sábado, 28 de agosto de 2010

Repórter Eco alerta para a desertificação da Terra

Neste domingo (29/8), a partir das 17h30, o Repórter Eco, da TV Cultura, traz notícias alarmantes sobre as conseqüências do aquecimento global em regiões áridas e semiáridas.

O alerta é impressionante: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), dois bilhões e seiscentas mil pessoas vivem hoje nas chamadas terras secas, e essas áreas de risco somam um terço da superfície do Planeta. A informação vem da 2ª Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010) que aconteceu em Fortaleza (CE), de 16 a 20/8, com discussões para um maior entendimento internacional sobre a gravidade da situação. 


O evento, que envolve mais de 90 páises, tem o objetivo de apresentar recomendações para orientar as políticas públicas de caráter global, regional, nacional e local na tentativa de reduzir a vulnerabilidade e melhorar a vida de pessoas que vivem em terras áridas do Planeta.

O programa também vai até a Feira de Orgânicos do Parque da Água Branca, na capital paulista, que existe há mais de 20 anos. Lá são encontrados apenas produtores reconhecidos pela Ong Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e seus consumidores estão acostumados a ver selos de certificadoras que atestam a idoneidade social e ambiental da produção. O programa dá dicas na hora de escolher os produtos para evitar que as pessoas comprem aqueles que têm só fachada ecológica para vender mais.

Como recuperar móveis e objetos largados pela cidade e com o dinheiro obtido ainda contribuir com alguma Ong de assistência social é outro tema desta edição do programa.

O Repórter Eco é reapresentado às sextas-feiras, às 7h30.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo