Rede Bahia lança campanha institucional de São João
A origem é europeia, mas foi no Nordeste brasileiro que as festas juninas em homenagem aos santos Antônio, João e Pedro ganharam força popular e cultural.
A importância das festas juninas para a região se iguala a outras datas marcantes como o Natal e o Carnaval. Sempre atenta ao desenvolvimento da região, a Rede Bahia produziu projetos especiais em todas plataformas para levar mais conteúdo e informações aos cidadãos baianos.
“A história da Rede Bahia é marcada pelo apoio e divulgação da cultura local. Temos uma grande responsabilidade de produzir conteúdo em todas as nossas plataformas e veículos para levar mais informação à população. Com os patrocinadores, também mantemos o compromisso de oferecer espaços criativos, inovação e boas oportunidades de fazer com que as mensagens cheguem aos consumidores”, afirma João Gomes, diretor de Marketing Institucional e Eventos da Rede Bahia.
A campanha institucional de São João, produzida pela agência Bahia Comunicação, utiliza de bandeirolas, retalhos de pano e papel reciclado nas roupas e na decoração com objetivo de mostrar a beleza das festas juninas do Nordeste de forma mais lúdica e sofisticada.
Para dar vida à ideia, a Rede Bahia contou com o talento da artista plástica baiana Isis Fofano, que recriou personagens tipicamente nordestinos como a namoradeira, o velhinho, o padre e os noivos, bem como a ambientação com mandacarus, flores, animais e geografia locais, tendo sempre o papel como matéria-prima. A animação ficou por conta da produtora Bahia FX.
Mantendo o foco na cultura, com uma releitura dos costumes e referências visuais locais - que fizeram com que o vídeo “São João da Rede Bahia 2010” fosse premiado pelo Prêmio Colunistas 2010 e pelo FilmTour Festival – o VT deste ano reforça a tradição do jingle “O melhor São João é aqui”. Desta vez, ao som do melhor arrasta-pé na voz de Léo Macedo, da banda Estakazero.
Assim, a campanha chegará a todos os baianos na tela da TV em VT’s de 60” e 30”, na internet em banners expansíveis, além de anúncios de jornal e jingle no rádio.
CORREIO JUNINO – Para os leitores do jornal Correio, novo líder de circulação na Bahia, as novidades das festas juninas serão apresentadas em matérias, cadernos especiais e informações dentro do projeto Correio Junino.
O objetivo é divulgar os festejos juninos no estado através de conteúdo focado principalmente em informações e prestação de serviços ao leitor. Ao todo, serão três publicações que retratarão de forma ampla o São João na capital e interior do estado, apresentando as tradições de cada região, a culinária típica, a força religiosa que envolve os festejos, peculiaridades, além da programação completa de shows, festas e eventos.
Nos três primeiros domingos do mês de junho (05, 12 e 19) os cadernos especiais Tradições Juninas, Roteiros Juninos e o Guia Correio Junino vão mostrar as origens das festas, destacando a culinária típica, aspectos religiosos e curiosidades. Além disso, teremos informações sobre as principais cidades com tradição junina do interior da Bahia, roteiros de viagens com mapas e informações sobre como chegar, e a programação prévia de cada localidade.
Não poderia faltar também a programação das principais e mais tradicionais festas juninas, shows e eventos na capital e interior, com detalhes como locais, preços de ingressos, atrações e dicas especiais para o leitor.
INTERNET – Depois de uma reformulação completa em layout, tecnologia e relacionamento com o usuário, o iBahia mantém a tradição que o mercado já conhece em datas especais.
O Mapas Juninos vai oferecer ao internauta um guia de informações e serviços para quem pretende aproveitar o típico “arraiá” nordestino, nas principais cidades da Bahia. Será possível navegar no hotsite especial e encontrar desde a programação oficial e galeria de fotos, à informações de como chegar, onde se hospedar, o que comer e quanto custa curtir o São João nas cidades que entram no tradicional roteiro do forró baiano.
A interatividade será um dos diferenciais do Mapas Juninos. Através das redes sociais e do "Mural do Forrozeiro", os internautas de plantão poderão enviar fotos, trocar informações sobre os interiores, mandar sugestões de hospedagem, se conhecer e participar ativamente das promoções disponíveis.
A prestação de serviço com informação relevante disponível não estará apenas no site, mas também no celular. Com um smartphone, será possível ter acesso ao Mapas Juninos na versão mobile. O guia também vai entregar a informação por atração, sinalizando, em um mapa, as cidades em que aquela banda escolhida pelo internauta estará tocando.
Neste ano, portal iBahia promete repetir o sucesso do ano passado com o hotsite, quando recebeu mais de 80.568 mil visitantes e obteve 381.354 pageviews. A nova edição do projeto, que entra no ar no dia 1º de junho e fica disponível até o final do mês, vai abordar o São João da Bahia de forma imediata e com um design inovador.
GAROTA DO MILHO – O São João da Bahia FM (88.7) vai envolver toda a cidade no espírito junino com a promoção Garota do Milho. O objetivo é resgatar os concursos de beleza que também são tradicionais nas festas juninas.
A promoção contará com 02 fases onde serão avaliadas além da beleza, a dança mais típica do São João: o forró. Para isso as participantes poderão se inscrever através de e-mail ou telefone. A primeira fase acontecerá dia 10/06, onde serão selecionadas 10 semi-finalistas. O primeiro quesito a ser avaliado será a beleza da participante e o júri será o público da casa de show The Best Beach (cerca de 2.500 pessoas).
Dois professores de forró julgarão o talento das moças na competição de dança, que acontecerá no dia 17/06. A partir daí serão escolhidas 03 vencedoras. A que ficar em primeiro lugar será a Garota do Milho de 2011.
Nos dias 24 e 25 de junho, para esquentar o clima de São João, a Bahia FM vai apresentar 48 horas de forró. Além disso, o ouvinte vai acompanhar programetes de 60", veiculando, ao longo da programação, dicas das melhores cidades, das comidas típicas e outras informações.
O jingle mais famoso do rádio baiano, “To ligado em você”, vai ganhar uma versão sertaneja e uma campanha de São João, que será veiculada na TV Bahia.
REDE BAHIA DE TELEVISÃO – O projeto São João do Nordeste, que a TV Bahia realiza em parceria com as emissoras afiliadas da TV Globo na região Nordeste contará esse ano com 03 programas especiais exibidos para todos os estados da região com matérias, transmissão de shows, apresentação de quadrilhas e de elementos da tradição junina.
Confira a programação:
18/06 - São João do Nordeste (Programa gravado)
25/06 - São João do Nordeste (Programa ao vivo - shows)
03/07 - Festival de Quadrilhas
A TV Bahia vai enviar o representante baiano para o concurso de quadrilhas, que acontecerá dia 02 de julho, em Recife. A quadrilha baiana vencedora do concurso da Febaq (Federação Baiana de Quadrilhjas), definida dia 25 de junho, representará o estado em 2011.
Na tela da TV, as emissoras afiliadas na Bahia também ganham destaque. A TV Oeste, em Barreiras, mantém a tradição com a produção da festa Forró da Lua. São mais de 4 horas de música para animar o São João da população de Barreiras e região. A Bartira Fest foi o local escolhido para a realização do evento, com espaço amplo e arejado para que seja montada toda a estrutura para um evento de grande porte: palco, bares, equipe de segurança, praça de alimentação, além de um requintado camarote para quem gosta de exclusividade.
Os forrozeiros da região de Feira de Santana também já estão acostumados com a Festa do Interior, campanha que chega a 11ª edição, promovida pela TV Subaé.
Funcionando como um 'esquenta' para o São João, a campanha contempla shows de forró em praças de Feira de Santana, dicas para os telespectadores com temas relacionados ao período e divulgação do São João de outras cidades dentro da área de cobertura da TV Subaé.
No clima frio de Vitória da Conquista, a TV Sudoeste apresenta a 3ª Edição do projeto São João nos Bairros. Sempre aos domingos, em quatro bairros da cidade, acontecem apresentações de quadrilhas, degustação de comidas típicas, apresentação teatral e shows de bandas regionais, além de ações promocionais dos patrocinadores.
Em 2010, o projeto que contou com a participação de mais de 10.000 pessoas nos quatro finais de semana, sendo sucesso de público e valorizando a cultura da nossa região.
Postar um comentário