quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TV Cultura: Cadão Volpato estreia nova fase do Metrópolis

Foto: Cleones Ribeiro/TV Cultura
O programa reformulado, que começa nesta segunda (13/9), traz o performático baiano de Irará Tom Zé. Ainda nesta semana os convidados são o cineasta Fernando Meirelles e os músicos Arrigo Barnabé e Anelis Assumpção

A partir do dia 13 de setembro, segunda-feira, um dos programas mais tradicionais da televisão brasileira, o Metrópolis, da TV Cultura, estreia com outro apresentador e inovações no formato, cenário, vinheta e uma hora de duração (após o dia 30, quando termina a propaganda eleitoral na tevê). O jornalista e músico Cadão Volpato volta a comandar a atração após quinze anos [ele já passou duas vezes pelo programa – uma no final dos anos 80, como colunista de cinema, e outra como apresentador, de 1991 a 1994].



“Voltar ao Metrópolis está sendo uma experiência radical. As coisas mudaram muito de lá para cá. Está tudo mais rápido, mais dinâmico. E tudo isso combina comigo”, conta o músico que, além de apresentar o programa, também está na direção.

Com um cenário mais intimista, no estilo lounge, Volpato receberá personalidades do mundo cultural que serão entrevistadas no estúdio da emissora. A cada dia um convidado diferente fará uma ponte entre seus projetos e outros acontecimentos em destaque na capital paulista e também em outras cidades do Brasil.

“Com os convidados no estúdio, a ideia é humanizar o programa, com mais informações, o factual, o que sempre foi a marca do Metrópolis. Queremos circular ainda mais as ideias. Tenho também que deixar claro que entrei numa equipe de produtores muito boa, muito afiada e isso é importante para um programa diário”.   

Diretamente das ruas de São Paulo, as repórteres Adriana Couto e Alessandra Calor farão entradas diárias e ao vivo dos melhores acontecimentos da cena cultural paulistana. Estas podem, inclusive, servir de pauta para o entrevistado no estúdio.

Programa de estreia
Cadão Volpato traz para o estúdio do Metrópolis o performático baiano de Irará Tom Zé. Aos 73 anos, ele está em plena forma e acaba de lançar o DVD e CD Pirulito da Ciência, com direção e produção de Charles Gavin. “Vamos conversar também sobre como ele leva a vida, as nossas turnês pelo Brasil e, claro, sobre o tropicalismo”, adianta o apresentador. Nos próximos dias, embalam o programa os convidados Fernando Meirelles [diretor de Cidade de Deus e Domésticas], Arrigo Barnabé e Anelis Assumpção. Tudo isso ao vivo, no Metrópolis. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 20h.

O apresentador

Cadão Volpato nasceu em São Paulo, em1956. Aos 54 anos, o jornalista, escritor e músico iniciou na imprensa como revisor do jornal Leia Livros. Passou por importantes publicações como editor e redator até se tornar editor de cultura da revista Época. Publicou dois livros de contos pela editora Iluminuras: Ronda noturna (1995) e Dezembro de um Verão Maravilhoso (1999). Participou também da antologia Geração 90 – manuscritos de computador, lançado pela Boitempo, em 2001. Na condição de músico, iniciou sua carreira como vocalista da banda paulistana Fellini, que lançou cinco discos independentes entre 1985 e 2002. Em carreira solo, Cadão mantém muito da sonoridade da banda, o que pode ser conferido no CD Tudo que eu quero dizer tem que ser no ouvido, lançado em 2005. Composto, tocado e cantado pelo artista. No mesmo ano lançou o livro Questionário, também pela Iluminuras.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo