terça-feira, 23 de março de 2010

HBO estreia The Pacific na América Latina

A HBO Latin America anunciou a estreia de The Pacific, a nova série do canal, para o dia 11 de abril. A produção é da Playtone e da DreamWorks, com Tom Hanks, Steven Spielberg e Gary Goetzman como produtores executivos, os mesmos de Band of Brothers, ganhadora do Emmy e do Globo de Ouro em 2001. Hanks e Goetzman também foram os produtores executivos de outra minissérie da HBO, John Adams, que ganhou o recorde de 13 Emmys em 2008.

“Além de uma produção de alta qualidade, o público latino-americano verá imagens de uma guerra quase desconhecida, já que a Segunda Guerra Mundial geralmente é contada pelas batalhas européias. Mas esta produção documenta a guerra no Pacífico e trará imagens como jamais se viu antes”, afirma Emilio Rubio, presidente da HBO Latin America Group.

Composta de dez episódios de uma hora cada um, esta minissérie acompanha as odisséias entrelaçadas de três fuzileiros navais dos Estados Unidos. Os personagens Robert Leckie (James Badge Dale), Eugene Sledge (Joe Mazzello) e John Basilone (Jon Seda) percorrem os vastos cenários das batalhas travadas no oceano Pacífico durante o período.

Filmada na Austrália e nos Estados Unidos, The Pacific mostra o horror vivido por estes soldados desde a primeira batalha contra os japoneses em Guadalcanal, passando pelos bosques de Cabo Gloucester, pela floresta tropical de Peleliu, pelas areias de Iwo Jima e pelo horror de Okinawa, até o complexo e vitorioso retorno para casa depois do Dia da Vitória sobre o Japão.

The Pacific se baseia parcialmente nos livros de Robert Leckie, Helmet for my Pilow, de Eugene B. Sledge, With the old Breed e China Marine, e de Chuck Tatum, Red Blood Black Sand. A produção foi dirigida por Carl Franklin, David Nutter, Jeremy Podeswa, Tony To, Tim Van Patten e Graham Yost. E escrita por Laurence Andries, Michelle Ashford, Bruce C. McKenna, George Pelecanos, Robert Schenkkan e Graham Yost.

A fotografia principal foi realizada em locações em Queensland e Victoria, no extremo norte australiano, durante um período de dez meses desde agosto de 2007.

A História

No dia 8 de dezembro de 1941, apenas um dia após o ataque surpresa dos japoneses à base naval norte-americana de Pearl Harbor, o Congresso dos Estados Unidos declarou formalmente guerra ao Império do Japão. A tensão entre os dois países vinha crescendo na década anterior, à medida que os japoneses estendiam as suas conquistas ao longo de uma vasta região, incluindo boa parte da China e do sudeste asiático. Como resultado do bombardeio a Pearl Harbor, os Estados Unidos entraram oficialmente na Segunda Guerra Mundial, que já estava no seu terceiro ano de combates entre os Aliados (Reino Unido, União Soviética, China, Canadá e Austrália) e as potências do Eixo (Japão, Alemanha e Itália).

Quase da noite para o dia, os centros de recrutamento de todo o país foram inundados por milhares de norte-americanos que correram para se alistar nas forças armadas. Muitos desses jovens escolheram fazer parte do Corpo de Infantaria da Marinha, que teve as suas filas mais do que triplicadas nos seis meses posteriores a Pearl Harbor.

Enquanto a minissérie da HBO Band of Brothers acompanhou a experiência de um grupo de paraquedistas do Exército na Europa, The Pacific mostra a guerra do outro lado do mundo, em quase todo o oceano Pacífico e nas suas ilhas, incluindo as Filipinas, as Índias Orientais Holandesas, Nova Guiné e as Ilhas Salomão. The Pacific acompanha os passos de três homens da Primeira Divisão de Infantaria da Marinha, conhecida como "A Velha Raça” (The Old Breed) por ser a mais antiga e a maior divisão em serviço ativo no Corpo de Infantaria da Marinha dos Estados Unidos. Com o apoio de outros fuzileiros navais e de seus colegas da Marinha, da Força Aérea e do Exército, a Primeira Divisão de Infantaria da Marinha comandou várias das operações mais difíceis no Pacífico.

O soldado de primeira classe Robert Leckie (interpretado por James Badge Dale) cresceu em Rutherford, Nova Jersey, com sete irmãos. Começou a escrever profissionalmente sobre esportes aos 16 anos no jornal “Bergen Evening Record”. Leckie, apelidado pelos companheiros de “sortudo” (Lucky, em inglês), foi um dos que se alistaram logo após o ataque a Pearl Harbor. Ele serviu na Companhia H, Segundo Batalhão, Primeiro Regimento, Primeira Divisão de Infantaria da Marinha, como metralhador.

O sargento John Basilone (interpretado por Jon Seda) era de Raritan, Nova Jersey, um dos dez filhos de pais imigrantes italianos. Em 1934, aos 18 anos de idade, Basilone entrou para o Exército e serviu durante três anos nas Filipinas, onde foi campeão de boxe. Depois de um breve retorno a Nova Jersey, Basilone se uniu ao Corpo de Infantaria da Marinha em 1940 e foi designado como metralhador na Companhia C, Primeiro Batalhão, Sétimo Regimento, Primeira Divisão de Infantaria da Marinha, e mais tarde na Companhia B, Primeiro Batalhão, Regimento 27, Quinta Divisão de Infantaria da Marinha.

Nascido em uma família de boa situação financeira de Mobile, Alabama, o soldado de primeira classe Eugene B. Sledge (interpretado por Joe Mazzello) contava nos dois ramos da sua família com ex-combatentes que lutaram pela Confederação. Sledge era filho de um médico que foi oficial durante a Primeira Guerra Mundial e completou 18 anos um mês antes de os Estados Unidos entrarem na guerra, mas um problema cardíaco impediu que ele se alistasse até dezembro de 1942. Embora a sua família tenha pedido para ele treinar para oficial, Sledge acabou se alistando como soldado e serviu na Companhia K, Terceiro Batalhão, Quinto Regimento, Primeira Divisão de Infantaria da Marinha como artilheiro de morteiros.

Ao longo das suas dez horas de duração, The Pacific mostra, do ponto de vista de quem está "debaixo do capacete", as experiências destes homens e de seus irmãos de armas lutando por suas vidas em pontos perdidos no mar sobre os quais nunca tinham ouvido falar – Guadalcanal, Cabo Gloucester, Peleliu, Iwo Jima e Okinawa. Obrigados a sobreviver em condições adversas e em um clima difícil, enfrentando um inimigo brutal que prefere morrer a se render, estes fuzileiros navais são levados ao limite da sua condição humana.

A série The Pacific exibe essas batalhas físicas, mentais e emocionais, além de debater o verdadeiro custo humano da guerra.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo