quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ganhadores do AXN Film Festival 2010

O AXN Film Festival 2010 anunciou os vencedores da sua 5ª edição. O curta “Karai Norte”, do paraguaio Marcelo Martinessi, arrematou o prêmio de U$ 10 mil dólares, uma super câmera HDV Sony e sagrou-se o grande vencedor da noite. “El Hijo de la 40”, dirigido por Erika Bagnarello ficou em segundo e o curta brasileiro “Samparkour”, do comunicador audiovisual Wiland Pinsdorf levou o 3º lugar na premiação.

Os vencedores foram anunciados na noite de domingo, dia 28. Neste ano, os 10 finalistas selecionados tiveram a oportunidade de exibir suas criações para mais de 32 milhões de olhares em toda a América Latina e também tiveram o privilégio de ter seus curtas avaliados por grandes personalidades da elite da arte e do cinema latino-americano. O AXN Film Festival é um evento que estimula a democratização e valorização do audiovisual voltado para a TV por Assinatura e promoveu um intercâmbio entre as produções latino-americanas.


A escolha dos filmes vencedores contou com um corpo de jurados de peso. Nesta 5ª edição, o ator mexicano Alfonso “Poncho” Herrera assumiu o comando do festival, que ainda teve no júri o reconhecido diretor argentino Juan José Campanella, o ator argentino Gastón Pauls, o escritor mexicano Guillermo “Memo” Arriaga, as atrizes mexicanas Cecilia Suarez e Ana Claudia Talancón, o diretor venezuelano Atahualpa Lichy, o diretor colombiano Sergio Cabrera e o diretor espanhol Santiago “Santi” Zannou.

Outra novidade desta 5ª edição do festival foi o prêmio de audiência “Fan Favorite”, onde o público atuou também como júri dos 10 curta-metragens finalistas, elegendo “El Hijo de la 40” como o curta favorito da América Latina.

O canal AXN recebeu muitas inscrições de participantes em toda a América Latina e, entre os classificados, se destacaram três brasileiros: o premiado “Samparkour”, além de “O Troco” de André Rolim e “Reminiscencias”, de Alysson Muritiba. Os demais selecionados foram cineastas da Argentina, México, Costa Rica, Venezuela, Paraguai, Uruguai e Colômbia.

Neste ano, o AXN Film Festival trouxe também a categoria “Film Minuto”, onde os filmes inscritos nesta competição foram exibidos através do site do festival e submetidos à votação popular. O diretor do vídeo mais votado pelo público, que ganhou U$ 5 mil dólares foi o colombiano Alejandro Nieto Rodríguez, com o curta “25 Años de Humedad”.

Para quem perdeu a festa ou quer rever as emoções da escolha dos melhores curtas do AXN Film Festival 2010, o AXN vai exibir a reprise do evento, no próximo sábado, dia 4 de dezembro, às 9h e às 15h.

Confira os curtas premiados deste ano:

1º. Lugar: “Karai Norte”
País: Paraguai
Dirigido por: Marcelo Martinessi
Sinopse: Ficção baseada em um clássico da literatura paraguaia, que conta o encontro casual entre um homem e uma mulher que os leva a reviverem momentos que ambos estão tentando esquecer.

2º. Lugar:El Hijo de la 40”
País: Costa Rica
Dirigido por: Erika Bagnarello
Sinopse: Maurício é um advogado bem-sucedido, de 30 anos e é muito arrogante. Sua vida parece estar completamente sob controle até que um dia ele é forçado a viver com Daniel, um menino de 10 anos, filho de uma prostituta. Quando seus mundos tão diferentes se chocam, estes dois personagens percebem que eles têm mais em comum do que imaginavam.

3º. Lugar: “Samparkour”
País: Brasil
Dirigido por: Wiland Pinsdorf.
Sinopse: Samparkour é um curta documental que mostra a cidade de São Paulo pelo ponto de vista do Parkour, onde a maioria das pessoas vê obstáculos, Zico Cooke vê novas possibilidades.

Sobre o AXN Film Festival
Criado em 2006, o AXN Film Festival é o único festival de curtas-metragens apoiado por um canal de TV por assinatura na América Latina. Ao utilizar a plataforma criada pelo AXN para premiar o cinema de pequeno formato, os artistas demonstram seu talento, sua capacidade e enfoque particular em suas obras. Essa iniciativa é acompanhada de um conjunto de figuras reconhecidas do cinema que estão comprometidas em avaliar o desempenho desses jovens cineastas como parte do corpo de jurados do AXN Film Festival. Algumas das maiores personalidades do cinema já fizeram parte de edições anteriores como o mexicano Guillermo Arriaga, os diretores brasileiros Bruno Barreto e Fernando Meirelles, o escritor colombiano Fernando Gaitán, criador do fenomenal sucesso Betty, a Feia, o músico e diretor argentino Fito Páez e a atriz espanhola Carmen Maura.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo