Repórter Eco conquista o 3º lugar em prêmio ambiental
O programa Repórter Eco, da TV Cultura , conquistou o terceiro lugar do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, na categoria Televisão, com a matéria Piaçava sustentável. A cerimônia de premiação aconteceu na quarta-feira, dia 1º, na capital paulista.
Em 2007, pelo mesmo prêmio e na mesma categoria, o programa ficou em primeiro lugar com a matéria Expansão Urbana/Litoral e também garantiu a terceira colocação com a reportagem Aprovação da Lei da Mata Atlântica. A editora-chefe Vera Diegoli lembra “que mais uma vez a atração é reconhecida pela excelência na cobertura socioambiental”.
Desta vez, a repórter Cláudia Tavares e equipe viajaram para a Costa do Descobrimento, sul da Bahia, para mostrar o projeto Piaçava sustentável que, além de conservar importantes áreas da Mata Atlântica utilizando a fibra da palmeira Piaçava – espécie nativa da floresta – para a produção de artesanato, ainda gera renda para as mulheres da região. O trabalho envolve a extração da fibra pelos índios da etnia Pataxó, na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro.
Esta é a 10º edição do Prêmio, uma iniciativa da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, parceria que desde 1999 une as reconhecidas organizações não governamentais Conservação Internacional e SOS Mata Atlântica. O objetivo é promover o jornalismo ambiental, incentivar a produção de reportagens sobre o assunto e reconhecer a qualidade profissional dos jornalistas que cobrem o tema. Foi instituído em 2001 e hoje é promovido em nove países.
Postar um comentário