Extreme Makeover Social - Cristiana Arcangeli volta em segunda temporada a partir deste sábado
Depois do sucesso da primeira edição do Extreme Makeover Social, a segunda temporada vem aí com tudo, a partir deste sábado, 23 de julho. Em 12 episódios, a apresentadora Cristiana Arcangeli e seu time de colaboradores, intitulado “design team”, não medirão esforços para melhorar a rotina de cinco comunidades. Uma das novidades desta temporada é que além de creches, outros locais como escolas, bibliotecas e casas de apoio também serão reformadas e não só em São Paulo, o foco é viajar pelo Brasil. Muito mais que transformar paredes e telhados, o programa vai modificar a vida das pessoas, transformando comunidades inteiras.
No primeiro episódio, Cristiana Arcangeli visita as cinco creches reformadas na temporada passada e mostra como elas estão funcionando. Além de reformar os locais, o grande diferencial do Extreme Makeover Social é continuar acompanhando de perto os trabalhos dessas instituições mesmo depois das gravações encerradas. “O Extreme Makeover Social busca a felicidade, principalmente das crianças e de suas famílias, e com isso beneficiamos comunidades inteiras. É um reality show que deixa um legado importante por onde passa, um projeto em que todos os envolvidos colocam energia e carinho em busca de um bem maior. Por isso, o Instituto Ressoar e eu temos o compromisso de acompanhar as creches após a reforma", explica a apresentadora.
Este ano, Cristiana Arcangeli conta com um time fixo de colaboradores, composto pela assistente social Luciana Biondi, e os designers Lao Napolitano e Estevão Toledo. Além deles, em cada obra haverá sempre um convidado para contribuir com a empreitada.
O formato original da Endemol tem como proposta reformar casas de família e é sucesso em países como Espanha, Turquia, Noruega e Estados Unidos. No Brasil, a atração segue o mesmo conceito, mas vai além e ganhou um caráter social. Dessa forma, é hoje o primeiro reality show no terceiro setor da TV brasileira. A versão nacional, que é pioneira no mundo, foi apresentada na última feira de conteúdo em Cannes, na França. A repercussão foi tão positiva que chamou a atenção, e já está sendo exportada para outros países.
A primeira temporada do Extreme Makeover Social realizou obras na Grande São Paulo, com reformas em Parelheiros e Cidade Ademar, nas cidades de Sumaré e Suzano (interior de SP) e Tijucas (SC). Mais de 300 profissionais estiveram envolvidos nas reformas. Com esse time em ação, mais de duas mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente pelo programa. O investimento nas obras foi de cerca de R$ 10 milhões.
No total, foram construídos cerca de 6 mil metros quadrados: 4 mil metros quadrados em área construída e 2 mil metros quadrados em áreas de lazer. A iniciativa ainda abriu mais de 400 vagas para crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica, ajudando famílias das comunidades envolvidas.
O sucesso da primeira temporada do reality show, exibido pela Record de setembro a dezembro de 2010, conquistou definitivamente o público brasileiro e terminou com chave de ouro, fato que pode ser comprovado em números: a atração conquistou 4 grandes patrocinadores e ainda recebeu o apoio de 47 empresas, que doaram materiais de construção a equipamentos eletrônicos.
Apresentado por Cristiana Arcangeli, Extreme Makeover Social é um formato da Endemol Brasil dirigido por Leonardo Paiola, com direção geral de José Amâncio e Sérgio Augusto de Andrade (Arapinha). A atração é exibida sempre aos sábados, logo após Legendários.
Time de Colaboradores
Estevão Toledo
Na juventude, Estevão Toledo uniu sua criatividade com conhecimentos acadêmicos e formou-se em Desenho Industrial na FAAP, em São Paulo. Em 2004, abriu sua marcenaria ateliê, onde o designer analisa cada um dos processos de fabricação, escolha do material até a relação do móvel com as pessoas. Produz móveis artesanais, o que exige madeira certificada, execução elaborada e acabamento primoroso. Depois de expor no Brasil, Itália, Holanda, França e Argentina, hoje suas peças estão nas melhores lojas de design do Brasil. "Participar do Extreme Makeover Social representa encarar o desafio de lutar com as armas do design para trazer esperança à vida de muitos, em busca de uma sociedade mais justa e feliz."
Lao Napolitano
Lao, como é conhecido, desde cedo começou a desenvolver seus próprios mundos. Formando-se engenheiro civil e designer pela UNICAMP. Envolveu-se em projetos sociais e começou a unir brincadeiras com necessidades sócio-ambientais. Busca sempre produzir produtos ecologicamente corretos, utilizando-se do conceito de Ecodesign para criar as peças e matérias-primas certificadas. “No Extreme Makeover buscamos lugares com enorme potencial e carência, descobrimos pessoas especiais que com pouco fazem muito. Proporcionamos a elas nova infraestrutura e criamos situações que potencializam suas ações. Fazer parte desta transformação e conhecer estes heróis são um privilégio para mim.”
Luciana Biondi
Veterinária por formação, Luciana iniciou um trabalho voluntário com moradores de rua no grupo Anjos da Noite, há mais de 15 anos. Atuou na área financeira, mas assim que pôde retomou as atividades no terceiro setor. Desde então, está sempre envolvida em campanhas diversas e trabalhos voluntários. “O Extreme Makeover Social nos ensina a lutar contra todas as probabilidades e que fazem diferença no mundo que vivemos hoje. Aprendo todos os dias o quanto realmente quero fazer a diferença na vida de outras pessoas. Devemos lembrar que, se não apoiamos estas pessoas para que possam reconstruir suas vidas, veremos um ciclo contínuo de instabilidade.”
Classificação: Programa recomendado para todas as idades
Postar um comentário