sábado, 29 de maio de 2010

Maurício de Sousa está no Almanaque Brasil

O tema do Almanaque Brasil deste domingo (30/5), exibido na TV Cultura, às 19h30, é História em Quadrinhos e, para isso, nada melhor que o nosso cartunista Maurício de Sousa para contar suas experiências nesta área.

No quadro Papo Cabeça, Maurício conta que desde menino já desenhava: “Eu gostava desenhar. Na verdade, eu e todo mundo, mas teve gente que parou e eu continuei”, conta ele, que aprendeu a ler com os gibis de sua época: “Minhas influências foram o Pato Donald da década de 40; o Pinduca eu também adorava, e o Mandrake. Agora, em termos de narrativa, o meu preferido era O Espírito (Spirit) Will Wisner, um mestre das HQs”.

Aos 24 anos ele publicou sua primeira tirinha num jornal e, a partir aí, tudo começou. Na criação de seus personagens, o cartunista se inspirou na família e amigos. “Com tive muitos filhos, todos eles estão lá, como a Mônica, a Magali e o Chico Bento, que era um tio avô meu”. A Maurício de Sousa Produções está também a todo vapor com os desenhos animados da turma. “Temos até a Mônica e o Cebolinha falando em mandarim, é bastante engraçado”.

Ampliando a abordagem, o programa traz a história das HQs no Brasil. O primeiro personagem foi Nhô-Quim, que surgiu em 1869, na Revista Ilustrada, criado pelo Ítalo-brasileiro Ângelo Agostini. E em 1905, a revista Tico-Tico era a alegria da criançada, sendo a primeira publicação dedicada ao público infantil.

Ainda nesta edição, o quadro Ilustres Brasileiros conta a história do seringueiro Chico Mendes e em Cantos do Brasil, o violonista e compositor brasileiro Guinga relata um pouco de sua história na música brasileira.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo