Ronaldo Fraga, Antônio Bernardo e Guto Índio da Costa são alguns dos personagens de “Designers do Brasil”, série exclusiva do Curta!”
O primeiro episódio trará a veia política do estilista Ronaldo Fraga. O artista, que entende moda como cultura, refaz sua trajetória profissional e comenta suas influências na hora de criar suas coleções, que costumam extrapolar o universo das roupas para se tornarem manifestos. Ronaldo comenta ainda a importância da memória para o design.
- A matéria fina para a alma de qualquer design, para qualquer designer, é a memória. Você se liberta através da memória – avalia o estilista Ronaldo Fraga.
Para Adélia Borges, diretora de conteúdo da série, as múltiplas influências do estilista compõem uma reflexão sobre o mundo contemporâneo.
- O Ronaldo Fraga traduz o que é ser mineiro, ser brasileiro e ser cidadão do mundo nas suas criações. Ele procura múltiplas influências de um jeito muito particular. E traduz isso de volta, com seu trabalho, com uma reflexão muito interessante sobre o mundo contemporâneo – acredita Adélia.
TERÇA DAS ARTES
A série Designers do Brasil é composta por dez documentários de 26 minutos, cada um dedicado a um designer brasileiro. A série tem produção da Loma Filmes e coprodução com o Pacto Audiovisual, direção de DJ Dolores e a direção de conteúdo de Adélia Borges. Realizada para o canal Curta!, tem como objetivo mostrar a multidisciplinaridade do design por meio de profissionais que estejam em atuação e se destaquem nas várias áreas da atividade. São eles: Antonio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi, Rico Lins e Ronaldo Fraga.
Episódio de estreia: Ronaldo Fraga
Ronaldo Fraga (Belo Horizonte, MG, 1966) trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação e construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Ele tira a moda do domínio dos frufrus e dos babados para afirmá-la como um importante elemento da cultura de um povo. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa. Várias de suas coleções têm um forte componente político.
Diretores: DJ Dolores e Adélia Borges
Duração: 26 min.
Estreia exclusiva no Curta!: 30 de maio de 2017, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 31 de maio, quarta-feira, às 3h30;
Dia 1º de junho, quinta-feira, às 12h30;
Dia 3 de junho, sábado, às 21h;
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.










Postar um comentário