sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Repórter Eco mostra como fazer hortas urbanas

Divulgação
Seguindo uma tendência mundial de transformar espaços livres nas metrópoles em hortas urbanas, o Repórter Eco traz um exemplo simples que vem de uma moradia em São Paulo. Uma campanha para adoção de pets com deficiência e o acervo de fotografias do Brasil nos séculos 18 e 19 disponíveis na internet completam as reportagens do programa da TV Cultura. A edição vai ao ar neste domingo (13/9), às 17h30. A apresentação é de Márcia Bongiovanni.

Na zona oeste da capital paulista, a casa do jornalista Luis Esnal e seu filho Pedro, de sete anos, tem o telhado verde. É que nesse espaço eles decidiram fazer uma horta orgânica usando caixotes. As folhas e temperos plantados ali dão para o consumo da família e ainda sobram. A ideia veio quando Luís soube a grande quantidade agrotóxico que uma pessoa consome por ano. “Um galão de uns cinco litros de agrotóxico ou de pesticida ou fertilizante é a sua cota nos vegetais que você compra, se você come bastante salada na tua casa". O entusiasmado Pedro completa ao salientar os pontos positivos da horta: “Isso é uma vantagem, e outra vantagem é que você não precisa comprar as coisas, pois já tem um monte". O jornalista estimula os interessados no cultivo urbano e diz que o acesso à informação pela internet facilita até mesmo para os iniciantes.
Uma reportagem que pode sensibilizar as pessoas, principalmente quem tem um pet em casa, vem de uma Ong que abraça a campanha de adoção de animais domésticos com deficiência. Muitos ficaram com problemas físicos devido a maus tratos, mas esses pets podem ser bastante carinhosos e fieis. A organização Ampara Animal, que trabalha na defesa de animais abandonados e rejeitados, participa da campanha Adote um pet com deficiência, que está internet. Também haverá um dia dedicado à adoção: 20 de setembro, das 9h às 18h, no Parque Villa lobos, zona oeste da capital paulista.
Uma coleção rara de fotos que conta a história do Brasil nos séculos 18 e 19 dão um recorte do cenário brasileiro entre os anos de final do Império e começo da República. Mais de 2500 fotografias da Fundação Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro, e do Instituto Moreira Salles, de São Paulo, estão disponibilizadas na internet, no portal Brasiliana Fotográfica (http://brasilianafotografica.bn.br/).
Repórter Eco é apresentado pela jornalista Márcia Bongiovanni. Integrante do jornalismo da TV Cultura de São Paulo, está no ar há 25 anos. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo