quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Nova série de arte contemporânea do Curta! estreia em clima de Carnaval

Divulgação
Na Terça das Artes, 28, às 23h30, o Curta! celebra o Carnaval e abre alas para a arte contemporânea. Em plena folia de Momo, estreia a série inédita e exclusiva “Estados da Arte”, trazendo em seu primeiro episódio, "Celebração", a mostra "Abre Alas" da galeria de arte Gentil Carioca. A inciativa, há 13 carnavais, extrapola as fronteiras da galeria, levando a arte para a rua, em meio a confete e serpetina. Dirigida por Eduardo Goldenstein e produzida pela Aion Cinematográfica, “Estados da Arte” investiga, em seus 12 episódios, a motivação, os pensamentos e as obras de artistas contemporâneos dos mais variados estilos, a partir de temas de peso na produção artística atual. Além de “Celebração”, a série abordará, ainda: “Futuro”, “Coletivo”, “Política”, “Palavra”, “Índio”, “Negro”, “Cidade”, “Natureza”, “Som”, “Feminismo” e “Memória”. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

“Celebração” é o tema do primeiro episódio de “Estados da Arte”
Na série “As Canções da Minha Vida”, exibida na Segunda da Música, 27, é a vez do ecletismo do cantor e compositor Di Ferrero. A partir das 23h30, o roqueiro do grupo NX Zero revela que começou a cantar na igreja e surpreende ao falar sobre a importância de Alceu Valença em seu trabalho. “Eu tinha receio de falar para a minha galera rock'n roll que gostava de Alceu, mas com o tempo fui vendo que ele sempre foi muito mais rock'n roll do que a gente”. Di Ferrero interpreta um dos maiores sucessos de Alceu, “Anunciação”, além de trazer versões de “Lugar ao Sol”, de Charlie Brown Jr., "Lithium", do Nirvana, e "Onde Você Mora", do grupo Cidade Negra.
Antecipando o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o "A Vida é Curta", celebra as mulheres no cinema – e que fazem cinema – durante duas semanas seguidas, a partir da quarta-feira, dia 1º, às 20h. Para começar, “Retrato de Carmem D.”, de Isabel Joffily, sobre uma psiquiatra, que atende os seus pacientes em um consultório no térreo de sua casa, onde também vive sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim. O curta foi vencedor do prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2015. Depois, é a vez de“Cordilheira de Amora II”, documentário de Jamille Fortunato, que traz a história de uma indiazinha Guarani Kaiowá que transforma seu quintal em um experimento do mundo. O curta conquistou diversos prêmios, entre eles o de “Melhor Curta – Júri Popular no Fest Cine América do Sul”, em 2015. Encerrando a faixa, “Quem Matou Eloá?”, de Lívia Perez. O documentário traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, a partir da história de Lindemberg Alves, de 22 anos, que, em 2009, invadiu o apartamento da ex-namorada, Eloá Pimentel, e a fez refém por cinco dias.
Na Quinta do Pensamento, dia 2, às 23h, vai ao ar o último episódio da série exclusiva “No Caminho do Bem”. O economista e ambientalista Sérgio Besserman conversa com representantes de diferentes credos e questiona por que ainda vivemos tantos episódios de intolerância religiosa. A produção da Giros é dirigida por Belisario Franca e financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).

SEGUNDA DA MÚSICA
As Canções da Minha Vida (Série)
Gravada no ateliê do artista plástico Sérgio Marimba, “As Canções da Minha Vida” é uma série musical composta de 13 episódios que faz um grande painel da música brasileira. Vamos conhecer quais as músicas mais marcantes e que influenciaram artistas importantes, como: Maria Gadú, Geraldo Azevedo, Ana Cañas, Hamilton de Holanda, Leo Jaime e Odair José. Artistas brasileiros, com seus instrumentos, irão destrinchar sua trajetória artística através das músicas que os influenciaram, que serviram de inspiração e que o ajudaram a compor seu trabalho autoral. Uma grande homenagem à música brasileira feita por seus compositores e intérpretes. 

 
Episódio inédito – Di Ferrero
Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na Igreja?! Além dessa surpresa, Di ainda revela a importância de Alceu Valença em seu trabalho e canta “Anunciação”. O rock não passa batido e ele interpreta versões para “Lugar ao Sol”, de Charlie Brown Jr., “Lithium”, do Nirvana, ‘ “Onde Você Mora”, do grupo Cidade Negra, em versão voz e Ukelele. Do NX Zero, Di canta “Só Rezo”. 
Diretor:  Bruno Levinson
Duração: 26 min.
Estreia: 27 de fevereiro, segunda-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 28 de fevereiro, terça-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 01 de março, quarta-feira, às 11h30;
Dia 04 de março, sábado, 21h30.

TERÇA DAS ARTES
Estados da Arte - Celebração (Série)
A prática e a visão de um grupo de artistas que decide fundar uma galeria e inventar novas formas de experimentação e circulação da obra de arte. A arte extrapola as fronteiras da galeria para celebrar a vida, seguindo o mote dos criadores da A Gentil Carioca. 
Diretor:  Eduardo Goldenstein
Duração: 26 min
Estreia: 28 de fevereiro, terça-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 01 de março, quarta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 02 de março, quinta-feira, às 11h30;
Dia 04 de março, sábado, às 21h.

QUARTA DE CINEMA
“A Vida é Curta!”traz sequência de curtas focado nas mulheres
Dirigidos por mulheres, a faixa apresenta três curtas nas quais elas são as protagonistas. São eles:“Retrato de Carmem D.”“Cordilheira de Amora II” e “Quem Matou Eloá?”. O documentário“Retrato Carmem D.”, de Isabel Jofilly, apresenta a vida de uma senhora de 72 anos,  que é psiquiatra. Carmem atende seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim. Na sequência,“Cordilheira de Amora II”, de Jamille Fortunato, foi filmado com celular na Aldeia Amambai, no Mato Grosso do Sul, fronteira do Brasil com o Paraguai. Lá, uma índia Guarani Kaiowá, Cariane Martines de 9 anos, transforma seu quintal num experimento do mundo.
Em seguida, o curta-metragem “Quem Matou Eloá”, de Lívia Perez, traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres. 
Exibição: 01 de março, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 02 de março, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 03 de março, sexta-feira, às 8h;
Dia 04 de março, sábado, às 14h.

Mutum (Filme)
Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo. 
Diretora: Sandra Kogut
Duração: 95 min
Exibição: 01 de março, quarta-feira, às 22h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 02 de março, quinta-feira, às 2h e às 16h;
Dia 03 de março, sexta-feira, às 10h;
Dia 04 de março, sábado, às 22h.

QUINTA DO PENSAMENTO
No Caminho do Bem - Intolerância (Série)
Afinal, se a fé nos separa, o que poderá nos unir rumo ao diálogo e a tolerância? Este episódio de No Caminho do Bem convida fiéis e representantes religiosos a questionar por que ainda vivemos tantos episódios de intolerância religiosa. 
DiretoresBárbara Kahane e Belisario Franca
Duração: 98 min
Estreia: 02 de março, quinta-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 03 de março, sexta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 04 de março, segunda-feira, às 12h;
Dia 05 de março, terça-feira, às 23h.

SEXTA DA SOCIEDADE
Domínio Público (Documentário)
Entre 2011 e 2014, o documentário investigou as transformações no Rio de Janeiro por conta dos megaeventos: UPPs nas favelas, remoções forçadas, privatizações de espaços públicos e revoltas populares. 
Diretores:  Fausto MotaHenrique Ligeiro e Raoni Vidal.
Duração: 32 min 
Exibição: 03 de março, sexta-feira, às 22h.
Classificação: 16 anos.
Horários alternativos:
Dia 04 de março, sábado, às 2h e às 7h;
Dia 05 de março, domingo, às 18h;
Dia 06 de março, segunda-feira, 16h.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente. 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo