Curta! exibe episódio de ‘Brasil Visual’ que revela relação entre o homem, a arte e o meio ambiente
No dia 18, na Terças das Artes, o Curta! exibe “Homem, Arte e Meio Ambiente”, terceiro episódio da série “Brasil Visual”, que investiga o processo de produção das artes plásticas no país. Em foco, obras, pesquisas e experimentos que lidam com o meio ambiente como espaço de criação. O artista performático Rodrigo Saad, mais conhecido como ‘Cabelo’, apresenta a parceria entre artistas e cientistas, e conversa sobre a relação entre o natural e o artificial. Idealizada e dirigida pela produtora pernambucana Rosa Melo, a série “Brasil Visual” apresenta um panorama das artes em oito capítulos, por intermédio de conversa com artistas, críticos e curadores sobre temas emergentes nas artes visuais contemporâneas.
Na Quarta de Cinema, dia 19, a trajetória do premiado diretor de fotografia Lucio Kodato é a atração da série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro”. No episódio, Kodato lembra os principais momentos de sua carreira de mais de 40 anos. Ele conta como filmou as índias dentro de ocas, em “Xingu/Terra”, ao lado da diretora Maurren Bisilliat, e relembra o trabalho em “Maré”, dirigido por Lúcia Murat, que lhe rendeu o prêmio de melhor fotografia no Festival do Rio de 2007. Da experiência de quem começou na fotografia ainda na adolescência, ajudando o pai num laboratório, Kodato aconselha os profissionais que estão começando na carreira, ressaltando justamente a importância dos aspectos do trabalho que dão título à série. “Existe uma luz e uma sombra para cada ponto de vista. Hoje, principalmente, com a capacidade das câmeras que podem captar qualquer coisa, o trabalho de luz e sombra é algo fundamental. Eu acho que é onde os jovens devem investir na fotografia: no trabalho de luz e sombra”, indica.
Com o tema “Comédia”, o “A Vida É Curta!” vai ao ar também na quarta com a estreia de “Chapa”, de Fábio Montanari. Vencedor dos prêmios “Aquisição Canal Curta!” e “Porta Curtas” no “Festival Internacional de Curtas de São Paulo” de 2015, “Chapa” conta a história de dois amigos, Chapa e Feola, que são injustamente demitidos da padaria onde trabalharam por mais de 20 anos. Eles decidem se vingar e assaltar o local. Mas precisam terminar antes que o primeiro jogo do Brasil na Copa comece. Depois, é a vez de “Ao Meu Pai Com Carinho”, de Fausto Noro. No filme, Marcio é vítima de um sequestro-relâmpago. Os bandidos erram a ligação telefônica e acabam negociando com Bruno, um jovem entediado. Fechando a edição bem-humorada, “Cheque Mate”, de Ricardo Bravo, traz no elenco os atores Paulo José e Zezé Polessa. Em cena, uma verdadeira aula sobre a ecologia do dinheiro, demonstrando o ciclo de vida de um cheque que roda por todas as mãos de uma pequena cidade do interior e desaparece.
Na Quinta do Pensamento, dia 20, episódio inédito de “Impressões do Mundo” apresenta um dos mais importantes escritores da língua espanhola, o mexicano Mario Bellatin. No programa, “Mario Bellatin - Fragmentos da vida”, o premiado autor fala sobre a narrativa influenciada pelo cinema, além de suas opções estéticas e de seu processo criativo.
SEGUNDA DA MÚSICA
James Brown (Documentário)
O retrato de um dos maiores artistas do século XX, o músico americano James Brown, que alcançou o auge de sua arte, apesar de ter nascido negro e pobre nos Estados Unidos anos 30. Com materiais de arquivo e diversos encontros, o filme relembra a vida do cantor desde 1933 até 2006, concentrando-se em seus anos de glória, entre 1955 e 1971. O documentário também relata o mundo em que o artista evoluiu, falando sobre sua visita às tropas norte-americanas em 1968, quando eles estavam em guerra no Vietnã. Registros contam ainda história da comunidade negra americana em um período muito turbulento, a partir do início da década de 1950 até o fim da década de 1960.
Diretor: Philip Priestley
Duração: 56 min.
Exibição: 17 de outubro, segunda-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 18 de outubro, terça-feira, às 3h e às 17h;
Dia 19 de outubro, quarta-feira, às 11h;
Dia 22 de outubro, sábado, às 10h35.
TERÇA DAS ARTES
Brasil Visual – Homem, Arte e Meio Ambiente (Série)
O meio ambiente é o espaço em que vivemos e de que dependemos para a nossa sobrevivência. Nesse episódio, enfocamos obras, pesquisas e experimentos que lidam com esse espaço, investigando como se dá a colaboração entre artistas e cientistas nessas produções e a relação entre natural-artificial. Como demarcar esta fronteira? Que potências naturais desconhecidas cada ação humana mobiliza? Como elas repercutem no meio ambiente ao longo do tempo? O artificial pode se tornar natural pela ação do tempo?
Diretor: Rosa Melo
Duração: 26 min
Estreia: 18 de outubro, terça-feira, às 20h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 19 de outubro, quarta-feira, às 0h30 e às 14h30;
Dia 20 de outubro, quinta-feira, às 8h30;
Dia 22 de outubro, sabado, às 20h50.
QUARTA DE CINEMA
O “A Vida é Curta!” dessa semana mergulha no universo da comédia, com estreia do curta “Chapa”
A faixa traz três produções divertidas, com estreia do curta “Chapa”, de Fabio Montanari, seguido de “Ao Pai Com Carinho” e “Cheque Mate”. Vencedor de um dos Prêmios de Aquisição Canal Curta! e do Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2015, “Chapa” conta a história de dois funcionários de uma padaria que decidem assaltar o antigo local onde trabalhavam por mais de 20 anos, mas precisam terminar antes que o primeiro jogo do Brasil na Copa comece. “Ao Pai Com Carinho” apresenta Marcio, um jovem de classe média alta, que é vítima de um sequestro-relâmpago. Os bandidos erram a ligação telefônica e acabam negociando com Bruno, um jovem entediado por passar as tardes junto com os amigos e os jogos eletrônicos. Bruno, pensando se tratar de um trote, decide entrar na "brincadeira" e acaba surpreendendo os sequestradores. Para finalizar, “Cheque Mate” narra uma verdadeira aula sobre a ecologia do dinheiro, demonstrando o ciclo de vida de um cheque que roda por todas as mãos de uma pequena cidade do interior e desaparece, sem virar dinheiro.
Exibição: 19 de setembro, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 20 de outubro, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 21 de outubro, sexta-feira, às 8h;
Dia 22 de outubro, sábado, às 14h.
Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Lúcio Kodato (Série)
Luz & Sombra é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira. Neste episódio, o entrevistado é o fotógrafo Lúcio Kodato.
Diretores: Betse de Paula e Jacques Cheuiche
Duração: 26 min
Estreia: 19 de outubro, quarta-feira, às 22h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 20 de outubro, quinta-feira, às 2h e às 16h;
Dia 21 de outubro, sexta-feira, às 10h;
Dia 22 de outubro, sábado, às 21h20.
QUINTA DO PENSAMENTO
Impressões do Mundo - Mario Bellatin (Série)
Mario Bellatin, premiado escritor mexicano, e um dos mais importantes da língua espanhola, tem uma narrativa cheia de fragmentos, influenciada pelo cinema, que sempre nos leva ao mundo dos anômalos e dos desvalidos. Mário Bellatin foi uma das vítimas da Talidomida, medicamento usado fartamente na década de 1960 contra enjoos em mulheres grávidas, mas que tinha como um dos efeitos colaterais o nascimento de bebês sem um ou mais membros. Belatin, que nasceu sem o braço direito, fala de sua vida, do seu processo criativo e de suas opções estéticas. E conta como vê sua obra no contexto mundial.
Diretor: Ronaldo Duque
Duração: 23 min
Estreia: 20 de outubro, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 21 de outubro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 23 de outubro, sábado, às 9h;
Dia 24 de outubro, domingo, às 11h30;
SEXTA DA SOCIEDADE
Os Catadores e Eu (Documentário)
Os Catadores e Eu é um documentário que mostra uma visão humana da vida dos catadores de frutas que, após a colheita, recolhem tudo aquilo que ficou no chão e depois vendem ou doam para os pobres famintos. A partir de um célebre quadro de Millet, Des glaneuses (Os Catadores), o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos catadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas que os outros rejeitam. A catadora, nesse sentido, é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmera digital, se assume como uma recuperadora das imagens que outros não querem ver nem fazer, e que, portanto, deixam para trás.
Diretora: Agnès Varda
Duração: 78 min
Exibição: 21 de outubro, sexta-feira, às 22h15.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 22 de outubro, sábado, às 2h10 e às 9h;
Dia 23 de outubro, domingo, às 20h;
Dia 24 de outubro, segunda-feira, 16h15.
Postar um comentário