (Marcela Muniz) – 32 anos. Desorganizada, estabanada e imatura, não gosta nem um pouco de viver na fazenda, sendo permanentemente acometida de crises urbanas, que a levam a infernizar a vida do marido tentando convencê-lo a mudar para a Capital.

Carlos Mourão (Rafael Fernandes) – 38 anos. Bonito e charmoso, mesmo tendo nascido e sido criado em São Paulo, ao contrário da esposa, é na vida no campo que se realiza. Veterinário, foi para Tirânia após o casamento para cuidar dos animais de Ermírio.

Caíque Mourão (Felipe Severo) – 11 anos. Filho mais velho de Carlos e Giovanna. É parceiro inseparável de sua irmã, Daniela, a quem sempre influencia e comanda.

Daniela Mourão (Klara Castanho) – 9 anos. Irmã de Caíque, a quem tenta imitar em tudo. Não cultiva muito a feminilidade, parecendo-se com um menino até no jeito de vestir e andar. Essa sua condição preocupa seus pais, Giovanna e Carlos, que não sabem ao que recorrer para fazê-la adquirir modos mais femininos.

Renan Fernandes (Daniel Alvim) – 28 anos. Filho caçula de Ermírio, a princípio é a “ovelha negra” da família. Vive viajando pelo mundo, dividindo-se entre o hipismo, do qual é exímio praticante, e as farras regadas a muita bebida, nas quais é hors-concour.

Otávio Nogueira (Walter Breda) – 51 anos. É o capataz da fazenda de Ermírio, empregado de sua total e mais irrestrita confiança. Pai de Lucas, é homem simples do campo, de irretocável caráter e extrema lealdade.

Conceição Nogueira (Cláudia Mello) – 46 anos. Esposa de Otávio, “Ceição” é um tipo alegre e simplório, totalmente dedicada à família. Tem verdadeira adoração pelo filho Lucas e muita gratidão a Ermírio, pelo muito que o patrão a ajudou no passado.

Léo (Jiddú Pinheiro) – 28 anos. Sensível, prestativo e observador, ele é surdo-mudo e trabalha como jardineiro na fazenda de Ermírio. É muito amigo de Lucas e alimenta há anos paixão silenciosa por Rebecca, a caçula dos Castelli.

Maria José (Veridiana Toledo) – 25 anos. É a Mazé, empregada faz-tudo na fazenda de Ermírio. É graciosa, simpática, muito alegre e bem humorada. Vive sonhando com um príncipe encantado e brigando com o motorista da fazenda, Eugênio.

Eugênio (Maurício de Barros) – 28 anos. Motorista de Ermírio, surgiu na cidade dizendo ter sido amigo de governadores, príncipes e até reis. Todos o consideravam louco, mas Ermírio viu nele apenas um bom homem tentando superar seu complexo de inferioridade e deu-lhe emprego.

Núcleos Jornal e Vida

Elias Mattos (César Pezzuoli) – 60 anos. Jornalista extremamente competente, é o diretor de redação de A Voz de Tirânia, principal veículo de comunicação da cidade. De família pobre, começou a trabalhar como office-boy em um jornal da Capital e se apaixonou pela profissão.

Olga de Carvalho Mattos (Elaine Cristina) – 56 anos. Esposa de Elias, mulher elegante e altiva nos menores gestos, sem ser soberba. Cativante, é muito alegre e culta. Seu casamento com Elias é muito estruturado e feliz, embora não tenham filhos. Tem vida própria, dedicando-se de corpo e alma ao Núcleo de Arte e Cultura.

Lara Penteado (Talita Castro) – 27 anos. Repórter apaixonada pela profissão, esbanja um charme que, muitas vezes, lhe permite conseguir entrevistas importantes. Dona de uma contagiante exuberância física e existencial, ela é também interesseira, deslumbrada e esperta.

Ricardo Guerra (Douglas Aguillar) – 26 anos. Fotógrafo de A Voz de Tirânia, é ingênuo, bondoso, esforçado e atrevido na profissão. Na vida pessoal e afetiva, é justamente o contrário, praticamente um desastre.

Núcleo Periferia

Caio Rodrigues (Bukassa Kabengele) – 48 anos. Negro, investigador de polícia, acumula as funções de delegado substituto na delegacia local. É muito amigo de Paulo, corajoso, honesto, dedicado à família e inimigo número um da corrupção.

Margareth Rodrigues (Ângela Corrêa) – 48 anos. É a Meg, esposa de Caio, mulher muito alegre, divertida, generosa e prestativa. Adora doces e seu bordão é “Oh, glória!”, que emprega nas mais diversas situações.

Michelle Rodrigues (Janaína Lince) – 27 anos. Filha única de Caio e Meg, nasceu e cresceu em Tirânia, sendo falante, esperta e argumentadora desde menina. Sempre quis ser advogada, para fazer justiça como seu pai, a quem é muito apegada.

Ana Souza (Anastácia Custódio) – 33 anos. Sempre teve vida difícil e humilde na periferia de Tirânia. Uma grande batalhadora, vende cachorro-quente em um carrinho com o qual roda a cidade.

Pedro Souza (Rodolfo Valente) – 14 anos. Filho mais velho de Ana, recebeu ótima educação da mãe e de seu padrasto, Francisco, que o criou como filho e morreu em um tiroteio, baleado por bandidos.

Júlia Souza (Caroline Molinari) – 12 anos. Filha caçula de Ana, ela é alegre, amorosa, divertida e comunicativa. Sempre gostou de imitar as atrizes de tevê e montar pequenas peças de teatro para alegrar a família.

Personagens Avulsos

Maçarico (Felipe Cardoso) – 34 anos. Seu verdadeiro nome é Joabe. Nasceu na periferia de Tirânia e, atrás de sua ginga de malandro, esconde-se um homem impiedoso e sem escrúpulos. Aos treze anos entrou para o crime, cometendo pequenos delitos. Quando começou a traficar drogas e a comandar os pontos de venda da região, foi batizado no mundo do crime como Maçarico.

Dra. Fernanda Duarte (Renata Sayuri) – 28 anos. Nissei, médica, inteligente, perfeccionista, é muito ágil mentalmente e dedicada ao trabalho. Após sofrer uma grande frustração amorosa, resolve sair de São Paulo e, para tanto, presta um concurso para trabalhar no interior, onde é nomeada para dirigir o Posto de Saúde de Tirania.

Fausto Maia (Marcelo Saback) – 38 anos. É absolutamente sem escrúpulos, ética ou moral, não medindo esforços para conseguir dar cabo de seus planos criminosos. Envolvido nos mais diversos tipos de ilegalidade, sua especialidade é o tráfico internacional de drogas.

Comandante Xavier (Erom Cordeiro) – 40 anos. Ex-piloto da Aeronáutica, de onde foi expulso por seu envolvimento com o tráfico de drogas e armas. É o braço-direito de Fausto, para quem se dispõe a fazer qualquer serviço sujo.

“Oculto” (Henrique Martins) – 62 anos. Personagem que interfere em todas as grandes decisões da trama, sempre aparece em silhueta, sem que se veja seu rosto. Seu único interlocutor é Ermírio, com quem se comunica por telefone, de um escritório no topo de edifício de vista deslumbrante, em alguma grande metrópole não muito bem definida.

Bárbara Fontenelle (Tânia Bondezan) – 48 anos. De família de classe média alta e origem francesa, teve boa educação de seus pais, que a levaram para longas viagens e lhe permitiram conhecer praticamente todo o mundo. Preocupada com os problemas de inapetência sexual das mulheres, criou um curso sobre o tema e passou a intitular-se professora de ginástica sexual.

Eduardo Fontenelle (Ariel Moshé) – 50 anos. É o Dudi, marido de Bárbara, que nasceu no sul da França e veio para São Paulo com apenas três anos de idade. Escultor e pintor excêntrico, faz um tipo intelectual misturado com hippie.

Albertina (Alejandra Sampaio) – 25 anos. É a Tina, diarista que presta serviços a várias casas do condomínio “Vale das Águas”. É uma espécie de sindicalista da classe, sempre protestando contra as injustiças “dessa gente rica” e proclamando a defesa dos pobres e oprimidos.

Maria dos Ventos (Nábia Vilela) – Uma figura grotesca, sem idade definida. Com inúmeras saias sobrepostas que vão até o chão, ao andar, parece que flutua. Seus pés são calejados e sujos, protegidos por sandálias rotas. Um imenso cajado parece abrir seus caminhos e segurar seus passos.

Antonio (Diogo Morgado) – Um jovem português bonito e inteligente, ele é o antigo namorado de Victória, antes dela conhecer Lucas. Aliás, ela terminou o namoro semanas antes de começar a namorar Lucas e Antonio nunca se conformou muito com o término desse relacionamento. Ao saber que Lucas viajou para o Brasil, ele se reaproxima de Victória e tenta conquistá-la novamente.

Maria João (Joana Solnado) – Melhor amiga de Victória em Portugal, ela é a pessoa que apóia Vicky nos momentos difíceis e está sempre por perto quando preciso.

FICHA TÉCNICA

Revelação

Novela de Íris Abravanel

Colaboração
Rita Valente
Grace Iwashita
Raphael Baumgardt
Caio Britto
Carlos Marques
Gustavo Braga
Fany Lima

Consultoria de texto
Thereza di Giacomo

Supervisão de texto
Yves Dumont

Cenografia
João Nascimento

Arte
Denise Dourado

Figurino
Gilda Bandeira de Mello

Direção de fotografia
Elvio Guedes

Sonoplastia
José Carlos Jardim e Genivaldo Rodrigues

Supervisão de edição
Alan Diniz

Produção executiva
Gilvan Guimarães

Direção musical
Laura Finocchiaro

Supervisão de operações
Sérgio Farrajota e Orlando Afonso

Direção de elenco
Fernando Rancoleta

Direção
Jacques Lagôa e Annamaria Dias


Direção geral
Henrique Martins

Gerência de produção
Daniel Scherer

Direção geral de teledramaturgia
David Grinberg

Elenco
TAINÁ MÜLLER
SERGIO ABREU
THAÍS PACHOLEK
DANIEL ALVIM

Alejandra Sampaio
Ana Carolina Godoy
Anastácia Custódio
Ângela Corrêa
Ariel Moshé
Bruno Gradim
Bukassa Kabengele
Douglas Aguillar
Ernando Tiago
Erom Cordeiro
Felipe Cardoso
Fernão Lacerda
Janaína Lince
Jiddu Pinheiro
Lara Córdula
Lúcio Fernandes
Maristane Dresch
Maurício de Barros
Renata Ricci
Renata Sayuri
Renata Zhaneta
Veridiana Toledo

Apresentando
Camilla Camargo
Edu Martins
Marcelo Selingardi
Nábia Villela
Rafael Fernandes
Raphael Montagner
Renan Goulart
Velson D'Souza
Vinícius de Loiola

As crianças
Felipe Severo
Klara Castanho

Os adolescentes
Caroline Molinari
Rodolfo Valente
Atores convidados
César Pezzuoli
Fabio Villa Verde
Marcelo Saback
Walter Breda

Atrizes convidadas
Marcela Muniz
Nize Silva
Talita Castro
Tânia Bondezan

Participação especial
Henrique Martins
Antônio Petrin como Ermírio
Claudia Mello como Conceição
Elaine Cristina como Olga
Flávio Galvão como George

Atores portugueses
Diogo Morgado
Joana Solnado

ENTREVISTA COM A AUTORA ÍRIS ABRAVANEL

1) Quando você descobriu o seu lado autora?
O contrato entre o SBT e a Televisa havia terminado. O Silvio comentou comigo a dificuldade que ele estava tendo em encontrar autores nacionais. Aí lembrei que quando Walcyr Carrasco e eu trabalhamos juntos, tivemos a idéia de escrever uma novela, bem antes de ele ser o autor de sucesso que é hoje. Na época, eu escrevia para a Revista Contigo e ele era o diretor de redação. Pensei: por que não tentar de novo? Aí arrisquei dizer para o Silvio: “Posso tentar escrever um argumento?”. Ele disse: “Por que não?”, e pediu para que eu procurasse a Teresinha Di Giacomo (consultora de texto) no SBT. Fiz isso. Ela gostou da história de A Revelação e pediu para eu procurar o David Grinberg, diretor de teledramaturgia do SBT.

2) Como Silvio Santos recebeu sua idéia?
Ele foi muito receptivo, apoiou-me logo de inicio. Ele me conhece bem, sabe que eu poderia escrever uma boa história, mas também sabe que eu precisaria de orientação e uma equipe de apoio. O David indicou o Ives Dumont, que é autor do SBT, para me ajudar a supervisionar o meu trabalho. Escrever o texto de uma novela é um trabalho árduo que exige muita dedicação e uma equipe de colaboradores. Logo de início, o Ives se envolveu e passou sua experiência para potencializar o meu trabalho.

3) De onde surgiu a idéia de A Revelação? Conte um pouco sobre a trama da novela
A novela é um retrato das relações humanas e políticas de um típico país latino-americano. A trama principal está focada nas vidas de Lucas e Victória, dois jovens sonhadores que se encontram estudando em Portugal e se apaixonam. Porém, a relação entre os dois não é tão simples, visto que quem financia os estudos de Lucas no exterior é Ermírio, uma importante liderança da cidade de Tirânia e que já tinha outros planos para um futuro brilhante de Lucas no interior, e não em Lisboa. Além disso, Ermírio possui uma relação da qual pouco se sabe com um personagem “oculto”, que também influencia no destino de Lucas.

4) Como é o desafio de escrever a primeira novela na volta do SBT para a produção nacional?
É um desafio enorme. Quando visitei nossa cidade cenográfica e vi as ruas desertas, pensei: é um desafio maior que uma novela apenas. É um projeto para reativar um núcleo vencedor no SBT. Reativar a teledramaturgia no SBT tem um significado muito importante para muitos profissionais e também para a cidade de São Paulo. Hoje, as concorrentes estão concentradas mais no Rio. Além disso, é muito importante para uma emissora como o SBT voltar a fazer novelas.

5) O novelista da Globo Walcyr Carrasco afirmou que você "tem tudo para ser uma boa novelista". Que tipo de repercussão você espera da crítica?
O aval dele é muito importante, pois o Walcyr revisava meus textos na Contigo e sempre gostou muito do que eu escrevia. É uma opinião muito importante para mim. E não posso esquecer de dizer que o aval do Silvio foi e é fundamental. Não queria apenas um consentimento do marido Silvio. Queria o aval do artista e do empresário Silvio Santos. E percebi que eram ambos os “Silvios” que estavam acreditando em mim. Quanto à crítica, acho que faz parte do jogo. Não posso querer nenhum tipo de privilégio. Devo ser criticada como qualquer autor. Tenho de respeitar todas as opiniões.

6) Você tem outros projetos para o SBT? Com quais outros talentos poderia contribuir para a emissora?
Participar da volta do SBT à teledramaturgia já é um grande desafio. Estarei bastante ocupada para pensar em outros projetos. Hoje, temos também os direitos de parte da obra da Janet Clair e, no começo do ano que vem, começaremos a produzir “Vende-se um Véu de Noiva”, uma de suas obras de maior sucesso. Além de escrever, acho que quero contribuir para o fortalecimento da teledramaturgia da emissora. Só com a reativação dessa área, estamos gerando mais 400 empregos novos e dando oportunidades a grandes atores, diretores, cenógrafos, câmeras, produtores, músicos e tantos outros.

7)Você tem outros colaboradores?
Tenho uma equipe de 8 pessoas. Todos jovens escritores.

8) Qual é a sua participação na produção? Você participa da escolha do elenco?
Tive participação na escolha do elenco. Foi um trabalho em conjunto com os diretores. Tenho me envolvido em todo o projeto. Tenho participado também da revitalização da cidade cenográfica.

