terça-feira, 30 de novembro de 2010

MTV Brasil apresenta a pesquisa para convidados na próxima quarta-feira, dia 01/12, em São Paulo

A MTV Brasil apresentará na próxima quarta-feira, dia 01/12, os dados da pesquisa Dossiê Universo Jovem 5 – Screen Generation. O evento, apenas para convidados, será em São Paulo, no Teatro Bradesco.

Sobre o Dossiê Universo Jovem 5 – Screen Generation


A MTV Brasil carrega em sua essência o comprometimento e a total interação com o universo jovem. Essa relação, estabelecida entre a emissora e sua audiência, proporciona a discussão de assuntos comportamentais com uma enorme propriedade de quem conhece esse público como ninguém. Essa intimidade se faz exatamente porque a emissora, desde sua existência, desenvolve estudos sobre o assunto, dentre os mais importantes, os Dossiês.


Aos temas já pesquisados – família, religião educação, sexo, poder de consumo, hábitos de mídia e sustentabilidade – soma-se agora o Dossiê Universo Jovem 5 – Screen Generation, que estudou como o jovem se relaciona com os Meios de Comunicação, com os Conteúdos e com as Telas.

Uma certeza acompanhou todo o processo de desenvolvimento deste documento: a de não poder parar o tempo. As informações são abundantes – mas, assim que um dado era encontrado, ele já ficava obsoleto. Instantaneamente, a última informação era atualizada numa velocidade que não dá para ser medida.

Crescimento, mudança, inovação, rapidez: essas são as palavras que mais apareceram durante as pesquisas de consumo de mídia e tecnologia nos tempos atuais. O melhor é sempre o que está para chegar, o próximo. A tendência acontece num instante. O tempo ficou obsoleto na era digital.

Neste Dossiê, os principais aprendizados sobre essa geração e seu consumo de mídia e conteúdos são:

·      Os conceitos de on-line e off-line são ultrapassados; aliás, para esses jovens, nunca existiram.
Os jovens buscam conteúdo e acesso à comunicação sem considerar o aparelho e/ou o meio (essa barreira conceitual não existe).

·      Os jovens são imediatistas, hedonistas, sem percepção do tempo. Eles não conseguem esperar. Demorou, já era.

·         Essa geração valoriza portabilidade e acesso. Se antes o jovem navegava na internet grudado na cadeira e ao computador de mesa, agora ele vai estar cada vez mais conectado por diferentes gadgets e em qualquer lugar. Com todo o seu arquivo de músicas, fotos e contatos num só aparelho. 8 em cada 10 jovens querem acessar conteúdos de interesse em qualquer lugar que estejam

·      Essa geração ama música e movimento e é apaixonada por telas de todos os tipos e tamanhos. É preciso estar preparado para produzir conteúdos para todas essas telas. Estamos falando de uma geração habituada a conviver com imagem e som e a receber continuamente informação, histórias e emoções com qualidade: 76% preferem esperar para ver conteúdos de interesse com qualidade de imagem e som

·      Entre os jovens, há os que gostam mais e os que gostam menos da tecnologia: diferentes grupos se relacionam de diferentes formas em relação às inovações. É preciso entender a convergência de tecnologias através do olhar desses diferentes grupos de jovens, e entender a forma como cada um usa seus aparelhos. Mesmo com essas diferenças, essa geração tem mais facilidade do que qualquer outra para adotar as tecnologias.

·      O jovem valoriza também a conveniência. Mesmo tendo preferência por um ou outro meio de comunicação, ele sempre vai preferir o meio que estiver mais acessível no momento, por exemplo: mesmo preferindo assistir filmes no cinema, ele vai assistir na TV, no notebook e até em uma micro tela caso seja necessário.

·      Não há como subestimar o poder da comunicação on-line e das redes sociais: 9 em cada 10 jovens usam algum tipo de comunicação on-line, 94% usam MSN, 95% usam Orkut, 33% usam Twitter e 21% usam Facebook.
O hábito de iniciar a navegação pelas redes, e não por sites de busca ou portais, é crescente entre os jovens. 
Entre os maiores ganhos que a tecnologia e os meios de comunicação trouxeram para eles está o de poderem produzir seus próprios conteúdos. Na verdade, eles sempre o fizeram, mas a democratização das ferramentas de produção e distribuição os estimulou ainda mais a produzir e publicar suas músicas, fotos, vídeos e blogs.
Neste estudo, 35% dos jovens declararam o hábito de manter um blog ou fotoblog.
Com o olhar histórico, não podemos imaginar uma época anterior à internet em que poderíamos ter acesso tão direto a cartas, diários e álbuns de fotos mantidos pelos jovens. Quantos jovens teriam a oportunidade de publicar um texto, um livro ou de gravar uma música, em outros tempos?

  • O maior desafio ficou com os pais e professores.
Como lidar com essa nova forma de consumir conteúdos, com a diversidade, a possibilidade de acesso? Como conduzir a seleção de conteúdos e reter a atenção?
Apenas 4% dos jovens são controlados pelos pais no uso da rede (15% na faixa de 12 a 14 anos)

O estudo foi realizado com jovens pertencentes às classes ABC com idade entre 12 e 30 anos. O universo pesquisado representa 64 milhões de jovens no Brasil.

Na fase qualitativa foram feitas 12 discussões em grupo e 102 entrevistas em profundidade com jovens, pais, educadores, escritores e formadores de opinião em diferentes áreas profissionais.

Na fase quantitativa foram feitas 2.000 entrevistas em São Paulo capital, São Paulo interior, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre. A pesquisa foi realizada entre maio e julho de 2010.


A fase quantitativa foi realizada pela GFK. A fase qualitativa, a coordenação geral e a análise final foram realizadas pela AARTEDAMARCA.

Essa pesquisa serve como plataforma de estudo, uma oportunidade de dividir essas informações com Empresas, Instituições de Ensino, Órgãos Governamentais, ONGs, Fundações e pessoas envolvidas em projetos voltados para o Jovem Brasileiro e que querem se aprofundar ainda mais no tema pesquisado

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo