terça-feira, 14 de setembro de 2010

Discovery Channel exibe episódio de "Megaconstruções" gravado no Brasil

Na sexta-feira, 17 setembro, às 21h, o Discovery Channel estréia o episódio de MEGACONSTRUÇÕES (BUILD IT BIGGER) inteiramente gravado no Brasil.  Danny Forster, o apresentador da série, e sua equipe de produção estiveram no Brasil para acompanhar a construção das usinas que fazem parte do Complexo Hidrelétrico de Simplício, localizado entre a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.


MEGACONSTRUÇÕES acompanha o andamento de obras gigantescas ao redor do mundo e com o episódio brasileiro não poderia ser diferente: com proporções de uma cidade, o complexo hidrelétrico foi construído graças ao trabalho de mais de 3.000 operários e contou com orçamento estimado em R$ 1,6 bilhão.

Equipes trabalharam para desviar mais de 2,9 trilhões de litros de água do rio Paraíba do Sul, por meio dos mais largos túneis do mundo. MEGACONSTRUÇÕES teve acesso à rotina dos trabalhadores que lutaram contra as inundações repentinas e deslizamentos de terra para fazer com que esse complexo hidrelétrico seja instalado a tempo.

A obra, que faz parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo federal, é uma das maiores do mundo, abrangendo uma área de aproximadamente 25 mil quilômetros. O plano ambicioso visa um aumento em 30% na geração de energia para o Estado do Rio de Janeiro.

Seguem abaixo alguns dos aspectos que fazem do Complexo Hidrelétrico de Simplício uma obra de proporções gigantescas e as curiosidades do episódio brasileiro de MEGACONSTRUÇÕES:

·         Sete dos maiores túneis do mundo
Inúmeras cachoeiras e corredeiras fazem do Paraíba do Sul um rio pouco explorado para navegação. Para acomodar sua correnteza cada um dos sete túneis de desvio do Complexo Hidrelétrico de Simplício medirá mais de 49 metros de circunferência. No entanto, não existe em qualquer parte do planeta máquinas escavadeiras (conhecidas popularmente como “Tatuzão”) que sejam tão grandes. Por isso, os trabalhadores precisam recorrer a outros métodos de escavação. A equipe de produção de MEGACONSTRUÇÕES acompanha os trabalhadores enquanto cavam com pesadas furadeiras jumbo e dinamites para detonar quase 90 milhões de metros cúbicos de rocha sólida.

·         Uma das maiores obras do planeta
O projeto, além de ser maior do que a ilha de Manhattan, também está equipado com a infraestrutura semelhante à de uma cidade: possui cinco centros médicos, quatro torres de dados/voz, seis refeitórios, três fábricas de concreto e uma frota de 70 carros e ônibus. Mas, para chegar ao local, em primeiro lugar, Danny precisou andar cerca de 160 km mata adentro.

·         Projeto inédito de terraplenagem
Se a barragem fosse construída diretamente sobre o rio Paraíba do Sul, o reservatório criado inundaria a cidade vizinha de Sapucaia. Em vez de deslocar 130 mil pessoas, os engenheiros optaram por desviar o rio em um trecho de 25 km que por meio de 13 canais artificiais. Para conseguir realizar um trabalho dessa magnitude, os trabalhadores precisam utilizar 600 veículos de escavação diferentes. Danny vai se sentar no banco do motorista de uma escavadeira para ajudar a remover uma parte dos 650 milhões de metros cúbicos de terra.

·         A mais longa linha de transmissão de energia já construída
90% da energia do Brasil é proveniente de hidrelétricas. A maior parte da bacia hidrográfica do país está localizada na Amazônia. Por esse motivo, uma extensa rede de fios é necessária para conectar a usina às cidades costeiras, como o Rio de Janeiro. A rede de Simplício terá 2,5 quilômetros de extensão, o que a torna a mais longa linha de transmissão de energia no mundo. Para ligar esses fios, Danny terá de subir vários andares.

·        Três turbinas gigantes
Francis é a turbina hidráulica mais utilizada no planeta. Em Simplício três delas serão utilizadas, cada uma capaz de gerar 102 megawatts de energia. No entanto, o benefício real da turbina Francis é a adaptabilidade. O fluxo irregular do Paraíba do Sul cria um grande obstáculo para esse projeto, pois mudanças drásticas na pressão da água podem dificultar a produção de energia ou destruir completamente as turbinas. A turbina Francis, entretanto, acomoda cabeçotes que variam de 9 a 30 metros, minimizando os riscos gerados pela instabilidade. Vamos ajudar a equipe a montar duas dessas turbinas gigantes e aprender o que faz com que tenham quase 90% de eficiência.

·         A usina hidrelétrica mais potente
Itaipu é a maior fonte de energia do Brasil e abriga um dos maiores complexos hidrelétricos do mundo. Em 2008, a usina gerou um recorde de 94,68 bilhões de quilowatts/hora. Nessa usina a manutenção é fundamental, pois Itaipu fornece 20% da energia consumida pelo Brasil e 90% da energia consumida no Paraguai. Pela primeira vez em MEGACONSTRUÇÕES, estaremos quase totalmente embaixo d’água em uma usina hidrelétrica para descobrir como ela opera. E não é apenas uma barragem qualquer, mas sim a mais potente do mundo.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo