sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ataulfo Alves é homenageado no Som Brasil

Foto: TV Globo/Marcio Nunes
O 'Som Brasil' de maio presta tributo ao compositor Ataulfo Alves na noite desta sexta-feira, dia 27. Também conhecido como "o diplomata do samba", por ter levado o ritmo à Europa em apresentações realizadas na década de 60, o artista mineiro assina sucessos como "Saudade do Meu Barracão" e "Mulata Assanhada". Com apresentação de Patrícia Pillar, o programa traz clássicos do artista na voz de Ataque Beliz, Virgínia Rosa, Dani Gurgel e Thiaguinho, vocalista do Exaltasamba, em um dueto com Elza Soares.


Filho do Capitão Severino, um violeiro, sanfoneiro e repentista, Ataulfo já fazia versos aos 8 anos. Com 18 anos, veio para o Rio acompanhando um médico para o qual trabalhava e, aos 19, já tocava violão, cavaquinho e bandolim. Alguns de seus maiores sucessos foram compostos com a colaboração do ator e poeta Mário Lago, como "Atire a primeira Pedra" e "Ai, que Saudade da Amélia". Sua primeira composição, "Sexta-feira", foi gravada em 1933, mas foi em 1935 que surgiu seu primeiro grande sucesso: "Saudade do Meu Barracão", interpretado por Floriano Belham.

No programa, Thiaguinho relembra "Na Cadência", "Meu Lamento" e "Mulata Assanhada", esta última com Elza Soares. A cantora de samba Virgínia Rosa canta suas versões para "Leva Meu Samba", Vai, Mas Vai Mesmo" e "Você Passa (Eu Acho Graça)". Engajada em causas musicais e criadora do site Música de Graça, Dani Gurgel escolheu as faixas "Inifidelidade", "Atire a Primeira Pedra" e "Errei Sim" para sua performance. Já o grupo representante da música black, Ataque Beliz, toca "Pois É", "Laranja Madura" e o sucesso "Ai, que Saudade da Amélia". 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo