Curta! exibe entrevista inédita do pensador Tzvetan Todorov na série ‘Incerteza Críticas’
A originalidade do trabalho de um dos mais reconhecidos designers de joias no Brasil é destaque na Terça das Artes, 20, às 23h30. Antonio Bernardo é o personagem desta semana no episódio inédito da série exclusiva“Designers do Brasil”. Em cena, a trajetória profissional e as técnicas desenvolvidas pelo designer que, desde os anos 1970, pesquisa formas e materiais para aliar beleza, design e conforto, surpreendendo com peças usáveis, leves, flexíveis e com movimento. A série "Designers do Brasil" é dirigida pelo polivalente DJ Dolores, com direção de conteúdo da curadora, jornalista e professora de História do Design Adélia Borges. Ao longo de dez episódios, a produção apresenta as características, as inquietações, as inspirações e, principalmente, os olhares de alguns dos principais nomes do design brasileiro. São eles: Ronaldo Fraga, Antonio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi e Rico Lins. A série é produzida pela Loma Filmes em parceria com a Pacto Audiovisual, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).
Produzido para o Curta! por um dos mais antigos e premiados conjuntos de dança do país, o Grupo Corpo, o filme“Por um Triz” chega ao canal na Terça da Artes, 20, às 21h30. Dirigido por Eduardo Zunza, o documentário apresenta o processo criativo do Grupo Corpo na construção do espetáculo “Triz”, lançado em 2013. Os olhares dos bastidores, o dia a dia dos bailarinos e os desafios da equipe são mostrados intensamente ao longo dos últimos meses de ensaios antes da estreia.
A Música Popular Brasileira dá o tom da Segunda da Música, 19, às 22h30, com a exibição do documentário “Uma Noite em 67”, de Ricardo Calil e Renato Terra. A produção resgata momentos marcantes da MPB, como a final do Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, quando Sérgio Ricardo quebrou o violão no palco durante sua apresentação, revela rachas artísticos e políticos em plena Ditadura Militar, e narra a consagração de nomes que ainda hoje estão na cena musical brasileira.
Na Quarta de Cinema, às 18h30, é a vez de “Capoeira, um passo a dois”. Mistura de documentário e ficção, o filme conta a história de dois capoeiristas que viajam pelo mundo para conhecer o movimento da capoeira em outros países. Enquanto Jorge Itapuã faz performances, Ella (Isabel Zua) registra os movimentos com uma câmera. Nessa viagem pelo mundo, Ella decide sair de trás das câmeras e a relação com seu mestre se transforma. “Capoeira, um passo a dois” tem produção da Daza Filmes e foi selecionada para financiamento no Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2012), participou da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2016, na Competição de Novos Diretores. Com direção do mestre de capoeira e documentarista Jorge Itapuã, o longa-metragem registra a expansão da capoeira ao redor do mundo há mais de 15 anos.
Ainda na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida é Curta” presta homenagem ao cineasta brasileiro Rogério Sganzerla, um dos ícones do cinema marginal, movimento do audiovisual brasileiro dos anos 1960. O primeiro documentário em curta-metragem de Sganzerla é “HQ – Histórias em Quadrinhos”. O filme aborda o universo dos quadrinhos, por intermédio do texto do especialista Álvaro de Moya. Ao mesmo tempo, a câmera de Sganzerla passeia pelos traços de artistas como Will Eisner, Milton Cannif, Alex Raymond e Al Capp, entre outros. Depois é a vez de “A Linguagem de Orson Welles”, documentário com três depoimentos sobre a desventura wellesiana no Brasil de 1942: John Huston, Grande Otelo e Edmar Morel. Encerrando a faixa especial, “Brasil”, documentário comemorativo do lançamento do décimo disco durante o cinquentenário de nascimento de João Gilberto.
Na Sexta da Sociedade, 23, às 23h30, será apresentado o primeiro dos três episódios do documentário “O dia que durou 21 anos”, produção sobre a instauração dos sombrios anos da ditadura militar no Brasil. Em clima de suspense e ação, a produção apresenta os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no Golpe Militar de 1964, que instaurou a ditadura no Brasil e durou até 1985. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas também fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.
SEGUNDA DA MÚSICA
Nina Simone (Documentário)
Com muita música, esse documentário reconta a vida de Nina Simone, estrela do jazz e voz do movimento negro americano ao lado de Malcolm X e Martin Luther King Jr.
Diretor: Frank Lords
Duração: 52 min.
Exibição: 19 de junho, segunda-feira, às 21h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 20 de junho, terça-feira, às 1h30 e às 15h30;
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 9h30;
Dia 24 de junho, sábado, 10h30.
Uma Noite em 67 (Documentário)
Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.
Diretores: Ricardo Calil e Renato Terra.
Duração: 85 min.
Exibição: 19 de junho, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 20 de junho, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 10h30;
Dia 24 de junho, sábado, 11h30.
TERÇA DAS ARTES
Por Um Triz (Documentário)
O documentário acompanha o processo criativo do Grupo Corpo na construção do espetáculo Triz, lançado em 2013. Os olhares dos bastidores, o dia a dia dos bailarinos e os desafios da equipe são mostrados intensamente ao longo dos últimos meses de ensaios antes da estreia.
Diretor: Eduardo Zunza
Duração: 90 min
Exibição: 20 de junho, terça-feira, às 21h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 1h30 e às 15h30;
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 9h30;
Dia 24 de junho, sábado, 22h.
QUARTA DE CINEMA
A Vida é Curta! desta semana homenageia o diretor catarinense Rogério Sganzerla
Nesta quarta, o Curta! exibe três curtas de um dos maiores diretores brasileiros, Rogério Sganzerla: “Histórias em Quadrinhos”, “A Linguagem de Orson Welles” e “Brasil”. “Histórias em Quadrinhos” é o primeiro documentário do diretor, e traz um panorama dos HQs, mostrando a evolução dos personagens e dos desenhos e seu impacto na cultura. Em “A Linguagem de Orson Welles”, Sganzerla mostra a vinda do diretor hollywoodiano para o Brasil, quando ele veio filmar seu documentário “É tudo verdade”. O projeto de Orson Welles não chegou a ser concluído, porém seu filme e sua crítica política, presente no curta, continua atemporal. Já “Brasil” associa o famoso disco de João Gilberto à própria identidade brasileira, oscilando entre uma representação do país na música e no cotidiano.
Exibição: 21 de junho, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 23 de junho, sexta-feira, às 8h;
Dia 24 de junho, sábado, às 14h.
Capoeira, um passo a dois (Documentário)
Neste filme híbrido, dois capoeiristas viajantes partem numa jornada pelo mundo para conhecer a capoeira de outros países. Juntos eles cruzam a Europa e passam por Israel, Índia, Japão, Indonésia e EUA. Enquanto Jorge Itapuã faz performances e ministra aulas, Ella (Isabel Zua) registra com sua câmera cada passo desta aventura. No entanto, à medida em que Ella conhece outras culturas, surge o desejo de romper com a condição de discípula. Quando Ella sai de trás das câmeras, a relação com seu mestre se transforma.
Diretor: Jorge Itapuã
Duração: 26 min
Exibição: 21 de junho, quarta-feira, às 18h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 4h30 e as 12h30;
Dia 23 de junho, sexta-feira, às 6h30;
Dia 24 de junho, sábado, às 15h45.
QUINTA DO PENSAMENTO
Incertezas Criticas II (Série)
Incertezas Críticas é uma série documental de televisão com intelectuais de renome internacional. O objetivo é apresentar questões contemporâneas relevantes sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história e permitir ao espectador entrar em contato com o trabalho dos principais pensadores da atualidade. São pequenos documentários de 26 minutos com um personagem principal e uma abordagem das questões fundamentais que ele tematiza em sua obra. Nesta segunda temporada, os entrevistados são Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry, Tzvetan Todorov e Umberto Galimberti.
Episódio inédito – Tzvetan Todorov
O historiador das ideias Tzvetan Todorov nasceu na Bulgária, mas viveu na França mais de 50 anos até falecer no início de 2017. Autor de uma bibliografia diversificada, ele concedeu uma entrevista para este programa em seu apartamento de Paris para falar sobre sua trajetória, sobre política, literatura e arte e sobre os inimigos da liberdade e da democracia no mundo contemporâneo.
Diretor: Daniel Augusto.
Duração: 26 min.
Exibição: 22 de junho, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 23 de junho, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 24 de junho, sábado, às 20h30;
Dia 25 de junho, domingo, às 8h30;
SEXTA DA SOCIEDADE
O dia que durou 21 anos (Série)
O Dia que Durou 21 Anos é um documentário brasileiro, dirigido por Camilo Galli Tavares (Cidade do México, 1971), sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação, desde 1962, do golpe de estado de 1964, no Brasil. O filme tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. Em troca de sua libertação, 15 presos políticos são soltos e posteriormente banidos do país. Um deles, o jornalista Flávio Tavares, 27 meses depois de se radicar na Cidade do México, seria pai de Camilo, o cineasta cujo nome é uma homenagem ao padre católico e guerrilheiro colombiano Camilo Torres, morto em 1966.
Episódio inédito – 1
Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.
Diretor: Camilo Galli Tavares.
Duração: 26 min
Estreia: 23 de junho, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 24 de junho, sábado, às 3h30 e às 17h30;
Dia 26 de junho, segunda-feira, 17h30;
Dia 27 de junho, terça-feira, 11h30.
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.
Postar um comentário