sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bastidores da tv

SBT e Record: futuro incerto
Muito provavelmente nem o próprio Silvio Santos tem alguma certeza no que vai dar seu ataque à Record, tirando artistas, o diretor artístico e um autor de novelas da concorrente.
É bom usar de certa cautela nesse instante, porque, independentemente da forma como o dinheiro entra no caixa ou da situação financeira de ambas, na Record tudo parece mais fácil.
Ela agora possui poder de escolha na aquisição de novos formatos, algo que não acontecia no passado, e entrada facilitada nas principais distribuidoras. É a segunda palavra na compra dos grandes produtos.
Antes, todos perguntavam à Globo o que ela queria; em seguida, ao SBT e, por último, a todas as outras. Hoje, deixou de ser assim. A Record, já de algum tempo, tem tapete vermelho nas feiras internacionais. Está aí o caso de Ídolos, formato que ela conseguiu tirar do SBT.
Saberemos se a estratégia foi boa dentro de quatro ou cinco meses, analisando os rendimentos de cada uma e seus resultados de audiência e faturamento. Por enquanto, foram muitos tiros, mas todos no escuro, sem a certeza de que pelo menos um atinja o alvo.


Mau momento
Ao contrário do que acontece em todos os outros setores do SBT, o jornalismo ainda é o que menos investimentos recebe. A situação está pior na maioria das emissoras de toda a rede. Matérias de outras praças não são aproveitadas por absoluta falta de qualidade. Só trocar cenário, nesta altura, não significa nada. Importante é oferecer melhores condições de trabalho. Por fora, bela viola...


Agora foi
Desta vez, não ficou no ameaço. José Luiz Datena está em férias de 15 dias na Bandeirantes e vai ficar todo esse período afastado do Brasil, dividindo-se entre Itália e Grécia.


Estreia
O Domingão do Faustão vem com novidades neste fim de semana, direto da Globo, em São Paulo. Entre elas, o lançamento do Primeiro e Último, formato da Endemol, com prêmios de até R$ 30 mil aos participantes.


Ficou
A locutora Gislaine Martins, da Transamérica, responsável pelas gravações em off de quadros do Domingo Legal, não trocou o SBT pela Record. Ela continua na equipe do programa, agora comandado por Celso Portiolli.


Tem que tocar
As novelas ditam moda. Não tem como fugir disso. Beedi, cantada pelos indianos Sukwinder Singh e Sapna Awashi, já se tornou febre nas principais casas noturnas de São Paulo. O DJ de uma delas, na região dos Jardins, diz que detesta, mas é o que povo pede. E ele toca.


Exceção
Eliana e Roberto Justus, os novos contratados da casa, passaram por quase todos os programas do SBT. Quase todos... A Praça, do Carlos Alberto de Nóbrega, foi o único que até agora não fez convites a nenhum dos dois.


Marcação
Não é uma coisa de agora. Vem de algum tempo. Há uma tremenda má vontade dos comentaristas de arbitragem da Globo com o gaúcho Leandro Vuaden, hoje considerado por muitos um dos melhores juízes brasileiros. Ele é sistematicamente criticado, às vezes, antes de o jogo começar. Foi o que se viu, por exemplo, na quinta-feira, antes de Flamengo e Palmeiras, no Maracanã. Estádio que está ou ficou com o seu gramado tremendamente prejudicado, depois da apresentação de Roberto Carlos no sábado. As marcas do show ficaram em todo campo.


Bela com música
Gravações de Bela, a Feia, agora em ritmo bem intenso, têm três frentes diferentes, trabalhando simultaneamente: estúdio, cidade cenográfica e externas. A novela, a exemplo das edições internacionais, receberá ilustres convidados, entre celebridades e pessoal da música. Neguinho da Beija-Flor, por exemplo, será o primeiro.


Suspense
Márcio Garcia tem prometido pela Globo um programa semanal, a partir de 2010. Domingo à tarde, antes do futebol. Só que existe outra conversa no Projac, mas com a Xuxa, mesmos dia e horário, também para o ano que vem. Como dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, alguém vai sobrar. Antes de tudo, no final deste ano, o contrato da Xuxa terá que ser renovado.


Pés no chão
O autor Marcilio Moraes, já envolvido na substituta de Poder Paralelo e com contrato renovado até 2014, havia recebido convite para trocar a Record pelo SBT. Assédio que teve início após o sucesso da novela Vidas Opostas. Ele agradeceu o chamado, mas optou por permanecer na Record. A instabilidade do setor, na Anhanguera, ainda assusta. E muito.

Bate-rebate

-Ainda é discreto o movimento no SBT em relação ao próximo Teleton, marcado para os dias 23 e 24 de outubro.
-Michael Ukstin, que integrou a equipe do Teleton no ano passado, continua na direção geral.
-A Globo decidiu adiar para a próxima semana as primeiras gravações de Aline em São Paulo.
-Aline tem como protagonista Maria Flor, que também apareceu bem do seriado Som e Fúria.
-Ao saber pela coluna que a Record colocaria Promessas de Amor na geladeira, em represália à sua ida para o SBT, Tiago Santiago reagiu.
-O autor entendeu o gesto como "falta de respeito ao telespectador".
-Em tempo: a Record passou a prestigiar Poder Paralelo, de Lauro César Muniz, inclusive mobilizando a figura de Britto Júnior no seu produto de maior audiência atualmente, o reality A Fazenda.


C'est fini
Amanda Françozo ficou dez dias na Itália fazendo gravações para o Papo de Amigos. O material será exibido a partir de hoje, às 22h15, na Gazeta.

Em trabalho de divulgação do novo CD, Wanessa Camargo, que já passou pelo Domingão, gravou o Caldeirão do Huck no começo da semana e se apresenta no programa da Hebe Camargo, na segunda-feira.

Por Flávio Ricco

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo