quarta-feira, 31 de maio de 2017

As várias facetas do maestro, compositor e instrumentista Paulo Moura chegam ao Curta! em documentário exclusivo

Divulgação

Segunda da Música, 5, às 22h30, conta um pouco da vida de um dos mais importantes instrumentistas do país, o músico Paulo Moura, através do documentário “Paulo Moura – Alma brasileira”. Morto em julho de 2010, o compositor e arranjador de choro, samba e jazz se consagrou no cenário musical brasileiro, tendo tocado com Ary Barroso, Dalva de Oliveira, Elis Regina, Milton Nascimento e Sérgio Mendes. Com trechos de entrevistas, registros filmados e escritos, a produção constrói um retrato completo do artista. O longa apresenta 25 canções do repertório de Paulo Moura, enquanto ele próprio dá mais detalhes sobre sua história no cenário musical brasileiro.


O episódio inédito da série “Designers do Brasil” traz como destaque o designer gráfico Rico Lins para a Terça das Artes, 6, às 23h30. Rico é um militante do uso do cartaz como forma de comunicação e tem organizado uma série de exposições no Brasil e no exterior sobre essa mídia.

No novo inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 8, às 22h30, o crítico de arte, escritor e professor da Universidade de Columbia Jonathan Crary explica o poder destrutivo na economia atual e fala, também, sobre a internet e a alta velocidade característica do mundo contemporâneo.  

A faixa “A Vida é Curta” desta semana exibe histórias com pessoas da terceira idade e suas memórias extintas. Com direção de Liliana Sulzbach, a estreia “A Cidade” apresenta Itapuã (RS), uma comunidade com hábitos bem característicos, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência e que conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.  Na sequência, “Abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem, conta a historia de Abigail Lopes, mulher do sertanista pernambucano Francisco Meirelles. Chamada de 'Tipizari' pelos índios Xavantes da Serra do Roncador, em Goiás, o filme apresenta seu trabalho com os índios, as suas memórias e também relatos pessoais. Já “Olhos de Ressaca”, de Petra Costa, traz as divagações dos personagens Vera e Gabriel, que estão casados há 60 anos: os primeiros flertes, o nascimento dos filhos, a vida e o envelhecer. Através de impressões e relatos, o filme sugere um diário pessoal e existencial acerca do amor e da morte.

Já na Sexta da Sociedade, 9, às 22h30, é a vez de mais um episódio inédito da produção original e exclusiva “Arqueologias – Em Busca dos Primeiros Brasileiros”. Nesta semana, o diretor Ricardo Azoury mostra como é possível conhecer um povo e sua cultura por meio de estruturais ancestrais de terra e conchas, conhecidas como sambaquis. “Arqueologias – Em Busca dos Primeiros Brasileiros” é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual e produzida pela “Escrevendo & Filmes”.

Ainda na Sexta da Sociedade, às 23h30, o episódio inédito da série exclusiva “Mish Mash – A Presença Judaica no Brasil” traz o tema da preservação da memória dos judeus, através dos depoimentos de Karen Worcman e Tânia Kaufman. As duas mulheres se dedicam a registrar e documentar a história do povo hebreu no Brasil.  A série original é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual e apresenta, a cada semana, dois personagens de origem judaica, suas histórias e contribuições profissionais para o país.

 
SEGUNDA DA MÚSICA
Paulo Moura – Alma brasileira (Documentário)
O documentário apresenta uma trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e formar um retrato mais completo do artista. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e no cenário musical brasileiro. 

DiretorEduardo Escorel 
Duração: 86 min.
Estreia: 05 de junho, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 06 de junho, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 07 de junho, quarta-feira, às 10h30;
Dia 10 de junho, sábado, 22h.


TERÇA DAS ARTES
Bernardes (Documentário)
Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada. 

Diretores: Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros 
Duração: 85min
Exibição: 06 de junho, terça-feira, às 21h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 07 de junho, quarta-feira, às 1h30 e às 15h30;
Dia 08 de junho, quinta-feira, às 9h30;
Dia 10 de junho, sábado, 11h15.



QUARTA DE CINEMA
Memórias extintas é o tema da faixa “A Vida é Curta”, com estreia de “A Cidade”
Essa semana, o canal exibe histórias envolvendo pessoas da terceira idade e suas memórias. São eles: “A Cidade”, “Abigail” e “Olhos de Ressaca”. De Liliana Sulzbach, a estreia “A Cidade” apresenta a cidade de Itapuã (RS), uma comunidade com hábitos bem característicos, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.  Em seguida, “abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem, que conta a história de Abigail Lopes, que foi casada com o sertanista pernambucano Francisco Meirelles. Chamada de 'Tipizari' pelos índios Xavantes da Serra do Roncador, em Goiás, o filme apresenta o seu trabalho com os índios, as suas memórias e também relatos pessoais. Depois é a vez de “Olhos de Ressaca”, de Petra Costa, traz os personagens Vera e Gabriel, que estão casados há sessenta anos, divagam acerca da própria história: os primeiros flertes, o nascimento dos filhos, a vida e o envelhecer e através de impressões e relatos, o filme sugere um diário pessoal e existencial acerca do amor e da morte.

Exibição: 07 de junho, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 08 de junho, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 09 de junho, sexta-feira, às 8h;
Dia 10 de junho, sábado, às 14h.


Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro (série)
Episódio: Kátia Coelho – A Desbravadora
Kátia Coelho é considerada a primeira mulher diretora de fotografia no Brasil. Ganhou vários prêmios em festivais nacionais e internacionais. Entre eles, o Kodak Vision Award - Women in Film, pelo primeiro longa que assinou a direção de fotografia, Tônica Dominante (2000). 

Diretores: Betse de Paula e Jacques Cheuiche 
Duração: 26 min
Exibição: 07 de junho, quarta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 08 de junho, quinta-feira, às 3h30 e as 17h30.


QUINTA DO PENSAMENTO
Incertezas Criticas II (Série)
Incertezas Críticas é uma série documental de televisão com intelectuais de renome internacional. O objetivo é apresentar questões contemporâneas relevantes sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história e permitir ao espectador entrar em contato com o trabalho dos principais pensadores da atualidade. São pequenos documentários de 26 minutos com um personagem principal e uma abordagem das questões fundamentais que ele tematiza em sua obra. Nesta segunda temporada, os entrevistados são Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry, Tzvetan Todorov e Umberto Galimberti.


Episódio inédito – Jonathan Crary 
Jonathan Crary é professor da Columbia University, em Nova York. Autor de diversos estudos, ele explica neste programa como hoje a economia exige que trabalhemos 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem parar nem para dormir. Jonathan Crary discorre ainda sobre o sonho americano, as origens históricas do poder destrutivo da economia atual e a Internet. 

Diretor: Daniel Augusto
Duração: 26 min
Exibição: 08 de junho, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 09 de junho, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 10 de junho, sábado, às 20h30;
Dia 11 de junho, domingo, às 8h30;


SEXTA DA SOCIEDADE
Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros (Série)
Ao longo de seis episódios, a série documental revela os vestígios pré-históricos do país e investiga quem teriam sido os primeiros brasileiros. A produção dirigida por Ricardo Azoury de Aguiar busca retratar a pesquisa científica através de uma narrativa lúdica, capturada pelo olhar estético do fotógrafo.

Episódio inédito – Sambaquis 
Vistos de longe, eles não passam de grandes montes de terra e conchas que irrompem aleatoriamente pela praia, sem qualquer desenho ou propósito evidente. Mas para quem rastreia os caminhos dos primeiros povos da nossa terra, o sambaqui é uma obra engenhosa e de feitura colossal. Compreender a arquitetura monumental que se esconde debaixo das conchas é a senha para conhecer esse povo desconhecido - e toda uma cultura que se perdeu nas areias do tempo. 

Diretor: Ricardo Azoury de Aguiar
Duração: 45 min
Estreia: 09 de junho, sexta-feira, às 22h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 10 de junho, sábado, às 2h30 e às 17h;
Dia 12 de junho, segunda-feira, 16h30;
Dia 13 de junho, terça-feira, 10h30.



Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil (Série)
Misch Masch - a presença judaica no Brasil é uma série que a cada episódio apresenta dois personagens de origem judaica, suas histórias e contribuições profissionais para o país. Mostra o que representa a identidade judaica para cada um, seus antepassados, e principalmente, seus legados nas áreas de arquitetura, artes, ciência, educação, economia, história, gastronomia, música, psicanálise e teatro. As narrativas são centradas nos personagens, acompanham suas rotinas diárias, utilizam imagens de arquivos pessoais e públicos com apoio de recursos gráficos, que dão unidade e visão dinâmica a cada trajetória.

Episódio inédito – História e Memória
Duas mulheres dedicadas à preservação da memória, ao registro de histórias individuais e coletivas. A partir de uma pesquisa sobre imigrantes judeus no Rio de Janeiro, Karen Worcman decidiu fundar o Museu da Pessoa, que reúne histórias de vida. No Recife, Tânia Kaufman assumiu o compromisso de resgatar suas próprias origens. Nas suas pesquisas, busca inserir os judeus na história de Pernambuco e resgatar a narrativa da diáspora judaica para o Brasil. 

Diretores: Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski e Tatiana Toffoli Soares
Duração: 26 min 
Estreia: 09 de junho, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 10 de junho, sábado, às 3h30 e às 18h30;
Dia 12 de junho, segunda-feira, às 17h30;
Dia 13 de junho, terça-feira, às 11h30.


Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo