sábado, 29 de janeiro de 2011

TCM apresenta em fevereiro o FIM DE SEMANA DOS ACADEMY AWARDS, GENE KELLY e produções sobre a GUERRA DO VIETNÃ

TCM dedica programação a reencontros com marcos da 7ª arte no FIM DE SEMANA DOS ACADEMY AWARDS
Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a partir das 15h*, canal do entretenimento clássico
reúne
alguns dos grandes vencedores do Oscar®

Às vésperas da 83ª edição do maior prêmio do cinema mundial, o Oscar®, nada melhor do que rever diversas obras premiadas com a cobiçada estatueta. Como forma de celebrar a grandiosidade dos melhores filmes de todos os tempos, o TCM preparou o FIM DE SEMANA DOS ACADEMY AWARDS, dois dias com filmes inesquecíveis e grandes estrelas.


John Ford é o diretor com mais Oscars® da história. Sua primeira estatueta, dentre as cinco que recebeu ao longo de sua carreira, foi devido ao filme “O Delator” (1935). Estrelada por Victor McLaglen (“Depois do Vendaval”), a obra foi inicialmente um fracasso de bilheteria, mas recebeu seis indicações ao prêmio. A maratona de filmes agraciados com a estatueta não poderia deixar de ter “Ben-Hur” (1959), filme que se manteve por décadas como líder de premiações. O drama épico protagonizado por Charlton Heston (“Os Dez Mandamentos”) recebeu, em 1960, 11 Oscars®, das 12 categorias para as quais foi indicado.

A obra “A Malvada” (1950) traz toda a beleza de Bette Davis (“Jezebel”) como a personagem vítima de uma atriz iniciante. Indicado para 14 categorias, venceu em seis, incluindo a de melhor filme, e é o longa que mais possui indicações femininas ao prêmio. O filme conta com uma participação pequena da então novata Marilyn Monroe (“Quanto Mais Quente Melhor”).

Confira abaixo a programação completa do FIM DE SEMANA DOS ACADEMY AWARDS:

Sábado, dia 26 de fevereiro
15h – O DELATOR (The Informer, 1935)
16h35 – BEN-HUR (Idem, 1959)
20h10 – PÂNICO NAS RUAS (Panic in the streets, 1950)
22h – OS IMPERDOÁVEIS (The unforgiven, 1992)
0h25 – OS GRITOS DO SILÊNCIO (Killing fields, 1984)

Domingo, 27 de fevereiro
15h – ZORBA O GREGO (Zorba, The Greek, 1964)
17h30 – A MALVADA (All about Eve, 1950)
19h55 – HANNAH E SUAS IRMÃS (Hannah and her sisters, 1986)
22h – PERFUME DE MULHER (Scent of a woman, 1992)
0h50 – REDE DE INTRIGAS (Network, 1976)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


Em fevereiro, TCM reúne os melhores musicais de Gene Kelly

No dia 2 de fevereiro, a partir das 15h*, canal apresenta
seleção de filmes em homenagem ao mestre da dança de Hollywood

Seus passos eram considerados mágicos e seu sorriso e carisma capazes de conquistar qualquer um. Gene Kelly, eternizado por sua inesquecível e antológica dança com o guarda-chuva, teria 98 anos hoje. Na quarta-feira, dia 2 de fevereiro, quando o mundo completa 15 anos sem este grande astro, o TCM homenageia o ator e dançarino com uma maratona de seus filmes.

Considerado o melhor musical de todos os tempos pela lista de 2006 do American Film Institute (AFI), “Cantando na Chuva” é um marco na história do cinema e um dos filmes mais aclamados de todos os tempos. A obra que teve sua história montada com base nas músicas criadas primeiro, tem a direção do próprio Gene Kelly, em parceria com Stanley Donen (“Sete noivas para sete irmãos”). Histórias de bastidores contam que o ator, conhecido por seu enorme talento, também era famoso por ser exigente com seus colegas de elenco nos números musicais e isso teria causado diversos conflitos com seu par romântico, a atriz Debbie Reynolds (“A inconquistável Molly Brown”). Três marinheiros passeando em Nova York em um dia de folga é o enredo de “Um dia em Nova York”, filme que reúne dois dos maiores artistas dos musicais de Hollywood, Gene Kelly e Frank Sinatra (Onze homens e um segredo). Produzido em 1949, a película ganhou o Oscar® de melhor trilha original do ano.

Confira abaixo a programação completa da homenagem a Gene Kelly:
Quarta-feira, dia 2 de fevereiro
15h – UM DIA EM NOVA YORK (On the town, 1949)
16h45 – A LENDA DOS BEIJOS PERDIDOS (Brigadoon, 1954)
22h – CANTANDO NA CHUVA (Singin´ in the rain, 1952)
23h55 – OS TRÊS MOSQUETEIROS (The three musketeers, 1948)
2h10  – ZIEGFELD FOLLIES (Idem, 1946)
*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


Em fevereiro, o TCM convida seus espectadores a uma viagem pelo coração do conflito militar que marcou a alma dos EUA

Todas as quartas e sextas-feiras do mês, sempre às 22h*, canal exibe intensas produções sobre a Guerra do Vietnã

Um dos episódios mais traumáticos da história dos EUA, a fragorosa derrota na Guerra do Vietnã deixou dolorosas marcas que até hoje não cicatrizaram. A Sétima Arte também se viu irremediavelmente marcada, a ferro e fogo, pelas histórias do conflito – e este front de batalha gerou clássicos como “Apocalypse Now”, a incômoda viagem de Francis Ford Coppola ao inconsciente da guerra e que às vezes parecia mais uma alucinação. Esta produção histórica, estrelada por Marlon Brando, Martin Sheen, Laurence Fishburne, Robert Duvall e Harrison Ford, é um dos destaques do bloco de programação apenas com filmes sobre o embate em território vietnamita que o TCM preparou para o mês de fevereiro, exibido todas as quartas e sextas, sempre a partir das 22h.

Assim como Coppola em “Apocalypse Now”, o igualmente brilhante Stanley Kubrick também se afasta do realismo para levar o público à experiência de guerra em “Nascido para Matar”. Mas o Vietnã também teve histórias que não se passaram no campo de batalha, como é o caso de “Bom Dia, Vietnã”, sobre uma máquina militar esgotada que acaba censurando as notícias numa luta para exportar a liberdade ao Oriente. A solitária volta dos soldados para casa também rendeu contos humanos memoráveis, como o de “Amargo Regresso”, que joga luz sobre o estado de abandono e reclusão a que os veteranos de guerra tinham sido relegados com a história de um ex-combatente condenado a uma cadeira de rodas. E por trás da ação frenética, o primeiro filme da série “Rambo” esconde a desilusão e amargura do herói de guerra, vivido por Sylvester Stallone, que acabou rejeitado pelo país que um dia defendeu com sangue e suor.

Confira abaixo abaixo a programação completa deste especial:

Sexta-feira, dia 4 de fevereiro
22h – BOM DIA VIETNÃ (Good Morning, Vietnam, 1987)

Quarta-feira, dia 9 de fevereiro
22h – APOCALYPSE NOW (Idem, 1979)

Sexta-feira, dia 11 de fevereiro
22h – NASCIDO PARA MATAR (Full Metal Jacket, 1987)

Quarta-feira, dia 16 de fevereiro
22h – OS GRITOS DO SILÊNCIO (Killing Fields, 1984)

Sexta-feira, dia 18 de fevereiro
22h – RAMBO: PROGRAMADO PARA MATAR (Rambo: First Blood, 1982)

Quarta-feira, dia 23 de fevereiro
22h – AMARGO REGRESSO (Coming Home, 1978)

Sexta-feira, dia 25 de fevereiro
22h – APOCALYPSE NOW (Idem, 1979)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo