‘Uma Garota No Rio: O Preço Do Perdão’ estreia em 13 de março na HBO
Ao relatar a dramática história de uma jovem paquistanesa, Uma Garota no Rio: O Preço do Perdão expõe as pressões enfrentadas pelas mulheres no Paquistão diante das interpretações conflitantes dos seus direitos e as questões de “honra” das famílias locais. O documentário estreia no dia 13 de março, às 23h, com exclusividade no canal HBO.
Dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy (ganhadora de um Oscar® com “Livrando a Cara”, da HBO), a produção narra o drama de Saba que sobreviveu à tentativa da sua própria família de matá-la pelo crime de “atentado à honra”. No Paquistão, mais de 1.000 mulheres são consideradas culpadas e condenadas à morte todos os anos pelo mesmo motivo. Muitas vezes, seus familiares são pressionados a perdoar e absolver os agressores, o que permite que eles retomem suas vidas na comunidade.
Na região paquistanesa de Punjab, um rapaz e uma garota se apaixonaram e decidiram se casar. Saba, de18 anos, e Qaiser, de 21, se conheciam havia quatro anos e o pai de Saba estava ajudando a planejar o casamento. Mas o tio dela foi contra a união, argumentando que Qaiser era de uma classe mais humilde, e proibiu o casamento. Decididos a ficar juntos, eles se casaram em um cartório local. Apenas algumas horas depois, o pai e o tio de Saba a levaram à força da casa da sua nova família, a conduziram até a beira de um rio, bateram e atiraram para matá-la por ter “desonrado” a família.
Milagrosamente Saba sobreviveu, mas não podia entrar em contato nem com a mãe, nem com as suas irmãs depois do seu “ato de rebeldia”. Com seu pai e seu tio presos à espera de julgamento, ela foi pressionada pela comunidade a perdoar e esquecer o que eles lhe tinham feito, para trazer a paz de volta à comunidade — e tirar o único provedor de sustento da sua família da prisão. Como a lei do Paquistão permite que os parentes próximos de uma mulher perdoem seus assassinos, e como muitas vezes as paquistanesas são assassinadas por parentes, essa “lei do perdão” permite que milhares de criminosos acabem livres da punição.
O documentário conta como Saba se reencontrou com o marido e a mãe, passou por uma grande cirurgia, enfrentou uma batalha cruel na Justiça em que seu advogado voluntário defensor dos direitos humanos foi afastado, e a sentença final do caso foi pela libertação dos agressores.
Uma Garota no Rio: O Preço do Perdão (A Girl In The River: The Price Of Forgiveness) ganhou o Oscar® de Melhor Documentário Curta-Metragem 2016, chamando a atenção para a crise de direitos humanos no Paquistão devido às mortes por “defesa da honra”. Antes da premiação, a diretora Sharmeen Obaid-Chinoy declarou: “Eu espero que este filme e esta mensagem ampliem a consciência sobre essa crise e promovam uma mudança para as mulheres.”
A HBO Documentary Films apresenta o lançamento da SOC Films que tem produção e direção de Sharmeen Obaid-Chinoy, edição de Geof Bartz, coprodução de Haya Fatima Iqbal, direção de fotografia de Asad Faruqi e trilha sonora de Wendy Blackstone. Tina Brown e Sheila Nevins são as produtoras executivas e Lisa Heller, a produtora sênior.
Todos os documentários da HBO serão disponibilizados na HBO GO, a plataforma de entretenimento digital, depois da estreia no canal, junto com uma seleção dos melhores documentários da HBO. A HBO GO está disponível para os assinantes das operadoras participantes no site www.hbogo.com.br, pelo aplicativo para dispositivos móveis (com iOS ou Android) ou por meio do Xbox 360 (para usuários do Xbox Live).
Postar um comentário