Cartoon Network celebra 20 anos!
Em abril de 1993, há exatos 20 anos, o Cartoon Network América Latina nasceu a partir da ideia revolucionária de lançar uma programação cheia de desenhos animados. Desde então, o canal se tornou um dos mais vistos entre crianças de 4 a 11 anos de idade[i], surpreendendo e entretendo cerca de 48 milhões de domicílios na região.
Agora,
para celebrar a data, o Cartoon Network irá apresentar blocos especiais
e temáticos durante todo o mês de abril. Juntando o melhor dos
lançamentos dos últimos anos, o canal traz o motivo perfeito para juntar
toda a família em frente à TV.
“Estamos
orgulhosos por celebrar 20 anos de vida. Desde que o canal nasceu,
sempre apostamos no melhor entretenimento para trazer para os nossos
telespectadores. Com o passar dos anos, temos conseguido uma lista
abrangente de programas bem sucedidos e reconhecidos. Nosso aniversário é
uma boa oportunidade para lembrar o que temos feito e o que nos faz tão
duradouros, o porquê crianças e suas famílias amam assistir ao Cartoon
Network”, comenta Barry Koch, vice-presidente sênior e gerente geral dos
canais Cartoon Network, Boomerang e Tooncast.
“Cartoon
Network não é apenas um canal de televisão, mas experiência
multiplataforma que acompanha as crianças no seu dia a dia. Nosso
público é capaz de interagir com o canal e com seus personagens
favoritos de todos esses anos: quando ligam a TV, quando se aproximam de
um computador ou de seus celulares. Na realidade, é essa conexão
multiplataforma que explica o nosso sucesso. O Cartoon Network faz 20
anos em um momento de muito sucesso, com uma ótima ligação com o
público, mais ativo e relevante do que nunca. Nós vamos comemorar e
vamos celebrar um grande momento”, complementa Paulo Zuccarino,
vice-presidente e gerente do Cartoon Network.
20 ANOS DE ESTILO CARTOON NETWORK
A
história do canal começa em dezembro de 1991, quando a Turner
Broadcasting System, Inc. adquiriu a Hanna-Barbera Entertainment Co. Um
ano depois, nós lançamos o primeiro canal dedicado a desenhos animados
na América. Foi em 1993 que o Cartoon Network chegou à América Latina,
em Espanhol e Português, com OS FLINSTONES, OS JETSONS, TOM & JERRY e
ZÉ COLMÉIA invadindo milhões de casas. Com o tempo, o canal enriqueceu a
sua programação e rapidamente se tornou a maior filmoteca do mundo e um
líder de vanguarda em termos de inovação e revolução de formatos
visuais.
Com clássicos como AS MENINAS SUPERPODEROSAS, JOHNNY BRAVO e AS TERRÍVEIS AVENTURAS DE BILLY E MANDY, junto com os novos hits
como HORA DE AVENTURA, APENAS UM SHOW, O INCRIVEL MUNDO DE GUMBALL, BEN
10 e sua primeira produção original A CQ – CONFUSÕES AO QUADRADO, o
Cartoon Network disponibiliza para o público mais de 14 mil séries,
incluindo criações originais de seus próprios estúdios, produções locais
e desenhos animados da Warner Bros, MGM e Hanna-Barbera.
Este
universo criado pelo canal já atingiu mais de uma geração, atraindo
igualmente crianças e adultos em todo o mundo. Tanto tem sido o impacto
de suas criações, que muitos já foram reconhecidos fora da tela: o canal
ganhou 57 prêmios Emmy®, séries como AS MENINAS SUPERPODEROSAS
tornaram-se filmes e até mesmo, graças a NASA, várias rochas de Marte
são nomeadas Scooby, Salsicha, Zé Colméia, Boo-Boo, Bamm-Bamm, Zorak,
Brak e Moltar.
Desde
a sua criação, o Cartoon Network tem trabalhado para manter-se
atualizado com as tendências atuais, incentivando as crianças a se
familiarizarem com as novas tecnologias. O canal tem sido pioneiro na
produção de conteúdo digital e multiplataforma, o que é a chave para o
sucesso.
O
site regional (CartoonNetworkLA.com), lançado em 1998, já foi
reformulado e atualizado inúmeras vezes, oferecendo muitas oportunidades
para as crianças explorarem sua criatividade. O Cartoon Network tem
atualmente mais de 20 milhões de usuários registrados e é um dos sites
mais movimentados no segmento infantil, boa parte devido ao público do
Brasil, que interage pelo www.cartoonnetwork.com.br totalizando 6 milhões de usuários registrados no país.
Com
esta ferramenta, as crianças podem desfrutar de diversos serviços como a
criação de sua própria Toonix, votar no desenho animado favorito,
escolher o que querem ver na TV e também ter acesso à informação sobre
seus programas, jogos e vídeos. A versão mais recente do site inclui a
modalidade "assistir e jogar", que permite aos usuários acessar os jogos
e assistir a vídeos simultaneamente.
O
Toonix estreou em 2008 e, desde então, foram criadas mais de 20 milhões
de combinações. Esses personagens se tornaram protagonistas de curtas
originais, jogos online e aplicativos para smartphones.
Com
uma forte presença na região e escritórios na Argentina, Brasil e
México, a Cartoon Network Enterprises, divisão de licenciamento do
Cartoon Network, leva o negócio de franquia de produtos de consumo e
estende a presença de marcas e personagens do canal no mercado. A
propriedade de franquias de sucesso como BEN 10, HORA DE AVENTURA e AS
MENINAS SUPERPODEROSAS apoia a programação e as estratégias de conteúdo,
e reforçam os valores que identificam o Cartoon Network como uma marca.
Mas
o trabalho do Cartoon Network não termina aqui: como parte de seu
programa de responsabilidade social, o MOVIMENTO CARTOON, criado em
2007, o canal começou a desenvolver iniciativas de sensibilização para
questões importantes às crianças e a suas famílias, colocando-as como
agentes de mudança em campanhas como CHEGA DE BULLYING - NÃO FIQUE
CALADO, com foco em prevenção ao bullying.
O
MOVIMENTO CARTOON aglomera campanhas de sucesso como a maratona da
solidariedade, a CORRIDA CARTOON e o COPA TOON, em que os pais e as
crianças correm e jogam futebol juntos, incentivando a atividade física
em família e um estilo de vida saudável.
Há também esforços para sensibilizar as crianças sobre a importância de
proteger o meio ambiente, além de outras ações com diversas
organizações que defendem os direitos das crianças.
Certamente,
com uma forte conexão com o público, grandes investimentos em produções
originais e um excelente desempenho, este é o melhor momento para
comemorar os 20 anos do Cartoon Network!
CARTOON NETWORK NO BRASIL
· O
Cartoon Network foi o canal mais assistido na TV por assinatura entre
crianças de 4 a 11 anos durante o último semestre de 2012¹ e nos meses
de janeiro e fevereiro deste ano; ao longo de 24 horas, o canal liderou a
audiência entre meninos na mesma idade; já entre as meninas desse grupo
etário, o Cartoon Network alcançou a terceira colocação no mesmo
período; ²
· Considerando meninos e meninas de 12 a 17 anos, o canal esteve em segundo lugar na audiência da TV paga ao logo de 24 horas.3
Postar um comentário