Manipulações genéticas são discutidas em TERRADOIS
No TERRADOIS desta terça-feira (2/5), Jorge Forbes e Maria Fernanda Cândido analisam as novas concepções genéticas obtidas por meio do avanço tecnológico da ciência e suas consequências na sociedade pós-moderna. Com roteiro de Edu Salemi, o episódio inédito intitulado Aquele Que Não Quer Ver vai ao ar às 22h30, na TV Cultura.
A partir de uma pesquisa norte-americana, foi descoberto que, atualmente, muitos casais de cegos, anões e surdos têm manipulado embriões para que seus filhos venham ao mundo com essas mesmas características físicas. No entanto, as questões que entram em jogo são: até que ponto vai o direito dos pais de influir no futuro biológico e social do feto? Por que eles tomam este tipo de medida?
Segundo o psicanalista Jorge Forbes, “a mãe anã diz que quer um filho anão para poder carregá-lo no colo. Caso contrário, quando a criança estiver com 4 anos de idade, por exemplo, seria maior do que ela. Além disso, sua casa está toda pronta para uma miniestatura. Já os pais surdos disseram que a vida sem som era muito melhor do que a vida com som e que queriam que o filho vivesse no mesmo ambiente que eles. Tanto os anões quanto os surdos queriam manter o ambiente em que vivem para os filhos. Não queriam que fosse diferente, nesse aspecto”.
Para discutir esse dilema, os atores Isabella Vergal, Marco Antônio Pâmio e Martha Nowill vivem na pele de Adriana, Jorge e Berenice, respectivamente. Os personagens fazem parte da dramaturgia roteirizada por Edu Salemi, que gira em torno das consequências causadas pelas manipulações genéticas em TERRADOIS.
Sobre a série
Com a atriz Maria Fernanda Cândido e o psicanalista Jorge Forbes, TERRADOIS une arte e teoria em uma linguagem nunca vista na televisão, descortinando não apenas o backstage do processo criativo do programa, como também a discussão de temas relacionados à pós-modernidade. Composta por 8 episódios, a série inédita da TV Cultura tem direção de Mika Lins e Ricardo Elias.
Postar um comentário