Estreia safra de inéditos no Cultura Documentários
Chega nesta segunda-feira (5/9), na tela da TV Cultura, mais uma sequênciade documentários internacionais inéditos. Eles serão exibidos na faixa Cultura Documentários, cujo curador é o jornalista e crítico de cinema Amir Labaki.
Para o pacote, o também idealizador do É Tudo Verdade levou em conta quesitoscomo qualidade, tipo de abordagem e diversidade. “São os melhores docscontemporâneos da atualidadade”, avalia.
Parradox é aprimeira produção da fila – vai ao ar dia 5. Trata-se de um retratocontemporâneo do cineasta Pim de la Parra. Nascido em Paramaribo, Suriname, viveu etrabalhou boa parte da vida na Holanda. Foi lá que, nos anos 1960, abalou omercado cinematográfico do país europeu com o lançamento de Wan Pipel, filme considerado um divisor deáguas em sua carreira. Parradox mostraum de la Parra de 71 anos de idade, altivo, de volta à cidade natal e dispostoa revelar suas histórias, principalmente as que formam a tríade “muitasmulheres, pouco dinheiro e muito ego”. Vai ao ar às 23h45.
Com exibição em três dias da semana, para esta primeiraforam escalados os documentários Aprendendo com a luz: a visão de I.M. Pei (quarta– 7/9), que explora a visão de um dos maiores arquitetos do mundo esua recente criação, o Museu de Arte Islâmica em Doha, no Qatar; e Projeto 949: a odisseia de umsubmarino nuclear (sexta – 9/9), um resgate da tragédia dosubmarino russo afundado por seus próprios torpedos.
Entre os inéditos ainda estão Louis de Funès – Um Gênio da Comédia,Revolução da Arte Feminina, 1929 (A Quebra e A Grande Depressão), O Armário de Celulóide, Diplomat, Inimigosdo Povo, Ilha dos Canibais.
Às terças, quintas e sábados, o Cultura Documentários continuará exibindo vídeos nacionais.
Postar um comentário