segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bastidores da tv

Questão de reconhecimento

A Globo, durante a semana passada, publicou anúncios em página inteira destacando os excelentes resultados alcançados pelo “Domingão do Faustão”. São números que impressionam.

Em março próximo, este programa completa 20 anos de existência, sem qualquer interrupção - todo domingo no ar, liderando a audiência e com todos os seus espaços comerciais ocupados.

Tem, como sempre teve, uma representação importante no faturamento da emissora. Não existe nada parecido na televisão brasileira, atendendo de maneira bem igual o que dele se espera. Alegria do Artístico e Comercial. Os anúncios publicados aparecem como prova deste reconhecimento.

TV Tudo

De leve

Na semana passada, o “É o amor”, da Patrícia Maldonado, alcançou resultados de audiência superiores aos do “CQC”, hoje considerado carro-chefe da programação da Bandeirantes.

Oportuno

Importante esta colocação, porque entre tantas contratações feitas pela Band, principalmente neste último ano, Patrícia Maldonado é, até agora, a que deu mais certo e sem provocar o mesmo impacto que outras nos cofres da emissora.

Cartilha

Dona Íris Abravanel está chegando agora como autora de novelas e não tem obrigação de saber certas coisas. Mas o pessoal da sua retaguarda, sim. Num capítulo de “Revelação” da semana passada, Joyce Ribeiro, do jornalismo do SBT, apareceu apresentando um telejornal da novela. A notícia dizia respeito a um traficante. Tudo errado.

Regra número 1

Nunca se deve misturar ficção com realidade, principalmente num caso como aquele. Isto acaba com a credibilidade do jornalismo, se é que no SBT isto represente alguma preocupação.

Detalhe

Quem esperava de “Revelação” uma novela religiosa, se surpreende com a quantidade de nus em seus capítulos. Objetivo claro de alavancar a audiência.

Simples conseqüência

Na semana passada, aconteceu a esperada reunião do novo Artístico, Manoel Martins, com os autores de novelas da Globo. Importante que isto ocorra com mais freqüência. Essa troca de informações sempre será benéfica pra quem está chegando agora, além de evitar a repetição de enganos, como “Três Irmãs”.

Ponto 1

Os resultados negativos da dramaturgia do SBT e a conseqüente reprise de “Pantanal” - que ainda rende bons índices à emissora – fizeram surgir notícias sobre uma suposta negociação entre Silvio Santos e Jayme Monjardim. Num de seus programas, inclusive, o dono do SBT se referiu ao diretor como “Bomjardim”.

Ponto 2

Monjardim não viu problemas na reprise de “Pantanal”. Na verdade, até a incentivou. Sobre a questão do convite, afirma que nunca foi procurado por Silvio Santos, nem teve qualquer conversa com ele. O seu contrato com a Globo vai até dezembro 2009 e não há dúvidas de que será renovado.

Parceria

Ainda a propósito disso, o autor Manoel Carlos declarou à coluna que a dupla de “Maysa”, ele e o Monjardim, se repetirá em breve, na novela que substituirá “Caminho das Índias”, da Glória Perez.

Negócios

Márcia Marba, irmã da Angélica e empresária de Grazi Massafera, também vai administrar a carreira da gaúcha Larissa Maciel, protagonista da minissérie “Maysa”. A atriz, que está envolvida na série há quase um ano, teve seu contrato renovado com a Globo.


Maria Flor em gravação do especial “Aline” – que a Globo exibe dia 30. Personagem mora com os dois namorados.




Bate–Rebate

...Piada interna do Projac: por que em todos os projetos do Luiz Fernando Carvalho têm sempre alguém que anda torto?
...“Capitu” também foi assim. Tudo meio curvadinho.
...A Globo tem e alardeia seu compromisso com a qualidade.
...Minisséries baseadas em trabalhos da nossa literatura devem ser incentivadas.
...Num País, onde o hábito pela leitura não existe, a televisão pode colaborar de maneira efetiva.
...Mas não da forma como Luiz Fernando Carvalho vem fazendo.
...Agora, com “Capitu”, ele não teve a sensibilidade de buscar ou atrair a atenção do público.
...Ligar uma câmera e brincar de teatro não é fazer arte. Não é fazer tevê.
...Televisão não é só audiência. Mas também é audiência.
...Outros trabalhos no mesmo gênero devem ser produzidos.
...Mas colocando, entre os seus objetivos, o telespectador.
...“Capitu” foi mal, com estragos inclusive na sua própria equipe.

C´est fini

A Record inaugura hoje seu serviço de correspondência na África do Sul. Lá já está Luiz Fara Monteiro, que sempre trabalhou em Brasília e durante algum tempo apresentou o programa “Café com o Presidente”. Um número: cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas na preparação da minissérie “Maysa”, que a Globo vai estrear em 5 de janeiro. E é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

Por Flávio Ricco

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo