‘Diário de Uma Busca’, premiado documentário sobre o jornalista Celso Castro, estreia no Curta!
Inédito no canal, a estreia da semana fica por conta de “Diário de Uma Busca”, um retrato político e familiar do jornalista Celso Castro, pai de Flavia Castro, diretora do longa-metragem. A cineasta decidiu reconstruir a história desse militante de esquerda que morreu de forma misteriosa em 1984, depois de um período refugiado no Chile e exilado na França. A polícia tratou o caso como suicídio. Na ocasião, seu corpo foi encontrado junto com o de um amigo na casa de um ex-oficial nazista.
Para ir atrás de memórias do pai com quem pouco conviveu, Flavia Castro apresenta cartas deixadas por ele e entrevistas com figuras que têm uma ligação com aquela época: policiais, legistas, amigos, jornalistas. O documentário revela ainda a experiência da própria diretora durante o período que ela chama de “infância militante”, quando ela e o irmão estavam afastados também da mãe, que era comunista e que acompanhava o marido na fuga do país. “Eu acho que, no Brasil, “Diário de Uma Busca” é um dos primeiros filmes que fala da questão das crianças, dos filhos dos militantes e dos filhos dos exilados. Apesar de não focar nisso, do fio condutor dele ser a história de vida do meu pai e da morte dele, ao longo do filme a gente sente um pouco como era ser filho de militante nessa época. Na verdade, nunca pensei em fazer um filme de homenagem ao meu pai. Eu queria me aproximar da figura dele através do meu amor, da minha subjetividade”, comenta a diretora. O filme vai ao ar na Sexta da Sociedade, dia 26.
A série “Luz e Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro” apresenta a trajetória profissional de Lula Carvalho. Filho de Walter Carvalho, o cineasta é conhecido pelos trabalhos como diretor de fotografia na grande produção internacional “Robocop” e no sucesso nacional da franquia “Tropa de Elite” e “Tropa de Elite 2”. O episódio inédito vai ao ar na Quarta de Cinema, dia 24.
O “A Vida É Curta!” da semana traz uma sequência de filmes feitos em parceria profissional. O programa começa com “Interlúdio”, de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, que conta a história de amor de um frequentador de supermercado com a caixa do estabelecimento. “J. Carlos” é o segundo filme da faixa. Projeto de Norma Bengell - que morreu antes do filme ser concluído - em parceria com Silvio Tendler, o roteiro conta a vida do chargista, ilustrador e designer considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro. Encerra a faixa “Marly Normal”, de Fernando Meirelles e Marcelo Machado, em seu início de carreira, em 1983. A produção mostra a vida de uma simples escriturária de São Paulo.
Mempo Giardinelli é o autor da semana na série “Impressões do Mundo”, em mais um episódio inédito, que vai ao ar nesta Quinta do Pensamento, dia 25. Depois de um período de exílio, o escritor argentino retornou ao seu país e fundou uma organização sem fins lucrativos de incentivo à literatura. Além de comentar sobre sua carreira e sobre a ditadura, ele dá detalhes sobre o processo de adaptação de sua obra “Luna Caliente” para a televisão, minissérie do cineasta brasileiro Jorge Furtado.
SEGUNDA DA MÚSICA
Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano (Documentário)
Um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70 através do grupo musical “Novos Baianos”. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.
Diretor: Henrique Dantas
Duração: 76 min.
Exibição: 22 de agosto, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 23 de agosto, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 24 de agosto, quarta-feira, às 10h30;
Dia 27 de agosto, sábado, às 17h.
TERÇA DAS ARTES
21 (Documentário)
Criado em 1992, "21" é um divisor de águas na história do Grupo Corpo. Depois de atuar por uma década com temas musicais pré-existentes, com este balé, a Companhia mineira volta a trabalhar com música especialmente composta. Da teia de combinações rítmicas em torno do número 21, contida nas partituras criadas por Marco Antônio Guimarães - diretor artístico do Uakti, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras cria uma escritura coreográfica cujo pulso, ou impulso, é de transpiração matemática. O resgate da ideia de trabalhar com trilhas especialmente compostas, permite também que o Grupo Corpo avance na investigação de um vocabulário próprio identificado com suas raízes brasileiras.
Diretor: Cláudia de Brito Ribeiro de Oliveira
Duração: 52 min
Exibição: 23 de agosto, terça-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 24 de agosto, quarta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 25 de agosto, quinta-feira, às 11h;
Dia 27 de agosto, sábado, às 12h.
QUARTA DE CINEMA
Dedicado às parcerias, o “A Vida é Curta” dessa semana traz obras assinadas por dois diretores
Nessa quarta-feira, o “A Vida é Curta” exibirá três curtas dirigidos com parceria de dois diretores. São eles: “Interlúdio”, “J.Carlos” e “Marly Normal”. Dos diretores Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, “Interlúdio” conta a história de um frequentador de supermercados que tem um caso passageiro com a menina da caixa. O curta “J.Carlos”, de Norma Bengell e Silvio Tendler, apresenta a vida do chargista, ilustrador e designer J.Carlos, considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro. Finalizando com os diretores Fernando Meirelles e Marcelo Machado, diretores de “Marly Normal”, curta que mostra a rotina de uma escriturária de São Paulo, em detalhe. Um aparelho de TV ameniza sua solidão e funciona como uma máquina dos sonhos. O tique-taque do relógio, presente ao longo do vídeo, evidencia o ritmo frenético das grandes cidades.
Classificação Indicativa: Livre
Classificação Indicativa: Livre
Exibição: 24 de agosto, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 25 de agosto, quinta-feira, às 0h e às 14h
Dia 26 de agosto, sexta-feira, às 8h
Dia 27 de agosto, sábado, às 14h.
Lula Carvalho - Na Elite da Tropa (Documentário)
Luz & Sombra é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira. Neste episódio, o entrevistado é o fotógrafo Lula Carvalho.
Diretor: Betse de Paula e Jacques Cheuiche
Duração: 26 min
Exibição: 24 de agosto, quarta-feira, às 22h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 25 de agosto, quinta-feira, às 2h e às 16h;
Dia 26 de agosto, sexta-feira, às 10h;
Dia 27 de agosto, sábado, às 21h30.
QUINTA DO PENSAMENTO
Mempo Giardinelli – La Revolucion em Bicicleta (Documentário)
A trajetória do escritor argentino que foi exilado pela ditadura de seu país e, ao voltar, criou uma fundação sem fins lucrativos para apoiar a leitura e a literatura. Premiado em vários países, desde que publicou “La Revolucion em Bicicleta”. Uma abordagem sobre suas experiências com o jornalismo e sua preferência por contos e novelas. Mempo Giardinelli fala de sua vida, a ditadura argentina, sua produção literária e da adaptação de uma de suas obras para a televisão, “Luna Caliente”, minissérie feita pelo cineasta brasileiro Jorge Furtado.
Diretor: Ronaldo Duque
Duração: 26 min
Exibição: 25 de agosto, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 26 de agosto, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 27 de agosto, sábado, às 21h;
Dia 28 de agosto, domingo, às 9h.
SEXTA DA SOCIEDADE
Diário de Uma Busca (Documentário)
Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou à força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta aos cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência.
Diretora: Flavia Castro
Duração: 105 min
Exibição: 26 de agosto, sexta-feira, às 22h05.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 27 de agosto, sábado, às 2h5 e às 10h10;
Dia 28 de agosto, domingo, às 21h05;
Dia 29 de agosto, segunda-feira, às 16h05.
Postar um comentário