SINOPSE – CAPÍTULOS 1 A 6

Capítulo 01
A novela começa em Tirânia, em 1988, quando Lucas é ainda uma criança e recebe uma mensagem de uma estranha. Vinte anos depois, a trama vai para Portugal, onde Victória e Lucas namoram e declaram seu amor um pelo outro. Em Madri, Renan decide voltar para o Brasil e fazer uma última festa antes de partir. Enquanto a família Castelli almoça, Renato, filho do recém-eleito prefeito George, discute com o pai à mesa e, mais tarde, os dois discutem de forma ainda mais ríspida. Maçarico e Xavier fazem planos para tirar Padim da cadeia da delegacia de Tirânia. Fausto procura George para falar de seus investimentos na cidade. Lucas pede Victória em casamento. Cláudia, esposa de Paulo, reclama que seu marido só dedica tempo à policia de Tirânia, da qual é delegado. O “oculto” liga para Ermírio para falar sobre o futuro de Lucas, que está prestes a terminar seu curso em Lisoa. George vai à fazenda de Ermírio conversar sobre sua posse e conseguir o apoio do fazendeiro. Lucas apresenta sua tese de doutorado. Maçarico e sua gangue partem rumo à delegacia e rendem o delegado Paulo. Lucas conta para Victória que precisa voltar para Tirânia e que não poderá viajar para Milão com a garota, como havia prometido. Na tentativa de resgate de Padim, os bandidos trocam tiros com a polícia.


Capítulo 02
Maçarico e sua gangue seqüestram Paulo e saem em disparada, seguidos pela polícia. Eles soltam o delegado no meio da estrada e fogem das vistas da polícia. Ermírio manda preparar uma festa para celebrar a chegada de Lucas. Maçarico fica bravo por não ter conseguido tirar o traficante Padim da cadeia. Fotógrafo do jornal local, “A Voz de Tirânia”, registra todos os momentos da invasão dos bandidos à delegacia. Conceição e Otávio, pais de Lucas, ficam sabendo que o filho está voltando. Enquanto George vai até a prefeitura para ficar por dentro do que houve na delegacia e mostrar sua indignação, Elias pede que Lara vá até o gabinete entrevistar o prefeito eleito. Ermírio liga para Paulo preocupado com seu estado. Bruno convida Nina, sua irmã, para formarem uma banda. Victória se desespera com a notícia de que Lucas vai voltar ao Brasil e eles brigam. Na prefeitura, George conhece Lara e fica caído pela jovem repórter. Os filhos Bruno e Cássio chegam em casa e pegam os pais André e Raquel em cima da mesa. Elias vai até a casa de Ermírio falar sobre os últimos acontecimentos da cidade. Lara vai à casa de George atrás de uma entrevista exclusiva para a “Voz de Tirânia”. Lucas deixa Portugal rumo ao Brasil, prometendo à Victória que vai voltar logo. Fausto chega de helicóptero à Trirânia.


Capítulo 03
Na casa de George, Lara rasga seda para Sofia, mulher dele. Fausto chega à sua nova casa com Xavier, seu comparsa. Victória se conforta nos braços de Maria João, sua amiga portuguesa. Renan briga em sua balada de despedida e apanha em plena boate. Lucas chega a São Paulo e pega um trem para Tirânia. Os filhos de Ana, Pedro e Júlia, querem ajudar sua mãe com as despesas da casa, mas Ana não deixa e pede que eles apenas estudem. Nina aceita o convite de Bruno e entra para a banda. Cláudia fica preocupada por Paulo ter que voltar para a delegacia. Xavier discute com Maçarico pela falha no plano de resgate de Padim. Victória relembra de quando estava com Lucas em Portugal, enquanto Lucas relembra dos momentos ao lado de Vicky. George, Caio e Paulo discutem por causa do que houve na delegacia da cidade. Já Padim, se recusa a dar os nomes dos bandidos que tentaram resgatá-lo. Em Madrid, Renam briga com mulher com quem passou a noite, expulsa-a de casa e marca passagem de volta para o Brasil. Lucas finalmente chega a Tirânia e Beatriz, filha de George, encontra-o no caminho para a fazenda.


Capítulo 04
Bia insiste em dar carona para Lucas até a fazenda e, no caminho, convence-o a parar em uma cachoeira para ela tomar um banho. Em Portugal, Victória esbarra na saída da faculdade com Antonio (Diego Morgado), seu ex-namorado. Nina e seus irmãos fazem o primeiro ensaio da banda. Lucas chega à fazenda e é recebido por Ermírio e por seus pais. Bia volta para casa dos pais toda molhada e é questionada por George e Sofia por onde andou. Os funcionários da fazenda preparam uma festa para o retorno de Lucas. Renam embarca para o Brasil. Durante a festa, Ermírio introduz Lucas à família de George. Victória liga para Lucas e pede para que consiga voltar para Portugal o quanto antes. Léo entrega uma flor para Rebeca durante a festa. Paulo fala pra Cláudia que ele precisa ir para a delegacia e ela demonstra sua revolta. Bia continua cantando Lucas sem nenhum pudor. Carlos e Giovana fogem da festa e vão para o celeiro da fazenda passar a noite. Na delegacia, Paulo entra na cela de Padim para pressioná-lo. Durante a madrugada, Padim aparece deitado e estendido em sua cela. Lucas acorda no meio da noite e encontra com uma mulher misteriosa.


Capítulo 05
Lucas acorda suado e percebe que estava sonhando. Padim é encontrado morto dentro da delegacia. Victória encontra com Antonio pelas ruas de Lisboa e aceita convite para um almoço. Ceição fica enciumada porque Lucas vai dormir na sede da fazenda. Paulo e Caio tentam ganhar tempo com a notícia de que Padim está morto. Otávio flagra Giovana e Carlos nus no celeiro. Cláudia reclama da ausência de Paulo em casa. Lucas conta para Ermírio e para seus pais que enquanto esteve na Europa ficou deslumbrado com sua liberdade. Ele revela que está apaixonado e que decidiu voltar para Lisboa. Raquel disponibiliza a garagem para a banda de Bruno, Cássio e Nina. Lucas conversa com Ermírio e decide ficar mais um pouco em Tirânia antes de retornar à Lisboa. Meg entra como voluntária para o projeto social de Olga. Bia aparece de surpresa na fazenda para encontrar Lucas. George só fica sabendo do assassinato de Padim pela TV e fica irritado com Paulo. Maçarico pergunta a Xavier como o “patrão” conseguiu matar Padim dentro da delegacia. Bia convida Lucas para sair e ele aceita. George chama Paulo para explicar o assassinato na delegacia e os dois discutem. Renam chega a São Paulo. Paulo vai à delegacia e a imprensa local o aguarda de prontidão. Victória lembra de Lucas no seu apartamento em Portugal e se emociona. Bia e Lucas se divertem no boliche. Pedro pergunta à sua mãe porque ela nunca comentou sobre o pai do menino. Caio chama Paulo na delegacia para dar a notícia de que a polícia decidiu afastá-lo da delegacia até o final do caso do assassinato de Padim. Lucas entra na casa de Bia após eles saírem e conhece o irmão de Bia, Renato. Enquanto isso, Victória liga para Lucas e Bia atende. Victória fica em estado de choque e ainda escuta de Bia para que fique longe de Lucas. Victória se desespera.


Capítulo 06
Victória fica tonta e quase desmaia. A diarista Tina flagra seus patrões deitados no sofá. Ermírio se surpreende com a chegada do filho Renam. Bia continua insistindo nas investidas em Lucas. Lara convida George para sair, mas ele nega. Lucas vai ao centro social conversar com Renato. Pedro e Júlia vão trabalhar nas ruas: ele como engraxate e ela como malabarista. Renam vai cavalgar e encontra sua irmã Giovanna com sua cunhada, Cláudia. A banda decide seu nome após alguns ensaios: Poetas do Rock. Meg e Caio desconfiam que Paulo esteja envolvido com a morte de Padim. Lucas chega em casa e lembra dos momentos ao lado de Bia. Cláudia descobre que Paulo foi afastado e os dois brigam. Fausto fala para Xavier que foi obrigado a matar Padim. Bia conversa com sua mãe sobre Lucas. O carrinho de cachorro-quente de Ana é incendiado por homens emcapuzados. Caio ouve depoimentos sobre o assassinato na cadeia. Fonseca conta para Caio que viu Paulo dentro da cela segurando Padim pelo pescoço no dia em que Padim morreu. Na fazenda de Ermírio, George convida Lucas para trabalhar na prefeitura. Victória volta a passar mal. Paulo é afastado de suas funções e terá de depor na delegacia. Victória descobre que está grávida. Lucas recebe um envelope anônimo com fotos de Victória e Antonio juntos.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo