Universal Channel lança projeto que revelará os futuros talentos da publicidade brasileira
![]() |
| Concurso cultural "Acredite Universitários" selecionará trabalhos de estudantes de faculdades de Comunicação Social, Marketing e Design sobre o tema "Em que você acredita?" |
A primeira edição do Projeto Acredite reuniu, em um livro, as crenças de 72 grandes nomes da publicidade brasileira. O atual projeto contará com a participação exclusiva de estudantes de Comunicação Social, Marketing e Design de todo o país que serão coautores do livro. Os trabalhos serão selecionados por meio do concurso cultural "Acredite Universitários".
Os estudantes terão de responder à pergunta "Em que você acredita?". As respostas, ou "manifestos", poderão ser apresentadas nas mais diversas formas - imagem, texto, gravura, foto ou desenho.
As inscrições já podem ser realizadas no site www.acredite.tv.br e os trabalhos deverão ser enviados até o dia 15 de julho. Serão escolhidas as 100 ideias para compor o livro a partir de uma seleção a ser realizada por um grupo de jurados formado pelo Universal Channel, os apoiadores e profissionais do mercado publicitário. A tiragem será de três mil exemplares e a previsão de lançamento é novembro.
"O objetivo do projeto Acredite é se tornar uma obra perene que registre as aspirações daqueles que construíram a publicidade brasileira. A primeira edição do livro contou com personalidades admiradas no mundo inteiro que generosamente compartilharam seus credos e insights. Agora, chegou a vez dos futuros profissionais da comunicação nos mostrar o que os move, quais são os seus valores e crenças, e para onde eles acham que iremos", diz Paulo Barata, diretor do Universal Channel.
O livro, intitulado "Acredite Universitários", conta com incentivo do Ministério da Cultura e patrocínio do Universal Channel. O projeto traz como apoiadores a ABP (Associação Brasileira de Propaganda), ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), CCSP (Clube de Criação de São Paulo), CCRJ (Clube de Criação do Rio de Janeiro), CCPR (Clube de Criação do Paraná), Grupo de Planejamento, GAP-RJ (Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro), Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, Globosat e Editora Referência. A concepção é da Script e a realização da Editora ArteEnsaio.
Plataforma de comunicação
O site acredite.tv.br será a principal plataforma de comunicação com os estudantes, que poderão esclarecer dúvidas e acompanhar os bastidores do projeto no blog. Os trabalhos dos vencedores do concurso cultural também serão disponibilizados na galeria virtual do site. Os interessados poderão seguir ainda os perfis nas redes sociais: Twitter (@projetoacredite), e Facebook (Projeto Acredite).
Histórico do Projeto Acredite
O projeto do livro "Acredite" surgiu como uma extensão da campanha de marca do Universal Channel que foi lançada em 2009. Inspirada nos valores e atributos das séries do canal, a campanha trazia o conceito "Eu acredito".
A partir de então, 150 lideranças e criativos da publicidade brasileira foram convidados a responder na forma de texto, imagem, foto ou ilustração a pergunta "Em que você acredita?". O projeto contou com a adesão de 72 publicitários de 40 agências. São nomes como Alexandre Gama (Neogama), Alexandre Peralta (PeraltaStrawberryFrog), Ana Lúcia Serra (ageisobar), Aurélio Lopes (Giovanni+DraftFCB), Celso Loducca (Loducca), Erh Ray (BorghiErh/Lowe), Fabio Fernandes (F/Nazca), Francesc Petit (DPZ), Jaques Lewkowicz (Lew Lara/TBWA), José Eustachio (Talent), José Henrique Borghi (BorghiErh/Lowe), José Zaragoza (DPZ), Mario D´Andrea (JWT), Nizan Guanaes (Grupo ABC), Roberto Duailibi (DPZ), Ruy Lindenberg (Leo Burnett), Sérgio Amado (Ogilvy) e Sergio Valente (DM9DDB).
A coletânea contou ainda com prefácio assinado por Emmanuel Publio Dias, Diretor de Assuntos Corporativos da ESPM, em um texto que faz uma retrospectiva histórica da propaganda brasileira.
O livro foi publicado no final do ano passado e pode ser encontrado nas lojas e sites da Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria Argumento e Livraria Martins Fontes. Na Internet, pode ser adquirido nos sites da ArteEnsaio (www.arteensaio.com.br) e Submarino (www.submarino.com.br).
Saiba mais sobre o projeto no programa Whats On, produzido e exibido pelo Universal Channel:
http://uc.globo.com/whatson/Videos/_1420032.shtml










Postar um comentário