segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Bastidores da tv

Ressentimento faz SBT negar sua própria história
Poucos ainda se surpreendem, mas é impossível não constatar a insistência e facilidade do SBT ou de seus responsáveis ao colocar em prática atitudes tão minúsculas e mesquinhas.
Este é o mês de aniversário da televisão. São 28 anos.
Pois bem, entre outras festividades, vem por aí um SBT Repórter especial, que pretende contar a história da emissora.
Mas uma história bem de acordo com as conveniências e ressentimentos da casa.
Gugu, por exemplo, será simplesmente ignorado. Porque tomou a iniciativa de sair, ao invés de ser dispensado - como outros tantos milhares de funcionários - existem ordens para que nenhuma referência seja feita a ele.
É como se o repórter da Semana do Presidente ou o apresentador de programas como Sessão Premiada, Viva a Noite, Big Domingo, Cidade Contra Cidade, TV Animal, Passa ou Repassa, Nações Unidas, Sabadão Sertanejo, PlayGame e Domingo Legal, entre outros, nunca tivesse existido.
Coisa mais feia. Não há nada menor do que negar a própria história.
Um programa jornalístico, que teria como única razão de ser reportar os acontecimentos, não pode ter fatos ou registros ocultados pela sua produção.
É o SBT - A TV mais feliz do Brasil. Será mesmo?


Primeira vilã da Grazi
Foi-se o tempo em que os bandidões das novelas encontravam barreiras impostas pelos comerciais e ficavam ausentes de grandes campanhas. O tempo colaborou para que todos aprendessem a separar o ator do personagem. Wagner Moura e Camila Pitanga são exemplos recentes e citados aqui devido à força das novelas da Globo. E agora chegou a vez de Grazi Massafera viver a sua primeira vilã. Decidida a fazer algo diferente no vídeo, ela aceitou trocar de personagem em Bom Dia, Frankenstein, que substituirá Caras & Bocas: de médica passou a bandida. Mas uma bandida com pé na comédia. A atriz e Guilherme Weber formarão um divertido casal de vilões na história que tem a liberdade vigiada como tema principal. Como os tempos são outros, se trata apenas de mais um trabalho, que não irá abalar em nada seus compromissos comerciais. Os primeiros testes de vídeo já foram realizados e ela se saiu muito bem.


Está errado
A Bandeirantes está cometendo um erro importante com o seu Primeiro Jornal. Tem 30 minutos de duração, em um horário de forte concorrência, 7h, mas com dois blocos enormes de comerciais. Assim fica difícil segurar o telespectador. Nem se pode exigir melhor audiência.

Novos estúdios
Johnny Saad, presidente da TV Bandeirantes, conta que vai nascer um novo complexo de estúdios e área de produção no mesmo local onde está localizada a sede da emissora, no Morumbi, em São Paulo. Ainda não existe prazo para o início das obras. Depende, naturalmente, do desenvolvimento do projeto, envolvendo também questões como aprovação pela Prefeitura de São Paulo e outros do gênero. Mas que vai sair, vai.


Assim é difícil
A Record tem a próxima Olimpíada, mas pelo jeito vai continuar sem os principais esportes. A Globo acaba de renovar seu contrato com o vôlei, Confederação Brasileira de Voleibol, até 2011. E o mesmo está acontecendo com a natação.


Esquema diferente
A Bandeirantes vem com diferencial importante nas transmissões da Liga dos Campeões. Ao contrário da Record, que fazia os jogos dos estúdios, em São Paulo, a Band enviará equipes à Europa para acompanhar algumas partidas direto dos estádios. Luciano do Valle já está confirmado na lista de embarque. Fernando Fernandes começou a gravar matérias especiais. E o comentarista Neto será chamado para integrar o time. O torneio começa dia 19 e vai até 22 de maio de 2010. A decisão será em Madrid. Vale lembrar que a Globo tirou a Liga da Record e deu para a Band.


Explicação
Os óculos escuros usados por Odilon Wagner em todas as suas cenas em Caminho das Índias têm uma razão de ser. Ele não está fazendo nenhum tipo ou charme. São lentes próprias para problemas de anti-reflexo.

Tudo certo
Com Benedito Ruy Barbosa, a Globo resolveu dois problemas. A novela Paraíso levantou o horário das seis, registrando médias de 30 pontos, e sua trilha sonora, hoje, é a mais vendida em todo o País. Há muito tempo a gravadora Som Livre - braço fonográfico da emissora - não conseguia resultados tão interessantes.

Exceção à regra
Silvio de Abreu é um dos autores que costumam repetir vários artistas em suas novelas. Passione, a próxima, contará com as participações de Fernanda Montenegro e Tony Ramos. Mas ao contrário de tantas outras, desta vez ele não vai colocar Cláudia Raia.

Bate-rebate


Márcia Goldschmidt faz planos para morar em Portugal. Mas só no ano que vem.
A briga Record-Globo ou Globo-Record é exatamente igual à de outros tempos.
Até as imagens utilizadas por uma ou por outra são as mesmas do passado.
Resta saber até quando vai este novo round.
Na vez anterior, vieram ordens superiores para que as duas acabassem com isso.
O Festival de Gramado, entre outras coisas boas, mostrou que já não existe mais preconceito com os filmes da Xuxa.
Registro: o Video Show, da Globo, comemora hoje 5.000 edições no ar.
O programa hoje é apresentador por André Marques, Luigi Baricelli, Fiorella Mattheis e Geovanna Tominaga.
Eduardo Costa gravou Quem Foi que Disse, de autoria de Marco Camargo, para a trilha sonora da novela Bela, a Feia, da Record.
A música será tema dos personagens de Giselle Itié e Bruno Ferrari.

C'est fini
A Bandeirantes confirma a ida de Ricardo Boechat para a África do Sul, no ano que vem. Durante o período da Copa do Mundo, ele irá ancorar direto daquele país o Jornal da Band, principal informativo da emissora. Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Por Flávio Ricco

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo