Flutuador irá mapear represas que abastecem São Paulo
Nesta terça-feira, dia 16, o flutuador da TV Globo iniciou uma nova expedição nas principais represas que abastecem a cidade de São Paulo para checar como está o nível de oxigênio. No ano passado, o equipamento, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), registrou a qualidade da água dos rios Pinheiros e Tietê. Agora, o equipamento, que possui duas microcâmeras, GPS e um sensor para medir a quantidade de oxigênio dissolvido na água, vai verificar a situação de represas dos principais sistemas responsáveis por 90% do abastecimento de água da região metropolitana: Billings, Guarapiranga, Cantareira e Alto Tietê. Os trabalhos devem durar dois meses e meio – com mais de 400 km percorridos.
Ontem pela manhã, o flutuador foi lançado na Billings. Esta represa é o maior reservatório por onde a expedição vai passar, abastece as casas de mais de 1,6 milhão de paulistas. O flutuador será novamente acompanhado pelo “ecoesportista” Dan Robson, que estava presente na outra edição do projeto.
No ano passado, o flutuador fez parte da série ‘Rios de São Paulo’ exibida semanalmente nos telejornais da emissora, entre abril e novembro – tendo a questão da recuperação das águas fluviais como tema. No ‘Rios de São Paulo’, percorreu um trajeto aproximado de 500 quilômetros pelos rios do Estado de São Paulo e passou por 30 cidades: onde mapeou as variações de oxigênio em cada trecho percorrido. Todas as informações coletadas foram apresentadas ao público através do Projeto Rios de São Paulo, exibido diariamente nas edições do SPTV.
A série foi premiada no IBC Special Award, em reconhecimento à sua relevância social e inovação tecnológica. O IBC é considerado um dos principais eventos mundiais do setor da mídia eletrônica, direcionado ao mercado de criação, gerenciamento e entrega de conteúdo para a indústria de entretenimento, realizado anualmente em Amsterdam na Holanda.
Postar um comentário