quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Beth Goulart interpreta Nélida Piñon em Autor por Autor

No elenco da atração da TV Cultura, que vai ao ar nesta quinta-feira (14/10), às 23h, ainda estão Eduardo Semerjian, Gabriela Rabelo, Maria Manoella e Rafaela Vitor - Foto Cleones Ribeiro/TV Cultura
Desde 1990 como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), a escritora Nélida Piñon torna-se a primeira mulher a assumir a presidência da Instituição em 1996. A série Autor por Autor traz neste próximo episódio a vida e obra desta escritora que sempre esteve à frente de seu tempo. A atração é coproduzida pela TV Cultura e SescTV, e o próximo episódio será exibido nesta quinta-feira (14/10), às 23h, na TV Cultura
 
Para mostrar Nélida ao grande público, quatro atores entram em cena, tendo Beth Goulart no papel da própria escritora (atriz gentilmente cedida pela Rede Globo). No elenco estão ainda Eduardo Semerjian, que interpreta o pai de Nélida, o avô, a personagem Quixote e o narrador; Gabriela Rabelo que atua como a mãe da autora e também como Eulália, personagem do livro República dos Sonhos, já Maria Manoella está no papel da tia Maíta e Mariela, protagonista do livro Guia Mapa de Gabriel Aracanjo. A atriz Rafaela Vitor faz Nélida quando criança.

O programa mescla as atuações dos artistas com depoimentos exclusivos de Nélida, que relata, entre outros momentos, seu encontro com Raquel de Queiroz, dizendo que a escritora foi extremamente carinhosa com ela e conta por que: “Ela disse assim: você é um baú com jóias, você vai ter que descobrir as verdadeiras e as falsas”.

A acadêmica também fala muito sobre seu pai. “(...) Meu pai morreu, eu teria meus 22 anos, e foi um grande choque na minha vida, porque percebi que não era o que eu pudesse dizer que fosse o final das ilusões, do tempo das ilusões ou tempo da inocência. Mas realmente me precipitou numa sequência de realidades. E ele ficou na minha memória para sempre... não é que eu tenha soterrado a memória de meu pai ou que tenha deixado de amá-lo. Penso que precisei reduzir a importância dele na minha vida pra poder sobreviver naqueles primeiros anos”.

E sobre ela mesma, diz com maestria: “(...) eu sou uma mestiça, acredito em mestiçagem, eu sempre digo assim: ‘eu sou visigoda, sou celta, sou romana, sou africana. Tenho a pretensão de ser tudo que eu não sei que sou”.

Autor por Autor, que traça perfis de grandes nomes da literatura, aproximando o público dos mais importantes escritores contemporâneos brasileiros, tem direção de Ricardo Elias e consultoria literária de Manuel da Costa Pinto, e é produzido em cenários totalmente virtuais, em HD. 

Sobre a autora
Nélida Piñon é autora de, entre outras obras, O Presumível Coração da América, A Casa da Paixão, Fundador, O Calor das Coisas, A República dos Sonhos. Em 1970, assume a direção do recém criado Laboratório de Criação Literária, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FRJ). No ano seguinte vai para Nova York, onde fica por um ano dando palestras e escrevendo. Em suas crônicas comenta, na época, os grandes movimentos de contestação (feminista, estudantil, contra a guerra no Vietnã) que presenciava. Em 1973 recebe o prêmio Mario de Andrade da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por A Casa da Paixão. Foi laureada com o Prêmio Iberoamericano de Narrativa Jorge Isaacs, e em 2001, pelo conjunto de obras. Foi o primeiro autor de língua portuguesa e primeira mulher a receber este prêmio. Atualmente, participa de eventos literários no México, França, Espanha e diversas cidades do Brasil.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo