terça-feira, 23 de agosto de 2011

Discovery Home & Health exibe Mulheres com Medo e Ansiedade Extrema

Chalfonte, uma das participantes de "Mulheres com Medo" - Foto: Divulgação
O Discovery Home & Health exibe neste domingo, 28 de agosto, às 22h, o documentário MULHERES COM MEDO (WOMEN IN FEAR) e em seguida, às 23h, ANSIEDADE EXTREMA (ANXIOUS). O primeiro conta a história de três mulheres que lutam para superar medos e fobias que as fizeram sofrer a vida inteira e o segundo apresenta um olhar intimista sobre as circunstâncias dolorosas enfrentadas pelas pessoas afetadas pela síndrome do pânico e os grandes esforços que precisam fazer para enfrentá-la.

MULHERES COM MEDO mostra entrevistas com especialistas na área fornecendo uma análise profunda de como o medo se manifesta mas também de como pode ser enfrentado e superado. Entre os casos relatados está o de Chalfonte, mãe solteira de três filhos que desde a infância tem medo de água. Depois de sofrer praticamente uma vida inteira, Chalfonte está empenhada em ir adiante e iniciar uma terapia para superar seu medo de uma vez por todas.

Outro caso mostrado é o de Loretta, uma jovem estudante que tem medo de viajar de avião e começou a beber para tentar enfrentar a situação, quando se viu diante da necessidade de voar. Ela considera que esse medo a impediu de viver uma vida plena e está resolvida a superá-lo, tanto que começou um curso de terapia por hipnose com o objetivo de aprender técnicas de relaxamento.

O documentário mostra ainda o caso da assistente administrativa Melissa, que experimentou seu primeiro ataque de pânico na adolescência. Tempos depois começou a sofrer ataques de pânico com mais regularidade e se trancou em casa. Sua vida familiar também foi afetada, o que a fez cair em depressão profunda. Após cinco anos sem sair de casa, encontrou uma terapia que a ajudou a superar o problema.

Em seguida, às 23h, ANSIEDADE EXTREMA também mostra várias histórias dentre elas a de Ginie Shelley, 41 anos, casada, mãe de quatro filhos, que sofre de Síndrome do Pânico e passa 90% do tempo trancada em seu quarto por medo do que pode lhe acontecer.

Aqueles que sofrem ataques de pânico descrevem os episódios como uma sensação muito assustadora que aparece repentinamente e vai aumentando até acreditarem que estão em perigo de morte. Uma vez que o ataque termina, permanece o temor de que vai acontecer de novo, então a pessoa decide se afastar os lugares ou da rotina com o objetivo de se sentir segura.

A doença tem consequências devastadoras para todos os envolvidos – para a pessoa que sofre do mal implica na incapacidade de realizar atividades diárias e a transformação radical da sua relação com as pessoas mais próximas. Para estas pessoas que vivem ao lado de quem sofre com o mal, a doença causa grande desgaste como é o caso do marido de Shelley, que teve de assumir praticamente todas as responsabilidades domésticas, além de servir como apoio emocional para que tanto ela como os filhos pudessem lidar com a situação.

Em alguns casos é possível ligar as causas da doença com experiências traumáticas sofridas pelo paciente, como ocorreu com Shelley durante seu primeiro casamento, no qual foi vítima de abuso físico por parte de seu parceiro.

Para JR Thompson, um jovem de 22 anos, os ataques começaram de repente, sem causa aparente, e progrediram a ponto de impedi-lo de se afastar de casa até uma distância de 30 km. JR sofre de agorafobia, um transtorno que produz medo de lugares onde não poderá receber ajuda de alguém. Antes de sua doença, a vida de JR era como a de qualquer garoto de sua idade. Sua mãe lembra dele como um garoto que vivia a vida com entusiasmo e sem medo, uma pessoa completamente diferente do homem hoje afetado por sua condição mental. É possível que em seu caso a doença tenha sido originada por fatores genéticos.
Psicólogos guiam os participantes do documentário em uma jornada que os ajudará a identificar os fatores que desencadeiam estas crises e mostram as ferramentas adequadas para conseguir recuperar o controle de suas vidas. Eles examinam o comportamento do paciente e a dinâmica familiar, a fim de proporcionar uma maior compreensão de sua doença e identificar as medidas que tanto ele quanto sua família devem tomar para iniciar o caminho da recuperação.

Os tratamentos aos quais os participantes foram submetidos no programa não oferecem nenhuma garantia de cura, no entanto representam uma possibilidade de aproveitar a vida novamente.

ANSIEDADE EXTREMA é uma produção da Discovery Studios, com produção executiva de Robin L.Estero, dirigido e produzido por Christina Bavetta.

SERVIÇO: MULHERES COM MEDO
Canal: Discovery Home & Health
Exibição: domingo, 28 de agosto, às 22h
Classificação indicativa: 14 anos

SERVIÇO: ANSIEDADE EXTREMA
Canal: Discovery Home & Health
Exibição: domingo, 28 de agosto, às 23h
Classificação indicativa: 12 anos

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo