Jornal Hoje apresenta as "três Suíças": italiana, francesa e alemã
![]() |
Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal |
A gastronomia será um dos temas escolhidos para ilustrar esta diferença. Na Suíça francesa, por exemplo, a equipe acompanhou a produção do queijo gruyere e dos vinhos. Já na alemã, foram a uma cervejaria e provaram um churrasco típico de salsicha. E na Suíça italiana, Turci visitou outra vinícula, além de visitar uma fabrica de um queijo típico desta parte do país, o zincarlin.
A outra reportagem da série mostrará a eficiência do transporte suíço. Em Zurique, metade dos moradores não tem carro porque usam o transporte público - são mais de 5 mil quilômetros de ferrovias conectadas a linhas de ônibus. "Um dado interessante é que os trens nunca atrasam, há até um cronômetro nas estações para a contagem regressiva enquanto o próximo está chegando", explica Turci.
Sustentabilidade será mais um tema conferido pela reportagem. Na estação de trem Jungfraujoch, considerada a mais alta da Europa (3.454 metros acima do mar), os suíços usam a frenagem dos trens para economizar energia. E no hotel mais luxuoso de Montreaux, eles aproveitam a água gelada do lago Genebra para substituir a eletricidade no sistema de ar-condicionado.
Postar um comentário