William Waack entrevista diretora-gerente do FMI Christine Lagarde
![]() |
Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal |
Durante sua viagem ao Brasil, a diretora-gerente do FMI Christine Lagarde participou da gravação do programa especial 'Globo News Painel', que aconteceu hoje, dia 02, na sede da Rede Globo em São Paulo. Em entrevista ao jornalista William Waack, Lagarde discursou sobre o papel do Fundo Monetário Internacional e também sobre a crise do euro para uma plateia de convidados. O programa 'Globo News Painel' será exibido neste sábado, dia 03.
Lagarde reforçou o discurso sobre o papel do FMI: "Tem que ser rigoroso e independente, queremos ser eficientes e não visíveis". Sobre a crise de 2008, Lagarde disse que, assim como "praticamente todos" os órgãos internacionais do mundo, o FMI falhou em prever a crise, cujo marco inicial foi a quebra do banco de investimentos Lehman Brothers. "Não me conforta o fato de que praticamente todos não anteciparam, apenas um ou outro economista no mundo. Nós não vimos a crise que estava se formando", disse. Porém, a diretora disse que o FMI teve uma postura honesta ao reconhecer o erro. "Decidimos enfrentar de frente, reconhecemos o erro, buscamos pessoas que têm a tendência a criticar para que dissessem a nós o que fizemos de errado, pedimos que nos apontassem por que não vimos a crise chegar. Fizemos um relatório que 'levantou a pele' do FMI e o levamos a público, nos arriscamos.", completou.
Em meio a uma das maiores crises que a Europa já enfrentou, William Waack abordou o papel do euro e do FMI. "Se não houver uma solução rápida e abrangente, logo a zona do euro e não sou eu a dizer isso, corre o risco de ter uma década perdida", disse. Sobre os países que estão em momento mais crítico, Lagarde adiantou que Portugal e Itália já estão procedendo conforme o plano do Fundo. No caso da Grécia, a diretora admitiu que é muito mais complicado do que se pensava inicialmente. "A dívida é uma questão muito importante, mas não é a única questão, os líderes europeus também terão que tratar da questão fiscal e estrutural de cada país", completou.
Sobre a situação do Brasil perante a crise, a diretora disse que acredita que as políticas econômicas do país estão no caminho certo. "Não acho que qualquer país possa ficar imune se a crise crescer e não for tratada, mas acredito que o Brasil está em situação melhor do que outros. O país já enfrentou uma crise de forma bem-sucedida e está habilitado a resistir a choques" completou.
O especial 'Globo News Painel' será exibido neste sábado às 23h.
Postar um comentário