domingo, 4 de janeiro de 2009

Mais notícias

VIDA E MÚSICA INTENSAS
Estréia nesta segunda-feira, logo após a novela “A Favorita”, a minissérie “Maysa - Quando fala o coração”, de Manoel Carlos e direção de Jayme Monjardim, filho da cantora. A minissérie é uma das mais aguardadas produções da Globo e misturou cenas reais às gravadas nos estúdios. Além de revelar detalhes da Rainha da Fossa, a série traz praticamente toda a sua obra musical e mostra os grandes nomes da música que conviveram com Maísa. Quem acompanhou o trabalho nos estúdios afirma que há sequências de extrema emoção e um cuidadoso resgate cenográfico da época. “Maysa – Quando fala o coração” é a história de uma mulher que viveu intensamente em uma eterna busca pelo amor, pela vida, pela realização própria, que, muitas vezes, se guiava mais pela emoção do que pela razão. O autor Manuel Carlos não fez uma obra biográfica, com datas e fatos, mas um ensaio sobre a vida da cantora. De espírito indomável, Maysa (Larissa Maciel) era uma mulher fascinante que não aceitava que lhe colocassem rédeas. Com coragem, desafiou os padrões sociais de uma época e fez história. Quebrou tabus, enfrentou oposições e críticas, em nome de um sonho: o de expor sua arte, de cantar e encantar platéias com sua música.


Rafael França/Rede Globo

Educada em regime de internato em colégio de freiras, Maysa contestava os limites e regras desde pequena. Aos 13, já se maquiava. Na adolescência, causava polêmica ao usar calças compridas e fumar na rua. Nessa época, suas composições ainda ficavam restritas aos diários e anotações íntimas. Cantava apenas em casa, nas muitas festas que seus pais, Inah (Ângela Dip) e Monja (Nelson Baskerville), ofereciam.Aos 17 anos, cheia de esperança e sonhos, Maysa casou-se com o grande amor de sua vida, o bilionário André Matarazzo (Eduardo Semerjian), um poderoso empresário da indústria brasileira e um homem quase 20 anos mais velho que ela. Com ele, teve seu único filho: Jayme Monjardim Matarazzo.


Zé Paulo Cardeal/Rede Globo

O talento de Maysa foi descoberto enquanto ainda estava grávida. Produtores musicais propuseram a gravação de um disco, mas André Matarazzo se opôs. Houve muita negociação até que ele concordasse com a realização do disco, desde que a renda fosse beneficente. Mesmo assim só após o nascimento de seu primeiro e único filho, Jayme Monjardim.E assim foi feito. Mas o sucesso do primeiro disco, com letras e músicas originais de Maysa, foi tão grande, que os convites para apresentações, participações em programas e novos discos não paravam de chegar. E com eles, chegaram também as críticas da família Matarazzo e os conflitos entre o casal.


Zé Paulo Cardeal/Rede Globo

Os anos seguintes à separação foram conturbados para Maysa. Ao mesmo tempo em que suas músicas atingiam um estrondoso sucesso, a cantora se excedia nas noitadas, na bebida alcoólica e nos moderadores de apetite. A essa altura, Maysa já era uma das cantoras mais bem pagas do Brasil e sua voz inconfundível conquistava um público cada vez maior. De olho nesse sucesso, o compositor Ronaldo Bôscoli (Mateus Solano)(foto) apareceu em sua vida e se tornou um dos relacionamentos públicos mais complicados da vida de Maysa. Ela era culta e muito bem informada. Cantava e falava fluentemente francês, inglês, espanhol e italiano. Gravou músicas internacionais como I love Paris (Cole Porter), Light My Fire (The Doors), Besame mucho (da mexicana Consuelo Velasquez) e Ne me quitte pas, do franco-belga Jacques Brel.A minissérie vai mostrar alguns desses shows escolhidos pelo autor Manoel Carlos, como os do King’s Club em Buenos Aires, do Cassino Estoril em Portugal e do Olympia de Paris. Serão mostrados também shows marcantes feitos no Brasil.


João Miguel Júnior/Rede Globo
A atriz Larissa Maciel foi escolhida entre mais de 200 atrizes para viver a cantora na TV. Formada em interpretação teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 10 anos de experiência no teatro e participações em curtas e projetos de dramaturgia na RBS (emissora afiliada da TV Globo no Sul), Larissa se mudou para o Rio de Janeiro em fevereiro de 2008, exclusivamente para mergulhar na história de Maysa. O clima familiar de ‘Maysa’ não ficará restrito à presença do diretor Jayme Monjardim na minissérie. André Matarazzo, de 10 anos, e Jayme Matarazzo, 22, filhos do diretor, interpretarão o pai na atração. A idéia partiu de Manoel Carlos e o diretor, a princípio receoso, acabou aprovando.
As gravações da minissérie “Maysa – Quando fala o coração” duraram três meses, de agosto a outubro de 2008. Como a abordagem da obra é realista, a cenografia optou por reforçar esse conceito filmando 90% das cenas em locações externas, em edifícios históricos que retratam a alta sociedade dos anos 50, 60 e 70.

Por José Armando Vannucci

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo