sexta-feira, 6 de março de 2015

Repórter Eco mostra como funciona invenção eletrônica que economiza água

Divulgação
Depois de perder 300 mil litros de água com o vazamento de um cano e desembolsar R$ 5 mil, o arquiteto André Santos Silva teve a ideia de criar o Poupa Água. Trata-se de um aparelho eletrônico que monitora e, se necessário, corta o consumo do recurso natural. O inventor fala de sua criação no Repórter Eco deste domingo (8/2). O programa vai ao ar às 17h30, na TV Cultura.

Silva bancou a produção de cem unidades da ferramenta, que já foi patenteada, e agora está buscando apoio de alguma empresa que a fabrique em série. O objetivo principal é ajudar na economia de água frente à crise de abastecimento nos reservatórios do Brasil, principalmente na região sudeste. Sobre seu uso, não há segredos. “Você vai programar o seu consumo diário e ele vai monitorar por 24 horas. Extrapolando por causa de um vazamento ou consumo [excessivo], ele vai fazer o corte automático”, explica.
O programa também exibe matéria sobre um sistema caseiro de compostagem para a produção de adubo orgânico. Leila Vendrametto, educadora ambiental do instituto 5 Elementos, que promove ações voltadas à sustentabilidade, explica como produzi-lo. O processo reaproveita restos de verduras, legumes e cascas de frutas, e usa três caixas plásticas e uma tampa.
O projeto de uma vila ecológica ganha destaque nesta edição. Moradores do bairro Vila da Esperança, na periferia de São Paulo, decidiram recuperar um terreno antes ocupado pelo lixo. Agora, eles querem proteger uma área de Mata Atlântica que fica perto do local. 
Repórter Eco é apresentado pela jornalista Márcia Bongiovanni e vai ao ar aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo