quarta-feira, 21 de junho de 2017

Curta! apresenta o documentário “Raul - O Início, o Fim e o Meio”, com depoimentos de Zé Ramalho, Pedro Bial, Caetano Veloso e Paulo Coelho

Divulgação

Rock'n Roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Os temas que marcaram a vida de  Raul Seixas, um dos maiores ícones do rock brasileiro, estão  no documentário “Raul - O Início, o Fim e o Meio”, de Evaldo Mocarzel, Leonardo Gudel e Walter Carvalho. O longa será exibido na Segunda da Música, 26, às 22h30, semana em que o músico completaria 72 anos de idade. O público poderá conhecer um pouco mais sobre sua parceria com Paulo Coelho, seus casamentos e outros momentos marcantes de sua trajetória, guiados através de imagens raras de arquivo, depoimento de familiares, artistas, produtores e amigos que conviveram com o astro que continua a mobilizar fãs mesmo 20 anos depois de sua morte. A obra levou o prêmio de Melhor Documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2013.


Na Sexta da Sociedade, 30, às 23h30, é a vez do segundo episódio do documentário “O dia que durou 21 anos”. Dividido em três partes, em clima de suspense e ação, a produção apresenta os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no Golpe Militar de 1964, que instaurou a ditadura no Brasil e durou até 1985. Pela primeira vez na televisão, textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas também fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político. 

Na faixa “A Vida é Curta!”, na Quarta de Cinema, 28, serão exibidos dois curtas nos quais as palavras são fontes de arte. Estreando no canal, “Meia hora com Darcy”, de Roberto Berliner, apresenta uma conversa do cineasta com o antropólogo e político Darcy Ribeiro.  Expressando-se com a habitual veemência e paixão, Darcy Ribeiro discorre sobre grande gama de assuntos. Após a sua morte, Berliner decidiu apresentar o depoimento histórico em tempo real, sem cortes. Em seguida, o curta “Formas do Afeto. Um Filme sobre Mario Pedrosa”,de Nina Galanternick, faz uma abordagem afetiva da relação entre Mário Pedrosa, um dos maiores críticos de arte do século XX, e alguns dos mais importantes artistas brasileiros conduzindo o espectador a uma viagem pela arte brasileira a partir da década de 1950. 

O episódio inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 15, às 22h30, traz o professor e romancista francês Antoine Compagnon, docente no Collège de France, em Paris, e na Columbia University, em Nova York. Autor de diversos livros de história e crítica literária, Antoine Compagnon aborda sua paixão pela literatura, a importância da escrita e alguns autores fundamentais, como Proust e Montaigne. Além disso, ele discorre sobre as propostas da literatura no novo milênio e sobre o prazer de ensinar. Produzida pela Grifa Filmes e dirigida por Daniel Augusto, “Incertezas Críticas” apresenta em 26 episódios as reflexões de outros importantes pensadores da atualidade: Umberto Galimberti, Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry e Tzvetan Todorov. Eles falam sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história, trazendo para o debate questões relevantes do mundo contemporâneo. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

SEGUNDA DA MÚSICA
Raul - O Início, o Fim e o Meio (Documentário)
Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock'n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e fi lhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou. 

DiretoresEvaldo Mocarzel, Leonardo Gudel e Walter Carvalho 
Duração: 120 min.
Estreia: 26 de junho, segunda-feira, às 21h45.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 27 de junho, terça-feira, às 1h45 e às 15h45;
Dia 28 de junho, quarta-feira, às 9h45;
Dia 01 de julho, sábado, 22h.


TERÇA DAS ARTES
Shoot Yourself (Documentário)
Explorando as possibilidades semânticas do verbo inglês "shoot" (que significa tanto "filmar" quanto "atirar"), este filme aborda os limites entre a performance e a fotografia, através da construção da imagem de si próprio. Fazem parte do projeto os artistas Tania Bruguera (Cuba), Gary Hill (Estados Unidos), Esther Ferrer (Espanha), Calvacreation (França), Cripta Djan (Brasil), Rebecca Horn (Alemanha), Pipilotti Rist (Suíça), Paula Garcia (Brasil) e Ghazel (Irã). 


Diretores: Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen 
Duração: 73 min
Exibição: 27 de junho, terça-feira, às 22h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 28 de junho, quarta-feira, às 2h e às 16h;
Dia 29 de junho, quinta-feira, às 10h;
Dia 01 de julho, sábado, 10h.


QUARTA DE CINEMA
Nesta quarta, a faixa “A Vida é Curta!” traz dois filmes em que as palavras são fonte de arte: “Meia Hora com Darcy” e “Formas do Afeto. Um Filme sobre Mario Pedrosa”A estreia“Meia hora com Darcy”, de Roberto Berliner, apresenta uma conversa de meia hora do cineasta Roberto Berliner com o antropólogo e político Darcy Ribeiro, que o recebeu em seu apartamento, em Brasília.  Expressando-se com a habitual veemência e paixão, cobriu uma grande gama de assuntos. Dois meses depois, Darcy morreu e o material ficou guardado até agora. O diretor decidiu apresentar este depoimento histórico em tempo real, sem cortes. Em seguida, o curta “Formas do Afeto. Um Filme sobre Mario Pedrosa” faz uma abordagem afetiva da relação entre Mário Pedrosa, um dos maiores críticos de arte do século XX, e alguns dos mais importantes artistas brasileiros, conduzindo o espectador numa viagem pela arte brasileira a partir da década de 1950. 


Exibição: 28 de junho, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 29 de junho, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 30 de junho, sexta-feira, às 8h;
Dia 01 de julho, sábado, às 14h.


Janela da Alma (Documentário)
O que o escritor José Saramago, o cineasta Wim Wenders, a atriz Marieta Severo e o músico Hermeto Pascoal têm em comum? Eles e mais 15 personalidades com problemas visuais, que vão da simples miopia à cegueira total, dão depoimentos revelando sua percepção do mundo no documentário "Janela da Alma", de João Jardim e Walter Carvalho. 


Diretores: João Jardim e Walter Carvalho  
Duração: 73 min
Exibição: 28 de junho, quarta-feira, às 22h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 29 de junho, quinta-feira, às 2h e às 16h;
Dia 30 de junho, sexta-feira, às 10h;
Dia 01 de julho, sábado, às 11h30.


QUINTA DO PENSAMENTO
Incertezas Criticas II (Série)
Incertezas Críticas é uma série documental de televisão com intelectuais de renome internacional. O objetivo é apresentar questões contemporâneas relevantes sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história e permitir ao espectador entrar em contato com o trabalho dos principais pensadores da atualidade. São pequenos documentários de 26 minutos com um personagem principal e uma abordagem das questões fundamentais que ele tematiza em sua obra. Nesta segunda temporada, os entrevistados são Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry, Tzvetan Todorov e Umberto Galimberti.


Episódio inédito – Antoine Compagnon
Antoine Compagnon é professor no Collège de France, em Paris, e na Columbia University, em Nova York. Autor de diversos livros de história e crítica literária, ele fala neste programa sobre sua paixão pela literatura, a importância da escrita e alguns autores fundamentais, como Proust e Montaigne. Além disso, ele discorre sobre as propostas da literatura no novo milênio e sobre o prazer de ensinar. 


Diretor: Daniel Augusto
Duração: 26 min
Exibição: 29 de junho, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 30 de junho, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 01 de julho, sábado, às 20h;
Dia 02 de julho, domingo, às 8h30;


SEXTA DA SOCIEDADE
O dia que durou 21 anos (Série)
O Dia que Durou 21 Anos é um documentário brasileiro, dirigido por Camilo Galli Tavares (Cidade do México, 1971), sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação, desde 1962, do golpe de estado de 1964, no Brasil. O filme tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. Em troca de sua libertação, 15 presos políticos são soltos e posteriormente banidos do país. Um deles, o jornalista Flávio Tavares, 27 meses depois de se radicar na Cidade do México, seria pai de Camilo, o cineasta cujo nome é uma homenagem ao padre católico e guerrilheiro colombiano Camilo Torres, morto em 1966.


Episódio inédito – 2
Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político. 

Diretor: Camilo Galli Tavares 
Duração: 26 min
Estreia: 30 de junho, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 01 de julho, sábado, às 4h e às 19h;
Dia 03 de julho, segunda-feira, 17h30;
Dia 04 de julho, terça-feira, 11h30.


Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo