Conheça a nova novela da Globo 'Salve Jorge'
Escrita por Glória Perez, com direção de núcleo de Marcos Schechtman e direção geral de Marcos Schechtman e Fred Mayrink, ‘Salve Jorge’ é a próxima novela das nove da Rede Globo e tem estreia prevista para 22 de outubro.
A protagonista, Morena
(Nanda Costa), foi criada no morro dominado pelo tráfico, entre metralhadoras,
fuzis e tiroteios. Filha de Lucimar (Dira Paes) e mãe de Júnior (Luiz Felipe
Mello) aos 14 anos, amadureceu cedo. Tem personalidade, atitude, marra; a
sensualidade livre da mulher do povo. Guerreira, encara seus “dragões” de
frente, mantendo a capacidade de acreditar nos seus sonhos aliada à fé e à
coragem para seguir o duro caminho que leva até eles.
É no cenário da
pacificação do Complexo do Alemão que ela encontra Theo (Rodrigo Lombardi),
oficial da cavalaria do Exército, devoto de São Jorge, como tantos brasileiros.
Nem tudo, porém, se resolve quando acontece o amor. Pressionada por graves
problemas familiares, Morena antevê uma grande oportunidade no convite de Lívia
(Cláudia Raia) para trabalhar, por alguns meses apenas, fora do país. Só que
atrás da aparência de mulher sofisticada e acima de qualquer suspeita, Lívia
chefia uma rede internacional de tráfico de pessoas, crime que gera lucro de
bilhões de dólares por ano.
A paixão de Morena e Theo,
pontuada por tantos encontros e desencontros, na luta para escapar das garras
da máfia do tráfico humano, constitui a espinha dorsal da história, e há de
movimentar e gerar consequência em todos os núcleos e personagens que serão
apresentados a seguir.
O tráfico de pessoas ainda
é pouco conhecido da maioria da população, apesar de fazer tantas vítimas. Essa
forma de escravidão, característica do século XXI, é a grande campanha social
de ‘Salve Jorge’. “Há muitas vertentes deste comércio de indivíduos e vamos
abordá-lo para três fins: sexo, trabalho doméstico e adoção ilegal. É uma
campanha de esclarecimento, que vai contar com a participação mais do que
especial de Carolina Dieckmann (Jéssica)”, explica Glória Perez.
Compõem ainda o grupo de
jovens traficadas: Rosangela (Paloma Bernardi) e Waleska (Laryssa Dias), que
vão sofrer e lutar, cada uma a seu modo, para escapar de tanta opressão.
Os universos da
história
A saga de Morena (Nanda
Costa) e Theo (Rodrigo Lombardi) terá como cenários o Complexo do Alemão, no
Rio de Janeiro pós-pacificação, e a Turquia, local de encontro entre Ocidente e
Oriente. “A Turquia exerce um fascínio sobre todos nós. É um país formado por
várias camadas históricas, orgulhoso de sua identidade multicultural”, diz o
diretor de núcleo Marcos Schechtman.
Nessa nação pulsante, a
brasileira Bianca (Cleo Pires) conhecerá o turco Zyah (Domingos Montagner),
cogitando se dedicar a um homem pela primeira vez, apesar das grandes
diferenças que os separam. Ela é cosmopolita, moderna e efervescente. Ele,
rústico e forte como a Capadócia. Será que conseguirão viver um grande amor?
É por meio de tal atração
avassaladora, dos núcleos compostos por aldeões do interior da Capadócia e dos
comerciantes do lendário Grand Bazaar que o público poderá conhecer mais sobre
a Turquia, terra de São Jorge.
Quando a princesa
guerreira do Alemão encontra o cavaleiro protetor...
Há uma pergunta que sempre
é feita no eclodir de uma paixão: por onde eles se atraíram?
Antes de mais nada,
pode-se dizer que esse é um caso típico onde os opostos se atraem. Theo
(Rodrigo Lombardi) é um Capitão do Exército. Ainda que pertença à categoria
considerada mais liberal entre os militares - a cavalaria - é um homem que
segue regras e só sabe viver de acordo com planejamentos. Ele precisa que tudo
à sua volta esteja em ordem e perfeitamente hierarquizado.
Morena (Nanda Costa) é o
inverso disso: tudo nela é improviso e liberdade. Essas características
desafiam Theo e o encantam. Até mesmo o desamparo de sua situação social,
o faz sentir-se forte e protetor.
Há eletricidade entre os
dois. E um obstáculo sempre presente: a Tenente Érica, (Flávia Alessandra),
namorada de Theo quando ele conhece Morena.
Quando o terceiro
vértice do triângulo é a moça ideal...
Theo (Rodrigo Lombardi) e
Érica (Flávia Alessandra) trabalham juntos, servindo no mesmo regimento da
Cavalaria do Exército. Têm em comum a paixão pelos animais, a disciplina
militar e o temperamento justo e generoso. São as afinidades que aproximam os
dois.
Áurea (Suzana Faini), mãe
de Theo, acha que finalmente, após tantos namoros sem importância, seu filho
encontrou em Érica o par ideal. E assim teria sido, se a vida não implicasse
também em acordes dissonantes.
Os desencontros do casal
serão usados constantemente nas armações do Capitão Élcio (Murilo Rosa),
antagonista de Theo e seu rival nas competições de hipismo.
Quando o mal se esconde
atrás de uma elegante mulher...
Lívia (Claudia Raia), vilã
da trama, é uma mulher sofisticada, estilosa e inteligente, acima de qualquer
suspeita. Apresenta-se como agenciadora de talentos artísticos, com contatos
preciosos no mundo da moda e do show business. Em função dessas
atividades, costuma passar longas temporadas fora do Brasil.
Esse é o retrato oficial.
O que fica na sombra é a atividade de agenciadora para tráfico de pessoas. Peça
chave na engrenagem dessa nova modalidade de crime, contrata olheiros e
providencia as falsificações necessárias para viabilizar a viagem das vítimas,
que seduz com promessas de turnês esplendorosas e ofertas de empregos, muito
bem pagos, no exterior.
As jovens embarcam
acreditando que rapidamente terão dinheiro suficiente para mudar de vida e
ajudar a família, mas caem nas garras de uma quadrilha competente, formada pela
aliciadora e auxiliar direta, Wanda (Totia Meireles), a gerente de boates,
Irina (Vera Fischer), e o chefe da segurança, o Russo (Adriano Garib).
Quando a delegada
prende e o advogado solta...
É no escritório de Stenio
(Alexandre Nero), Haroldo (Otaviano Costa) e Deborah (Antonia Frering) que
Morena vai trabalhar como ajudante geral e trocar confidências com a secretária
Lena (Monique Curi), antes de se envolver nas armadilhas de Lívia.
Stenio é um profissional
de reconhecida competência. Vaidoso física e intelectualmente, está divorciado
há tempos da respeitada delegada Heloisa (Giovanna Antonelli), ainda que, na
opinião dos amigos, o casal não tenha conseguido se separar de verdade.
Estão sempre em desavença:
na vida pessoal por causa dos desmandos da filha Drika (Mariana Rios), que
encontrou um noivo mais inconsequente do que ela, Pepeu (Ivan Mendes); na vida
profissional porque Stenio sempre defende e solta os suspeitos que a criteriosa
delegada prende. E olha que não são poucos.
Dedicada, Helô (Giovanna
Antonelli) tem também uma equipe fiel: o detetive Barros (Marcello Airoldi) e a
oficial de cartório Joyce (Thammy Miranda), chamada de escrivã Jô. No decorrer
da trama, fará ainda concurso para Delegada Federal e comandará a investigação
sobre o tráfico humano, num jogo de gato e rato com a insidiosa Lívia.
Quando uma filha
adotiva busca suas origens...
Pepeu (Ivan Mendes) e
Drika (Mariana Rios) não param de se meter em encrencas. Por conta disso,
Stenio (Alexandre Nero) envia o casal para Istambul, aproveitando que seu
grande amigo turco Mustafa (Antonio Calloni) lhe ofereceu sociedade em uma
loja. A intenção é que Pepeu aprenda o valor do trabalho, se afaste das más
companhias e não o coloque em escândalos.
Mustafa é um homem rico e
moderno, casado com Berna (Zezé Polessa) e pai adotivo de Aisha (Dani Moreno),
que saiu do Brasil ainda bebê. Já criada, no entanto, a jovem começa a
questionar os pais sobre seu processo de adoção e sonha conhecer sua família
biológica. Ela irá trilhar o caminho de volta às suas origens e se surpreenderá
muito nessa trajetória.
Quando uma moça
diferente se apaixona por um turco tradicional...
Stenio (Alexandre Nero) é
um conquistador inveterado e seu novo affair é a estilosa e independente
Bianca (Cleo Pires). Juntos, vão à Turquia, e essa viagem, pensada para ser uma
verdadeira lua de mel, acaba virando de ponta cabeça a vida dos dois, quando
Bianca conhece Zyah (Domingos Montagner). Guia de turismo que os acompanha nos
passeios, ele é um viúvo orgulhoso de suas tradições, com profunda ligação com
os cavalos. Um homem capaz de misturar uma natureza rude com sensibilidade e
cavalheirismo.
Se optar por Zyah, a jovem
terá que abandonar todo um estilo de vida, e a sociedade em uma marca de jóias
que fechou com Maitê (Cissa Guimarães) antes de sair do Brasil. Além da
dificuldade de conciliar visões de mundo tão diferentes, precisará ainda
enfrentar a grande família do turco, que habita um vilarejo da Capadócia e é
composta pela avó Farid (Jandira Martini), o irmão Kemal (Ernani Moraes), a
cunhada Esma (Elisângela), o sobrinho Demir (Tiago Abravanel) e o filho Ekran
(Frederico Volkmann). Isso sem falar na geniosa Sarila (Betty Gofman), que
voltando à aldeia depois de viúva, acompanhada da enteada Ayla (Tania Kalil) e
da filha Tamar (Yanna Lavigne), tem a pretensão de casá-las com Demir (Tiago
Abravanel) e Zyah, os solteiros mais cobiçados da aldeia.
Uma matriarca
milionária e seu cachorrinho
Na mansão dos Flores
Galvão quem manda mesmo é a pequena Emily, cachorrinha da matriarca dona
Leonor (Nicete Bruno), tratada por ela com todas as regalias. Boa observadora
da alma humana, esta milionária diverte-se com a ambição dos enteados, que
conseguiu reunir à sua volta depois que espalhou estar mal de saúde e sem
perspectiva de muito mais tempo de vida.
É bem verdade que Carlos
(Dalton Vight) sempre esteve ali, ajudando-a a dirigir a empresa da família.
Mas as enteadas, Ada (Natália do Valle) e Rachel (Ana Beatriz Nogueira), nada
fizeram a não ser gastar dinheiro com viagens e mesadas, assim como as mulheres
do empresário.
Carlos casou-se primeiro
com Yolanda (Cristiana Oliveira) com quem teve Caíque (Duda Nagle), e depois
com Amanda (Lisandra Souto), mãe de sua filha Carol (Camila Freitas). Hoje,
precisa administrar constantemente as desavenças da esposa com a ex e com as
irmãs.
No entanto, nem só de
conflitos vivem os Flores Galvão. Dona Leonor conta com a cumplicidade do fiel
mordomo Thompson (Odilon Wagner), tipo nostálgico do passado, que preza pelas
tradições, e da arrumadeira Salete (Flávia Guedes).
A matriarca também possui
um coração generoso, que a faz mandar regularmente uma boa quantia em dinheiro
para a amiga de longa data Isaurinha (Nívea Maria), uma ex-rica cujo marido, Arturo
(Stenio Garcia), perdeu tudo em apostas e manobras arriscadas na bolsa de
valores. Mesmo não tendo nem como pagar o condomínio do apartamento onde vivem,
os dois não se conformam em levar uma vida mais simples e tentam a qualquer
custo manter as aparências.
Celso (Caco Ciocler),
filho do casal, também não apresenta o menor senso de realidade. Como o pai,
está sempre pensando na próxima grande aplicação. Recusa-se a procurar um
emprego estável por não conseguir nem imaginar ser funcionário de alguém.
Machista, controla a
mulher, Antônia (Leticia Spiller), uma linda ex-modelo que quer voltar a
trabalhar e para isso está disposta a procurar a amiga Lívia (Cláudia Raia),
que no passado a descobriu e lançou como modelo. A aproximação tão ingênua com
a vilã há de trazer graves consequências na vida de Antonia e de sua família.
Quando o Alemão vira
ponto turístico...
Com a pacificação, o
Complexo do Alemão vive um momento de euforia. Antigos moradores retornam, como
Nilceia (Paula Pereira), tia de Morena, manicure especializada que atende a
domicílio. Os turistas chegam pelo teleférico e aparecem inúmeras
possibilidades. Tantas que Sidney (Mussunzinho) não para de postar sobre os
acontecimentos e a efervescência do lugar nas mídias sociais; o malandro Miro
(André Gonçalves) inaugura uma laje para receber turistas; Diva (Neuza Borges)
e Clóvis (Walter Breda), donos do bar, multiplicam as mesas e os quitutes para
receber os visitantes.
Seu Galdino (Francisco
Carvalho) também está com a venda cheia de compradores, apesar de ninguém
perceber seu entusiasmo. Nordestino e próximo do célebre Seu Lunga, ele tem
pavor a perguntas bobas e aprendeu com o companheiro as tiradas rápidas e
mal-humoradas.
Neste núcleo, temos ainda
Delzuite (Solange Badin), amiga de Lucimar (Dira Paes), ainda que vivam se
desentendendo. Mãe de Lurdinha (Bruna Marquezine) e de Samantha (Karina
Ferrari), Delzuite tem um caso antigo com Pescoço (Nando Cunha), que um dia a
abandonou por uma “periguete” novinha, mas depois de um tempo na prisão,
mostra-se arrependido e disposto a retomar seu casamento.
Jornada turca
A equipe e o elenco de
Salve Jorge passaram 45 dias gravando na Turquia, país com 2.500 anos de
história, antiga capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano.
A jornada turca começou
pela Capadócia, famosa por seu céu repleto de balões coloridos e por suas
formações geológicas únicas, que lembram o território lunar. Capadócia
tem como significado “terra dos belos cavalos” e foram usados mais de 350 deles
nas cenas com os atores Rodrigo Lombardi (Theo) e Domingos Montagner
(Zyah) .
As belas paisagens do Vale
do Amor, Vale da Rosa e Vale Devrent (da imaginação) ambientaram os voos
de balão nas cenas que retratarão o típico passeio local. Além dos balões com
os atores, as cenas contaram também com a “participação especial” dos mais de
70 balões cheios de turistas que diariamente povoam os ares da região nessa
época do ano.
Depois da Capadócia, foi a
vez da cosmopolita Istambul. Como pano de fundo das cenas, alguns dos cartões
postais mais famosos como a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e o
Palácio Topkapi.
A Basílica de Santa Sofia
foi construída pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla .
Em 1453, após a conquista dos otomanos, foi convertida em mesquita e assim
permaneceu até 1935 quando foi transformada em um museu. A Mesquita Azul ganhou
esse nome por conta dos azulejos que adornam suas paredes interiores e é
considerada a última grande mesquita do período clássico. O Palácio Topkapi era
residência oficial dos sultões otomanos. Uma suntuosa construção com centenas
de salas que guardam relíquias dos tempos do império.
“Começamos a gravar bem
cedinho, antes das cinco da manhã, para aproveitarmos a melhor luz. Fomos muito
bem recebidos pelo povo turco”, conta o diretor de núcleo Marcos Schechtman,
que trouxe cerca de 600 cenas gravadas na viagem.
Mais de 50 pessoas, entre
elas figurinistas, diretores, produtores e atores, embarcaram para a
Turquia. Nanda Costa (Morena), Rodrigo Lombardi, Cleo Pires (Bianca),
Domingos Montagner, Tiago Abravanel (Demir), Alexandre Nero (Stenio) e Betty
Gofman (Sarila) foram os primeiros a gravar no país. Cláudia Raia (Lívia),
Antônio Calloni (Mustafa), Mariana Rios (Drika) e Ivan Mendes (Pepeu) se
juntaram ao grupo em Istambul. Éfeso, cidade turca situada na costa
ocidental da Ásia Menor, foi a última parada.
Preparação do elenco -
Da dança do passinho à kavkaz
O elenco de “Salve Jorge”
passou por um workshop completo que abordou, através de palestras, todos os
temas presentes na trama e contou com três meses de preparação corporal para os
atores.
O núcleo turco, por
exemplo, teve aulas de diferentes tipos de danças do país e a kavkaz
será a mais abordada na novela. “A dança turca, especialmente a Kavkaz,
é um ritmo em que prepondera o masculino. Ela tem muitos giros, palmas e até
saltos mortais”, explica a pesquisadora e coreógrafa Sandra Regina, que há 25
anos é responsável por todos os números das novelas de Glória Perez.
Cleo Pires teve aulas de
dança dos sete véus e de dança do ventre turca para interpretar Bianca, que no
desenrolar da história virará dançarina. Personagens do núcleo do Complexo do
Alemão tiveram aulas de funk e dança do passinho.
O grupo da cavalaria
formado por Theo (Rodrigo Lombardi), Érica (Flávia Alessandra), Élcio (Murilo
Rosa), Ciro (Sidney Sampaio), Nunes (Oscar Magrini), Márcia (Fernanda Paes
Leme) e Drago (Leonardo Carvalho) fez aulas de montaria e passou por uma
vivência de cinco dias na Academia Militar das Agulhas Negras, em Rezende, no
estado do Rio de Janeiro. Os atores participaram da rotina dos cadetes e
passaram por treinamentos físicos, aulas de veterinária, tiro e direção de
blindados.
As aulas de culinária
turca contaram com a presença das personagens: Berna (Zezé Polessa), Aysha
(Dani Moreno), Fatma (Clarisse Dersie Luz), Zoe (Julia Mendes), Esma
(Elizângela), Farid (Jandira Martini), Ayla (Tânia Khalil), Tamar (Yanna
Lavigne) e Sarila (Betty Gofman). Alguns atores do núcleo da Capadócia
também aprenderam a dirigir quadriciclos, muito usados para se locomover na
região.
Figurino - Das regatas
às calças salwar
Comandada no início do
projeto por Emília Duncan e desde setembro por Helena Gastal, a equipe de
figurino de ‘Salve Jorge’ pesquisa constantemente para desenvolver os
guarda-roupas dos diferentes universos da trama como a Turquia e o Complexo do
Alemão.
Um grande mergulho na
cultura e na moda turcas - através de livros, filmes e viagens à Capadócia e a
Istambul - baseou o desenvolvimento do figurino desse núcleo. Os ikats
(tecidos artesanais com tingimento especial nos fios), as oyas (tipo de
trabalho artesanal turco) e as calças salwar são elementos presentes nas
peças usadas na novela. Já no Alemão, o trabalho de campo foi o ponto de partida
para a composição de estilo.
Abaixo, destaques e
detalhes de alguns personagens:
O figurino da protagonista
Morena (Nanda Costa) é orientado pelo seu comportamento. Uma garota cheia de
vida, antenada com a moda, que vê novela, lê revistas de celebridade, passeia
pelos shoppings e compra nas liquidações ou em feirinhas versões mais baratas
do que encontra nas vitrines caras. Seu estilo é marcado por camisetas regatas
coladas ao corpo, calças e shorts jeans, vestidos e muitos acessórios como
pulseirinhas, colares de couro e faixas de tecidos e cintos de couro trançado
na cintura.
A rival de Morena, Érica
(Flávia Alessandra) tem um visual mais romântico. Fora do regimento, mistura
camisetas soltinhas e chifon com renda com couro, chamois e acessórios de
peso que trazem o universo da cavalaria.
A vilã Lívia (Cláudia
Raia) é muito sofisticada. Usa grifes famosas em uma paleta de cores suave que
vai do branco, passando pelo bege e o nude, chegando ao rosé. Chapéus de abas
grandes e saias lápis dão o toque final em seu estilo.
A delegada Heloisa
(Giovanna Antonelli) é uma policial totalmente shopaholic, faz compras
sempre que precisa aliviar o estresse . Seu visual é composto por jeans e
jaquetas de couro no trabalho. Também veste calças com corte tipo bootleg (justo
nas pernas e mais aberto na barra) e muita camisaria. A sensualidade fica nos
decotes e fendas que usa quando não está trabalhando.
A filha de Helô, Drika
(Mariana Rios), herdou o gosto da mãe pelas compras. A moça teve seu visual
inspirado em blogueiras de moda brasileiras. Quais as peças que compõem seu
closet? Shortinhos, saias curtas, camisetas de seda e cardigãs. As cores navy
(azul, branco e vermelho) e o amarelo predominam.
Bianca (Cleo Pires) é uma
moça urbana e cosmopolita. Seus looks urbanos em cores neutras foram
inspirados em it girls internacionais. Os elementos mais usados são as
miniblusas com cintura alta, que deixam a linha do estômago aparente, calças de
alfaiataria, transparências, calças com bocas mais largas e blazers
boyfriend. Outra marca da personagem é um anel de falange, um em cada
dedo dos quatro da mão. À medida que Bianca vai se envolvendo com o turco Zyah
(Domingos Montagner), o estilo dela começa a incorporar roupas e acessórios
étnicos ao seu visual. Tais como saias longas, lenços, coletes bordados, e
também cintos, braceletes e colares, todos de cor prata com detalhes em
turquesa e pedras rústicas.
Visual turco
Entre os figurinos
masculinos turcos se destacam o de Zyah (Domingos Montagner) que tem um estilo cowboy
com toque cigano e o do moderno e elegante Mustafa (Antonio Calloni). O
primeiro é um homem rústico de profunda ligação com os cavalos. Usa coletes e
lenços de ikat, um cordão de couro com um símbolo curdo, mas também usa
camisas e calças sociais quando trabalha como guia em Istambul. Já Mustafa tem
um estilo muito europeu como os ternos de cor clara, lenços coloridos no bolso
do paletó, chapéu panamá, mocassins de cores inusitadas, sapatos do tipo slipper.
A esposa de Mustafa, a
curadora de arte Berna (Zezé Polessa), possui um guarda-roupa assinado por
designers turcos que jogam com elementos tradicionais em peças contemporâneas.
O maior exemplo disso são os kaftans com estampas modernas muito usados
por ela.
O figurino da filha do
casal Berna e Mustafa, Aisha (Dani Moreno), teve como referência as roupas de
jovens blogueiras turcas. Entre os seus sapatos temos as sapatilhas com estampa
de ikat e nas mãos várias bolsas, uma delas é uma carteira do tipo clutch.
No núcleo da Capadócia, se
destaca o visual típico do interior de Sarila (Betty Gofman). Ela usa lenços
com as bordas de oya (tipo de trabalho artesanal turco) cobrindo os
cabelos, calças salwar (largas como calças saruel) geralmente com a
estampa Liberty (com flores miúdas) e meias coloridas por debaixo de
sapatos ou sandálias de salto.
Caracterização - Do
batom vermelho ao nude
Os supervisores de
caracterização Marlene Moura e Rubens Libório contam o que vem por aí na
maquiagem, cabelos e esmaltes dos personagens de ‘Salve Jorge’:
Morena (Nanda Costa) - a
atriz colocou megahair nos cabelos castanhos e fez mechas mais claras para
iluminar o rosto. A maquiagem suave é composta por blush, rímel, e sombras
neutras. A cor está presente nos esmaltes alaranjados e nos batons vermelhos e
corais que usa em ocasiões especiais.
Érica - (Flávia
Alessandra) - a atriz cortou o cabelo na altura dos ombros e fez mechas loiras
claras. A personagem usa maquiagem bem suave com muito rímel. O esmalte é
branco clarinho.
Bianca (Cleo Pires) - a
personagem é moderna e tem maquiagem clean com pele e boca naturais e
olhos marcados pelo delineador e pela sombra esfumada. A atriz clareou os
cabelos em um degradê com a raiz mais escura e as pontas mais loiras e
desfiadas.
Lívia (Cláudia Raia) - a
personagem é sofisticada e usa maquiagem suave com sombra marrom. O esmalte é
salmão com as pontas douradas.
Heloisa (Giovanna
Antonelli) - A atriz ganhou megahair longo com mechas acobreadas. A maquiagem é
em tons neutros e seu esmalte, marrom.
Lucimar (Dira Paes) - a
atriz fez luzes e os cabelos ganharam mais volume e movimento com apliques “tic
tac” com mechas mais cacheadas. O esmalte é vermelho.
Lurdinha (Bruna
Marquezine) - a atriz usa megahair longo com mechas loiras. As unhas são roxas
com textura de pelúcia.
Miro (André Gonçalves) - O
ator teve o cabelo tingido de loiro e as laterais raspadas.
Vanúbia (Roberta
Rodrigues) - a atriz alisou os cabelos e tingiu os fios de loiro. As
sobrancelhas foram arquedas para aumentar a expressão de metida da personagem.
As longas unhas em acrigel são pintadas de cores fortes e decoradas com
diversos desenhos diferentes. Seus batons são rosa pink e laranja.
Nilceia (Paula Pereira) -
a personagem é exagerada, usa maquiagem carregada, olhos marcados com
delineador e sombras coloridas e com muito brilho. Nos cabelos, uma grossa
mecha loira na parte da frente. As unhas em acrigel são compridas e com
desenhos artísticos ultracoloridos.
Berna (Zezé Polessa) - é
uma personagem turca, moderna. A maquiagem tem olhos delineados, pele suave e
côncavo marrom. As unhas são no tom azul bebê.
Jéssica (Carolina
Dieckmann) - A personagem é muito básica. Cortou a franja curta e não usa
maquiagem.
Cenografia - Da Laje do
Miro ao Topkapi
A equipe de cenografia de
‘Salve Jorge’, liderada por Mario Monteiro e Juliana Carneiro, recebeu a missão
de trazer duas regiões diferentes da Turquia e o Complexo do Alemão para dentro
da Central Globo de Produção. “Nosso desafio foi representar o espírito desses
universos em toda a sua complexidade e não apenas replicar os lugares”, explica
Juliana.
Abaixo, os detalhes das
cidades cenográficas de Salve Jorge:
A Turquia
A Istambul de Salve Jorge possui 5,3 mil metros quadrados de área construída. O grande destaque é a versão cenográfica do Grand Bazaar, um dos maiores e mais antigos mercados do mundo, onde trabalham Mustafa (Antonio Calloni) e Demir (Tiago Abravanel). Assim como o original, é cheio de corredores, restaurantes e lojas de souvenirs, doces e tapetes. Muitos dos elementos que decoram o local foram importados do país. “Trouxemos de lá as famosas luminárias, os olhos turcos de vidro, tapetes dos mais variados de kilim a suzanne, colchas, tecidos e muita cerâmica, mas também reproduzimos muitas peças por meio de plotagem”, conta.
Na Istambul cenográfica há
também um aqueduto, inspirado no aqueduto de Valente, e uma área com as típicas
yalı, casas de madeira
tradicionais otomanas e outra inspirada nos prédios da famosa rua Istiklal,
repleta de prédios neoclássicos, que caracterizam a parte européia da cidade. É
aqui que fica o prédio onde viverão os personagens de Drika (Mariana Rios) e
Pepeu (Ivan Mendes). Outros destaques são: o restaurante 380º, inspirado no
restaurante real 360º, localizado no alto de um prédio que, com ajuda de backlots,
terá uma vista linda para o Bósforo. O detalhe final da cidade é o portão que
reproduz a entrada do Palácio Küçüksu, locação real situada no lado asiático de
Istambul e que na história servirá como casa da família de Mustafa e Berna
(Zezé Polessa).
Já a Capadócia tem
uma extensão de cinco mil metros quadrados que se dividem em área rural e área
turística. A parte rural reproduz as formações rochosas típicas da região.
Nessa parte, se destaca a entrada da caverna onde vive Zyah (Domingos
Montagner). Também nela, localiza-se a aldeia em que residem a família de Farid
(Jandira Martini) e Sarila (Betty Gofman), que contém forração de tapetes,
fogões típicos e mesas de refeição baixas. “O ambiente da Capadócia é muito
impactante, muito diferente e tentamos reproduzir tudo isso aqui, especialmente
a geografia tão peculiar”, afirma Juliana Carneiro. A parte turística tem como
ponto de partida a cidade de Göreme e suas inúmeras lojas de turismo que alugam
quadriciclos e vendem passeios de balão. As cores usadas na cidade são os
tons pastéis, ocres e areia para dar o toque solar, iluminado, como a Capadócia
original.
O Complexo do Alemão cenográfico tem 1,8 mil metros quadrados e 14
grandes edificações, que representam casas e estabelecimentos comerciais.
As características e os
elementos típicos como ruas estreitas, fios, escadas externas e caixas d´água
estão bem presentes. A maior parte das casas possui uma pequena laje, que
proporciona sempre um ponto de vista superior, uma das características mais
marcantes deste tipo de construção. A maior delas, a laje do Miro (André
Gonçalves), fica no centro da cidade e tem três andares. De lá de cima, os
turistas da história vão poder apreciar a paisagem do Rio de Janeiro inserida
no vídeo por meio de efeitos especiais.
Estão localizados no
Alemão cenográfico: a casa de Morena (Nanda Costa), o botequim do Clóvis
(Walter Breda) e a venda do Galdino (Francisco Carvalho).
Produção de arte - Das
rosquinhas aos olhos turcos
O trabalho de produção de
arte de ‘Salve Jorge’, assinado por Ana Maria de Magalhães e Fernanda Bedran,
foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo nos diversos universos da
novela.
A missão da equipe era
conseguir retratar a diversidade e a complexidade de culturas tão diferentes:
“Nos deparamos com a missão de realizar com excelência e veracidade os mais
diferentes núcleos que a novela nos apresenta. Era preciso mostrar a
complexidade dos mundos”, pondera Fernanda.
O Complexo do Alemão, pano
de fundo da personagem Morena (Nanda Costa) foi minuciosamente explorado. Os
produtores de arte visitaram casas de moradores, feiras de rua e festividades,
como o primeiro evento gastronômico do Morro do Adeus. Manicures, donos de bar,
sacoleiras e outros profissionais da comunidade deram seu depoimento,
contribuindo para tornar a novela e sua ambientação o mais real possível.
Uma incursão à rotina do
Exército brasileiro foi essencial para entrar no clima do núcleo de Théo
(Rodrigo Lombardi). A equipe pôde acompanhar desde o café da manhã dos
militares ao treinamento de salto de cavalos, práticas veterinárias e educação
física do Regimento Andrade Neves.
Ainda no Rio de Janeiro, a
produção de arte participou da festa de procissão da Igreja de São Jorge em
Quintino. O evento será reproduzido logo nos primeiros capítulos da novela, com
seus elementos característicos: velas, fitas e imagens de São Jorge.
Para a ambientação turca,
as produtoras trouxeram da Turquia teares de madeira maciça autênticos de uma
pequena aldeia da região da Capadócia, que serão usados pelas personagens
Sarila (Betty Gofman) e Ayla (Tânia Khalil). Também foram encomendados tapetes
kilims especiais confeccionados pela metade para serem adaptados a estes
teares. Os doces e iguarias turcas também foram reproduzidos e serão expostos
nas lojas do Grand Bazaar cenográfico junto com mais de 1.000 olhos turcos de
diferentes tipos: chaveiros, penduricalhos, enfeites de parede e adesivos. Mais
de 600 roscas turcas típicas foram feitas cenograficamente para enfeitar as
barraquinhas de venda idênticas às de Istambul.
Um dos desafios
enfrentados foi a continuidade de veículos no Brasil, Turquia e Espanha. “Os
carros europeus são muito diferentes dos nossos e foi preciso uma grande
pesquisa, pintura de carros, compra de novos parachoques, faróis e
envelopamentos”, conta Fernanda. A sinalização de ruas, hotéis, polícia,
ambulância, boates e táxis, tanto da Turquia quanto de Madri foram recriadas a
partir das originais.
Fotografia
“Artesanal” é assim que o
diretor de fotografia Elton Menezes define a linguagem de iluminação de ‘Salve
Jorge’. A ideia é que a fotografia ajude a contar mais a história de cada cena.
Partindo dessa premissa, Elton e sua equipe desenvolvem uma luz específica para
cada ação, de acordo com a carga dramática da cena.
“Não vai ter sempre a
mesma luz do sol entrando pela janela. Vai existir um contraste de luz que
depende da informação da cena. Não tem um conceito total da novela, mas sim uma
interpretação de cada uma. Isso requer mais tempo e mais dedicação, mas vale
muito a pena. Especialmente nessa novela que tem múltiplos universos”, detalha.
O ponto de partida da equipe
é manter uma luz natural tanto na cidade cenográfica como nas cenas de estúdio
ou internas. O grande desafio é conseguir fazer a junção das imagens captadas
nos lugares de origem com as gravadas na nossa cidade cenográfica. “Queremos
que a pessoa que esteja assistindo acredite que aquilo é uma casa no complexo
do Alemão ou uma casa na Turquia”, adianta.
Entrevista com a autora Glória Perez
“Quero dar visibilidade
aos invisíveis, dar voz aos que não tem voz”, declara Glória Perez ao
falar do principal tema de ‘Salve Jorge’: o tráfico de pessoas. A autora
costuma promover campanhas sociais em suas obras e dessa vez fará um alerta
sobre a denominada “escravidão do século XXI”.
Formada em História,
Glória começou sua carreira como autora de telenovelas em 1983, sendo
colaboradora de Janete Clair em ‘Eu prometo’. Assinou as minisséries ‘Desejo’
(1990), ‘Hilda Furacão’ (1998), ‘Amazônia – De Galvez a Chico Mendes’ (2007) e
as novelas ‘Eu prometo’ (colaborando com Janete Clair), ‘Partido Alto’ (em
parceria com Aguinaldo Silva), Carmem (TV Manchete, 1985), ‘Barriga de Aluguel’
(1991), ‘Explode Coração’ (1995), ‘O Clone’ (2001) e ‘América’ (2005).
Seu último trabalho,
‘Caminho das Índias’ (2009), foi a primeira produção nacional a ganhar o prêmio
Emmy Internacional de melhor telenovela.
Em ‘Salve Jorge’,
Glória conta com quatro pesquisadoras em sua equipe: Julia Laks, Malga di
Paula, Berna Ayat e Sandra Regina, que também acumula a função de coreógrafa.
Como surgiu a ideia da
trama principal de Salve Jorge? Qual foi a sua inspiração para escrever essa
história? O que São Jorge representa para você?
O mito de São Jorge me
remete a pessoas que enfrentam, cotidianamente, seus dragões. Minha inspiração
são esses guerreiros anônimos que desejam e buscam uma vida melhor. Tal
conceito está presente em todos os núcleos da trama e explícito na história da
protagonista Morena.
Ela tornou-se mãe ainda
menina e logo cedo precisou batalhar por seu sustento e o do filho. Moradora do
Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, também sempre se defendeu como pôde num
território dominado, durante anos, pelo tráfico e pelo medo. No início da
novela, passa por um momento de euforia, depois que o Exército toma o morro,
iniciando o processo de pacificação, e quero retratar este resgate da
cidadania, estimular uma reflexão sobre o local.
Na ficção, porém, Morena
aceita uma proposta de trabalho que parece resolver todos os seus problemas
financeiros e cai numa verdadeira cilada. Vítima do tráfico humano, precisa
lutar, como nunca, para sobreviver.
Por que escolheu a Turquia
como cenário? Como passou a ter interesse pelo país?
Eu precisava de um país no
exterior para contar essa história. Encontrei numa livraria as duas primeiras
publicações da Kátia Mindlin Leite Barbosa e da Dalal Achcar sobre a Turquia e
fiquei encantada. Percebi logo que a cultura milenar, a mistura entre Oriente e
Ocidente e o cenário deslumbrante renderiam uma bela trama.
Depois, pesquisei muito
para absorver, ao máximo, cada aspecto do país antes de embarcar para Istambul
e para a Capadócia. Quando cheguei, no entanto, não deixei de me surpreender. A
Turquia é fantástica!
E o Complexo do Alemão,
por que elegeu o lugar como berço da protagonista Morena?
A tomada do Complexo do
Alemão pelo Exército foi um marco para o processo de pacificação do Rio de
Janeiro, fundamental para a cidade e, claro, para todo o país.
Eu me emocionei com o
resgate de uma parcela da população que há muito vivia amedrontada, sob o
domínio de leis paralelas, e quis dar visibilidade a ela. Por isso, situei a
protagonista, a trama central, neste universo.
No passado, a imagem do
local estava sempre associada também a barbáries como o assassinato do Tim
Lopes. Hoje, quando penso na região, lembro-me de talentos como o Otávio Jr,
que com sua biblioteca itinerante estimula o hábito pela leitura, o Renê Silva,
que fundou o Jornal A Voz Da Comunidade, o fotógrafo Bruno Itan, a “Adriana da
empadinha” e muitos outros que a violência imposta pela o tráfico nos impedia de
conhecer. Eles estarão todos em Salve Jorge.
Como você descreveria o
casal central formado por Morena e Theo? Quais as características mais
importantes dos dois personagens?
Morena é uma mulher do
Complexo do Alemão, linda, alegre, doce e intempestiva, que respira liberdade.
Theo, um Capitão da Cavalaria do Exército, leal, corajoso e sedutor, mas
acostumado a viver de acordo com regras bem definidas. E essas personalidades,
aparentemente opostas, se completam. A paixão dos dois, seus encontros e desencontros
e a luta da protagonista para escapar da máfia do tráfico humano, constituem a
espinha dorsal da novela.
Sua obra é marcada por
campanhas sociais que já ajudaram e esclareceram muito o público
brasileiro. Dessa vez você traz à discussão o tráfico humano. O que
te motivou a tratar do tema?
O tráfico humano é um
crime extremamente rentável, que escraviza milhares de indivíduos em todo o
mundo. Paradoxalmente, porém, apresenta um caráter invisível: a maioria das
pessoas nunca ouviu falar ou acredita que se trate de “lenda urbana”. Isso
mesmo nos meios de gente informada.
Como em outras campanhas
minhas, quero dar voz a quem não tem. A trama abordará o tráfico para
diferentes fins: sexual, trabalho doméstico e adoção ilegal. Ao longo da
pesquisa, conversei com diversas vítimas e boa parte delas dará também seu
depoimento para a novela.
Como foi o processo de
escalação do elenco? Como se deu a escolha de Nanda Costa, que
está interpretando sua primeira protagonista na TV?
Nanda é uma atriz
incrível, visceral: exatamente o que procuro para as minhas protagonistas. Sem
medo dos limites, que vestiu perfeitamente uma personagem repleta de nuances.
Não é por acaso que ela já ganhou tantos prêmios, no Brasil e no exterior, por
sua atuação no cinema.
Sua parceria com o
Marcos Schechtman vem de longa data e rendeu o prêmio Emmy Internacional
de melhor telenovela por "Caminho das Índias". Como é trabalhar com
ele?
Acho que fazemos uma boa
dupla. É um diretor apaixonado pelo que faz, gosta dos desafios, como eu, e
mergulha fundo nos temas que proponho.
O que os
telespectadores podem esperar de "Salve Jorge"?
Espero que ela emocione,
divirta e faça pensar. É uma novela colorida que fala de grandes paixões,
sonhos, lutas e superações.
Entrevista com o diretor de núcleo e diretor-geral Marcos Schechtman
O diretor-geral e de
núcleo Marcos Schechtman tem as melhores expectativas para ‘Salve Jorge’.
“Esperamos contar uma história que mobilize, encante e traga questões
importantes como a do tráfico de pessoas”, afirma.
Formado em Ciências
Sociais e Filosofia, Schechtman tem uma extensa carreira na televisão. Foi
diretor artístico do departamento de teledramaturgia da extinta TV Manchete e
esteve à frente de produções como “Carmem” (1987), “Kananga do Japão” (1989),
“A História de Ana Raio e Zé Trovão” (1990) e “Guerra sem fim” (1993).
Já na TV Globo trabalhou
nas minisséries ‘A Casa das Sete Mulheres’ (2003) e ‘Amazônia – De Galvez a
Chico Mendes’, e nas novelas ‘Corpo Dourado’ (1998), ‘Suave Veneno’ (1999),
‘Laços de Família’ (2000), ‘O Clone’ (2001), ‘Celebridade’ (2003), ‘América’
(2005) e ‘Araguaia’ (2010). Também dirigiu ‘Caminho das Índias’ (2009),
primeira produção nacional a ganhar o prêmio Emmy Internacional de melhor
telenovela.
Você tem como
característica sempre mergulhar profundamente nos temas abordados nas novelas
que dirige. O que mais te impressionou na pesquisa de ‘Salve Jorge’?
Não podemos ter a
pretensão de falar de outra cultura sem ter o mínimo de fundamento, por isso a
pesquisa é essencial. O que mais me impressionou na Turquia foi a
ancestralidade e a identidade multicultural. Istambul é o verdadeiro berço da
história; já a Capadócia está no coração da Turquia, tem valores fortes e muito
verdadeiros, além de ser uma região incrível e única no mundo inteiro.
Há também o visual
impactante do Alemão, que é central na história por ser a origem da nossa
protagonista. É um Rio de Janeiro desconhecido e lindo, com um colorido muito
próprio. Foi emocionante entrar em um território que vive um resgate de
cidadania. Tem características muito próprias, é uma região que acolheu gente
do Brasil inteiro, com um DNA de uma longa tradição popular, inclusive musical.
E o que você tem achado do
resultado das gravações até aqui?
O grande balanço é o
público quem faz. Mas é uma novela complexa, que exige uma direção consistente
para entrelaçar todos os universos. Acho que estamos em um caminho muito
interessante, desenvolvendo uma obra que comove por sua amplitude. É uma novela
de São Jorge mesmo, de guerreiros, os desafios são constantes.
Como está sendo gravar no
Alemão? E incluir a participação especial de moradores da vida real?
A comunidade está junto
com a gente. Em uma das gravações, conhecemos uma moradora, a Dona Constância,
que declarou que estava muito feliz de, no auge dos seus mais de 70 anos, ter o
prazer de ver uma novela sendo gravada na porta de sua casa. Nós fomos
recebidos com uma hospitalidade comovente. Gravar no Alemão nos traz muita
verdade e uma sensação de pertencimento.
A novela trata de
diferentes universos. Você estabeleceu um conceito único para eles ou cada
núcleo tem um conceito?
Os universos têm suas
particularidades, mas a perspectiva assimétrica une esses universos. No Alemão,
o crescimento é vertical e totalmente assimétrico. As formações rochosas da
Capadócia são assimétricas e a mesma coisa acontece em Istambul, que sofreu a
influência de vários povos e por isso também tem a assimetria como
característica.
O que tem a dizer sobre
esse elenco?
Todos os atores precisaram
se preparar longamente para os seus personagens, porque estão vivendo universos
muito específicos, tiveram que absorver a cultura de cada núcleo. A nossa
direção, toda nossa estrutura de dramaturgia, está trabalhando profundamente
para dar vida e verdade para nossa história.
Sua parceria com a Glória
Perez, como funciona?
É um privilégio trabalhar
com a Glória, essa grande dramaturga que possui uma escrita incrível. Temos em
comum o gosto em “olhar para o outro”. Nossa parceria funciona bem, porque
somos dois grandes apaixonados pelo que fazemos.
Perfil dos personagens
O ALEMÃO
MORENA E OS SEUS
MORENA (Nanda Costa) - garota do Alemão, cheia de vida e de
personalidade. Tendo sido mãe aos 14 anos, amadureceu cedo. Namora
THEO (Rodrigo Lombardi), capitão da cavalaria que participa da pacificação
do Alemão. Na ânsia de conquistar uma vida melhor para sua família, se torna
vítima do tráfico de pessoas.
JUNIOR (Luis Felipe
Lima) - filho de MORENA (Nanda
Costa), nascido de um romance de baile funk com BETO (Sacha Bali),
que nunca assumiu a paternidade do filho.
LUCIMAR (Dira Paes) - mãe de MORENA (Nanda Costa). Criou a filha
sozinha, acumulando faxinas, e segurou a barra da gravidez precoce de MORENA.
Alegre, vaidosa, do tipo que não leva desaforo pra casa.
NILCEIA (Paula Pereira)
- irmã de LUCIMAR (Dira Paes).
Manicure faladeira, se considera muito fashion.
VANUBIA (Roberta
Rodrigues) - moradora do Alemão,
namorada de BETO (Sacha Bali), desafeto de MORENA (Nanda Costa) .
DELZUITE (Solange Badin) -
mãe solteira de LURDINHA (Bruna Marquezine), adolescente rebelde, e SAMANTHA
(Karina Ferrari). Casada com PESCOÇO (Nando Cunha), ex-presidiário que está
sempre reincidindo.
CLÓVIS (Walter Breda) - dono de bar, tipo pacato que não gosta de se meter
em confusão. Pessimista ao extremo está sempre esperando o pior em todas as
situações. Casado com DIVA (Neuza Borges).
DIVA (Neuza Borges) - mulher de CLÓVIS (Walter Breda), toca com ele
o bar. Ciumenta e mandona. Abelhuda, vive se metendo em confusão com os
vizinhos.
SIDNEY (Mussunzinho) - neto de CLÓVIS (Walter Breda) e DIVA
(Neuza Borges). Adolescente interessado e inventivo. Curioso, cheio de
desejo de aprender, de adquirir conhecimentos. Associa-se à garotada da Voz da
Comunidade.
SEU GALDINO (Francisco
Carvalho) - dono de uma venda,
nordestino de casco duro e coração mole. Não suporta ignorância e tem sempre
uma resposta pronta para as perguntas que considera bobas.
MIRO (André Gonçalves)
- malandro simpático, com muito
senso de oportunidade. Está sempre descobrindo uma maneira de aproveitar a maré
e se dar bem.
O ASFALTO
O ESCRITÓRIO E A DELEGACIA
STENIO (Alexandre Nero)
- dono do escritório de advocacia.
Vaidoso, intelectual e fisicamente. Brilhante como advogado, mas com uma ética
bem elástica. Ex-marido de HELOISA (Giovanna Antonelli) e pai de DRIKA
(Mariana Rios).
HELOISA (Giovanna
Antonelli) - delegada de polícia,
determinada, honesta, chique e bem-humorada. Luta contra a compulsão do
consumismo e está sempre em guerra com seu ex-marido STENIO (Alexandre Nero),
que costuma soltar os suspeitos que ela prende.
HAROLDO (Otaviano Costa) -
advogado do escritório de STENIO (Alexandre Nero). Alegre e namorador.
DEBORAH (Antonia
Frering)- advogada do escritório de STENIO
(Alexandre Nero), tida por HELÔ (Giovanna Antonelli) como a
responsável pela separação dos dois.
LENA (Monique Curi) -
secretária fiel, confidente de STENIO (Alexandre Nero).
JOYCE (JÔ) (Thammy
Miranda) - escrivã na delegacia.
Sonha ser detetive e é DJ nas horas vagas.
BARROS (Marcello Airoldi)
- detetive, braço-direito de HELÔ (Giovanna Antonelli).
MAITÊ (Cissa Guimarães) -
amiga e confidente de HELÔ (Giovanna Antonelli). Designer de jóias.
BIANCA (Cleo Pires) - antenada, moderna, transgressora. Está namorando STENIO
(Alexandre Nero), quando surpreende a todos, apaixonando-se pelo rude ZYAH
(Domingos Montagner).
FAMILIA FLORES
GALVÃO
LEONOR (Nicete Bruno) - a matriarca. Viúva espirituosa, alegre, excêntrica.
Muito rica, hábil em se desviar dos golpes que lhe pretendem dar os enteados.
Adota um cachorro, dando-lhe regalias que irritam os outros membros da família.
THOMPSON (Odilon
Wagner) - copeiro de LEONOR (Nicete
Bruno). Austero e saudoso de tempos mais formais.
SALETE (Flávia Guedes) -
ajudante de THOMPSON (Odilon Wagner).
ADA (Natalia do Valle)
- enteada de LEONOR (Nicete
Bruno). Aquele tipo de mulher que muda de personalidade a cada namorado que
arranja. Impulsiva e passional, explode facilmente diante das provocações de RACHEL
(Ana Beatriz Nogueira).
RACHEL (Ana Beatriz
Nogueira) - enteada de LEONOR
(Nicete Bruno), irmã de ADA (Natalia do Valle) e CARLOS
(Dalton Vigh). Esperta, bem-humorada, teatral, armadora e extremamente
racional.
CARLOS (Dalton Vigh) - enteado de LEONOR (Nicete Bruno),
cuida dos negócios da família. Casado com AMANDA (Lizandra Souto). O que
o tira do sério é a guerra acirrada entre as irmãs e a mulher atual e a ex YOLANDA
(Cristiana Oliveira).
AMANDA (Lizandra
Oliveira) - esposa de CARLOS (Dalton
Vigh), em guerra com as cunhadas e com YOLANDA (Cristiana Oliveira),
a ex-mulher de CARLOS. Vaidosíssima, sempre ligada a tudo o que diga
respeito à beleza. Não se dá bem com o enteado CAÍQUE (Duda Nagle).
CAROL (Camila de Freitas)
- filha de CARLOS (Dalton Vigh) e AMANDA (Lizandra Souto).
YOLANDA - primeira mulher de CARLOS (Dalton Vigh),
está na disputa ferrenha pela herança de LEONOR (Nicete Bruno). O
que lhe falta em instrução sobra em esperteza.
CAÍQUE (Duda Nagle) - filho de YOLANDA (Cristiana Oliveira) e CARLOS
(Dalton Vigh). Para desgosto de THOMPSON (Odilon Wagner),
frequenta bailes de funk e leva amigos “sem berço” para a piscina da mansão.
Vai namorar LURDINHA (Bruna Marquezine).
FAMILIA ALCÂNTARA
VIEIRA
CELSO (Caco Ciocler) - Boa pessoa, mas um tanto descuidado no que diz
respeito ao amor: falta-lhe inteligência emocional para perceber a insatisfação
de ANTONIA (Letícia Spiller).
ANTONIA (Letícia
Spiller) - esposa de CELSO
(Caco Ciocler). Está naquele momento de vida em que nada falta e parece que
falta tudo. Foi modelo, e quando estava explodindo na profissão conheceu o
marido. Por exigência dele, deixou a carreira para casar-se.
RAISSA (Kíria Malheiros) -
filha de ANTONIA (Letícia Spiller) e CELSO (Caco Ciocler).
ISAURINHA (Nívea Maria) - mãe de CELSO (Caco
Ciocler). Vive uma fase de decadência, depois que o marido ARTURO
(Stenio Garcia) perdeu a fortuna da família jogando na bolsa.
Discretamente, recebe uma ajuda de LEONOR (Nicete Bruno), para
seus alfinetes. E procura defender com unhas e dentes o que lhe restou dos
tempos áureos: alguma jóia, um casaco de pele, coisas assim.
ARTURO (Stenio Garcia) - bon vivant, sedutor, alegre, mantém o bom
humor e o espírito esportivo, mesmo tendo perdido a fortuna. Está sempre de
olho num grande negócio, capaz de trazer de volta a fortuna perdida.
DÁLIA (Eva Todor) - amiga e confidente de
ISAURINHA (Nívea Maria) e LEONOR (Nicete Bruno).
Indiscreta, acaba sendo responsável pela eclosão de um grande escândalo na
família.
THEO E SEU MUNDO
THEO (Rodrigo Lombardi)
- capitão da cavalaria. Honesto,
corajoso, simples, leal, ético. Tem uma relação toda especial com os cavalos,
compreendendo seus sentimentos. É impulsivo, sedutor e afetuoso. Namora ÉRICA
(Flávia Alessandra), mas se apaixona por MORENA (Nanda Costa).
ÁUREA (Suzana Faini) - mãe de THEO. Mãezona,
daquelas que sabem sempre o que é melhor para o filho. Não aceita o
envolvimento dele com MORENA (Nanda Costa).
CACILDA (Rosi Campos) - vizinha de ÁUREA (Suzana
Faini). Aposentada, solteira e engraçAda.
ÉRICA (Flávia
Alessandra) - tenente veterinária do
Exército. A namorada que THEO (Rodrigo Lombardi) abandona por MORENA
(Nanda Costa). Orgulhosa e determinada, saberá lutar por ele sem ferir
nenhum princípio ético.
JULINHA (Cris Vianna) - divide o apartamento com ÉRICA
(Flávia Alessandra). Amiga e confidente.
MARCIA (Fernanda Paes
Leme) - tenente, colega de ÉRICA
(Flávia Alessandra) no regimento. Tem um temperamento mais forte do que o
dela.
CORONEL NUNES (Oscar
Magrini) - Alegre e vaidoso, será uma das vítimas de ADA (Natália do Valle).
ÉLCIO (Murilo Rosa) - capitão da cavalaria: mandão, genioso, traiçoeiro.
Acredita que o regimento está favorecendo a THEO (Rodrigo Lombardi)
e não vai hesitar para reverter o quadro.
CIRO (Sidney Sampaio) -
oficial da cavalaria: amigo de THEO (Rodrigo Lombardi).
DRAGO (Leonardo
Carvalho) - oficial da cavalaria: amigo
e confidente de ÉLCIO (Murilo Rosa).
ISTAMBUL
FAMILIA MUSTAFA e seus
agregados
MUSTAFA (Antonio
Calloni) - cosmopolita, elegante, um
comerciante rico e com boa formação. Tem um grande entusiasmo por tudo que diga
respeito a seu país. É passional, explosivo e tem dificuldade em lidar com a
adoção de AISHA (Dani Moreno).
BERNA (Zezé Polessa) - esposa de MUSTAFA (Antonio Calloni),
sente-se rejeitada quando a filha demonstra desejo de conhecer os pais
biológicos. É uma mulher ativa, forte, fez universidade e trabalha fora.
AISHA (Dani Moreno) - filha adotiva de BERNA (Zezé Polessa) e MUSTAFA
(Antonio Calloni). Faz faculdade, se dá muito bem com os pais, mas está
obcecada pela ideia de conhecer sua origem. É moderna e esperta.
ZOE (Julia Mendes) - amiga
e confidente de AISHA (Dani Moreno).
MURAT (Anderson Müller) - gerente da loja de MUSTAFA
(Antonio Calloni) e seu braço direito. Honesto, leal, orgulhoso de sua
cultura.
BUQUÊ (Narjara Turetta) -
trabalha na loja de MUSTAFA (Antonio Calloni).
DRIKA (Mariana Rio) E
PEPEU (Ivan Mendes) - o casal vai
morar em Istambul logo nos primeiros capítulos. DRIKA é filha de STENIO
(Alexandre Nero) e HELOISA (Giovanna Antonelli). Impetuosa e mimada.
Os pais sempre discordaram de sua criação: STENIO é do tipo que permite tudo,
HELOISA, a mãe durona. Para não se deixar enquadrar, preferiu viver com o pai,
e contra a vontade dos dois se uniu a PEPEU, tipo simpático, irresponsável,
amoral, namorador.
FATMA (Clarisse Dersie Luz)- esposa do porteiro.
Faz as faxinas no prédio e vai trabalhar na casa de DRIKA (Mariana Rios) e
PEPEU (Ivan Mendes) quando forem morar em Istambul.
CAPADOCIA
ZYAH E SUA FAMILIA
ZYAH (Domingos
Montagner) - É um tipo rude e
doce, que sempre viveu nas montanhas da Capadócia. Nas temporadas turísticas
trabalha como guia – na Capadócia e em Istambul. Viúvo, tem um filho de oito
anos, EKRAN (Frederico Volkmann).
KEMAL (Ernani Moraes) E
ESMA (Elizângela) - irmão e cunhada de
ZYAH (Domingos Montagner). KEMAL tem bom coração e gênio forte. ESMA
gerencia as disputas familiares, fazendo o meio de campo entre os
temperamentais da família.
DEMIR (Tiago Abravanel) - filho de ESMA (Elizângela)
e KEMAL (Ernani Moraes). Vendedor do Grand Bazaar, esperto, engraçado,
conhecedor de todos os truques e manhas dos comerciantes locais. Segundo os
costumes locais, por ser um bom vendedor, vai herdar a loja de TARTAN (Isaac
Bardavid), que é casado com CYLA (Isaac Bardavid), e não teve
filhos.
FARID (Jandira Martini)
- mãe de KEMAL (Ernani Moraes)
e ZYAH (Domingos Montagner). A idade tem aumentado suas fugas da
realidade. Em seus devaneios, os familiares se tornam personagens do império
otomano, e as disputas da aldeia, disputas palacianas.
SARILA E AS FILHAS
SARILA (Betty Gofman) - viúva, mãe de TAMAR (Yanna
Lavigne) e madrasta de AYLA (Tânia Khalil). Especialista em tapetes,
tem uma autoestima imensa. Moderníssima para os padrões da aldeia.
TAMAR (Yanna Lavigne) -
filha de SARILA (Betty Gofman), apaixonada por DEMIR (Tiago Abravanel).
AYLA (Tânia Khalil ) -
enteada de SARILA (Betty Gofman). Se apaixona por ZYAH (Domingos
Montagner) e não estará disposta a perdê-lo para BIANCA (Cleo Pires).
TARTAN (Isaac Bardavid) E CYLA (Isaac Bardavid)- são donos do
restaurante da Capadócia e da loja no Grand Bazaar.
LÍVIA e o Tráfico de
Pessoas
LÍVIA (Cláudia Raia) - uma mulher bonita,
sofisticada, estilosa, inteligente, ágil, de aparência confiável e acima de
qualquer suspeita. Apresenta-se como agenciadora de talentos artísticos com
contatos preciosos no mundo da moda e do show business. Em função dessas
atividades, costuma passar longas temporadas fora do Brasil. Esse é o retrato
oficial. O que fica na sombra é a atividade de agenciadora para tráfico de
pessoas.
WANDA (Totia
Meirelles)- braço direito de LÍVIA
(Cláudia Raia) na seleção de garotas para o tráfico. Faz aquele tipo de
pessoa boazinha demais, que tem sempre um elogio, uma palavra doce para quem
encontra.
RUSSO (Adriano Garib) - chefe da segurança de LÍVIA
(Cláudia Raia). Arrogante e impiedoso.
IRINA (Vera Fischer) - gerencia casas noturnas no exterior, negocia com
LÍVIA (Cláudia Raia).
JÉSSICA (Carolina
Dieckmann) - como MORENA (Nanda
Costa), ela acredita que está diante da grande chance da sua vida,
aceitando o emprego em uma pizzaria, com a perspectiva de juntar muitos dólares
em pouco tempo.
SHEILA (Lucy Ramos) - Amiga de MORENA (Nanda
Costa) que vai com ela para o exterior.
ROSANGELA (Paloma
Bernardi) - traficada que, por
instinto de sobrevivência, acaba se aliando à máfia.
VALESKA (Laryssa Dias) - era garota de programa no Brasil, aceita a oferta
mais vantajosa de WANDA (Totia Meirelles) e acaba vítima do tráfico de
pessoas.
ADAM (Duda Ribeiro) - auxiliar de WANDA (Totia Meirelles), comanda
os garçons. Tipo alegre, de bem com a vida. Procura fechar os olhos para o que
vê a sua volta, adotando a postura de: é meu trabalho, não tenho nada com isso,
só cuido dos copos e das bandejas.
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