Inéditos no Brasil, filmes franceses de realidade virtual ganha mostra no Festival Varilux em SP e no Rio
A mostra conta com oito obras em 360º desenvolvidas por líderes em inovação audiovisual na França e que serão apresentadas gratuitamente ao público paulista e carioca. As exibições, realizadas em cadeiras giratórias e com óculos de realidade virtual, acontecem em São Paulo até o dia 18 de junho no Cine Arte e, no Rio de Janeiro, entre 10 e 18 de junho no Cine Odeon. Antes disso, no dia 9 (amanhã), os curadores Michel Reilhac e Alexandre Calil dão uma palestra aberta ao público no Espaço Cultural A Maison, no Centro, com o tema: "A situação atual e as perspectivas da Realidade Virtual no mundo e no Brasil". Também estarão disponíveis os filmes em realidade virtual. É necessário pegar senha para a palestra.
Profissional consagrado na Europa, Michel Reilhac, curador de quatro filmes ‘Best-of da produção independente de realidade virtual francesa’, foi diretor do cinema no canal ARTE e é o atual diretor do Submarine Channel em Amsterdam. Reilhac se define como "arquiteto de histórias interativas" e faz muitas intervenções como curador, conselheiro ou palestrante em festivais prestigiosos como Veneza, Sundance, Cannes, Tribeca, etc.
A coordenação da mostra será feita pelo Alexandre Calil Sicchieri, especialista brasileiro de realidade virtual, reconhecido internacionalmente, CEO da VRXP- Virtual Reality Experience, coordenador do BIG Festival e administrador principal da maior comunidade de realidade virtual no Facebook (Virtual Reality).
Os filmes exploram o potencial da realidade virtual em diversos gêneros como ação, ficção, animação e documentário. Entre eles estão obras integrantes de festivais internacionais como Tribeca, Kaleidoscope, Sundance, entre outros. Três dessas produções estiveram em Sundance: “Notes on Blindess”, “Out of the blue” e “Viens!”. Esse último é dirigido por Reilhac.
PROGRAMAÇÃO
Toda a programação, em ambas cidades, é gratuita.
SÃO PAULO
Cine Arte - De 8 a 18 de junho
Programação fixa de filmes de realidade virtual no Cine Arte- Av. Paulista, 2073 - Cerqueira César
RIO DE JANEIRO
Sexta-feira, 9 de junho
Espaço Cultural A Maison (Consulado Geral da França no Rio de Janeiro)Avenida Antonio Carlos, 58 – Centro
17h30m às 19h
Palestra de Michel Reilhac e Alexandre Calil: "A situação atual e as perspectivas da Realidade Virtual no mundo e no Brasil".
De 11h às 18h
Exibição de filmes franceses de realidade virtual.
De 10 de junho a 18 de junho
Cine Odeon (foyer do 2º andar)- Praça Floriano, 7 – Centro
Programação fixa de filmes de realidade virtual.
De 10h às 18h
Exibição de filmes franceses de realidade virtual.
OS FILMES
‘Best of’ dos filmes independentes franceses
Curadoria: Michel Reilhac
De Pierre Zandrowicz
Com Hélène Kuhn, Doug Rand, Nathan Rippy, Dounia Sichov
Escrito por Pierre Zandrowicz e Rémi Giordano
Produção: ARTE France, Fatcat Films, Saint-George.
Animação live action - 2016– 14min
Sinopse
Em 2005, David Hanson, um jovem engenheiro de robótica revela seu primeiro androide com forma humana, “Phil”, que é a cópia perfeita do famoso autor de ficção científica Philip K. Dick. Em poucas semanas, Phil se torna famoso na internet e no círculo de fãs do autor. O robô acaba apresentando diversas de conferências ao redor do mundo. No fim deste mesmo ano, a cabeça do androide desaparece durante um voo da America West Arilines entre Dallas e Las Vegas.Por meio das memórias do androide e do autor, o filme oferece uma interpretação da vida de Phil.
NOTES ON BLINDNESS
De Peter Middleton e James Spinney
Voz em francês: Lambert Wilson
Produção : Archer’s Mark
2016 – 6 capítulos de 3-4min
Sinopse
Em 1983, após anos de uma doença progressiva e dias antes de seu filho nascer, o escritor e teólogo John Hull ficou completamente cego. Consciente de que iria destruir sua vida se não entendesse a cegueira, Hull começou a fazer um diário gravado com fitas-cassete, em que descrevia a dolorosa, mas também libertadora jornada até as profundidas de sua alma; demostrando que as deficiências físicas e obstáculos da vida podem trazer experiências enriquecedoras se forem enfrentadas.
De Michel Reilhac
Tecnologia criativa: Carl Guyenette
2016– 12min
Sinopse
Três mulheres e quatro homens nus, surgidos de lugar nenhum num fundo branco, no espaço ensolarado de um cômodo iluminado fora do tempo. Eles se encontram, se tocam, compartilham a energia e se transformam espiritualmente. Eles fusionam com o mundo.
S.E.N.S
De Charles Ayats, Armand Lemarchand e Marc-Antoine Mathieu
Tecnologia criativa: UBMTH
Produção: Red Corner & ARTE France
2016– Jogo de aventuras – 30min
Sens é uma experiência interativa de realidade virtual na qual o espectador se dirige através de um cenário linear em preto e branco. É preciso selecionar direções, objetos e placas de direção para evoluir nesse jogo. As linhas puras e o fato de ser bicolor tornam essa experiência bem mística e relaxante, mas com toques angustiantes quando o personagem cai. Bonito, solene e elegante, Sens é uma experiência interessante a ter em realidade virtual.
Seleção do Festival
SERGEANT JAMES
De Alexandre Perez
Com Elliot Daurat, Eléonore Joncquez
Produzido por Floréal Films
Ficção - 2017 – 7min
Sinopse
É a hora de dormir de Léo, um menino de sete anos. Quando sua mãe apaga as luzes, o pequeno menino pensa que pode existir algo embaixo da sua cama. É apenas a imaginação inofensiva de um menino, ou algo mais assustador?
KINOSCOPE
De Philippe A. Colin, Clement Leotard
Produzido por Ex Nihilo, Novelab, La Cinémathèque Française, Google Artes & Culture
Narração de Dean Tavoularis
Animação – 2016 – 9 min
Sinopse
De Méliès e Chaplin a Kubrick e Tarantino, Kinoscope é uma viagem pelas principais cenas que o cinema já capturou. A história é narrada pela famosa e lendária voz de Hollywood, o diretor de arte, Dean Tavoularis, que trabalhou em vários sucessos de bilheteria, como a série de filmes de “O Poderoso Chefão”, “Apocalipse Now”, “Um Golpe Muito Louco”, “O Fundo do Coração” e “Bonny e Clyde – Uma Rajada de Balas”.
ON SET - SLACK BAY
De Fouzi Louahem
Produzido por Arte GEIE, Les Editions Du Bout Des Doigts, CNC
Documentário imersivo
2015 – 27 min
Sinopse
On set - Slack Bay é um documentário de realidade virtual que explora o mundo do set de filmagens Slack Bay. Trata-se do primeiro média-metragem francês a oferecer experiência em 360º. O espectador pode seguir as trocas entre o diretor Bruno Dumont, os atores e a equipe, além de ter a experiência rara e inédita de ver o que acontece entre as câmeras e os atores. Ao longo do documentário, Bruno Dumont compartilha sua visão do set de filmagens, sua compreensão da realidade virtual, assim como as portas que isso abre, principalmente no meio cinematográfico, e suas limitações.
OUT OF THE BLUE
De Sophie Ansel
Produzido por Pelagic Life, Oculus e Reelfx
Com Judith Castro Lucero, Yerick Vallesillo Castro
Documentário imersivo
2017 – 10 min
Sinopse
Out of the Blue conta a história inspiradora do legado de uma criança em Cabo Pulmo, uma pequena cidade do México. A área que uma vez foi descrita por Jacques Cousteau como “o aquário do mundo”, passou por anos de pesca intensa, matando assim seus recifes e deixando seus habitantes à beira da extinção. Para reconstruir esses recifes, as famílias dos pescadores escolhem tomar uma decisão drástica e revolucionária: sacrificar sua única fonte de alimento e renda, proibindo a pesca naquelas águas para que a vida marinha se restaure e volte a viver naquela região. A área renasce, e o Parque Marinho de Cabo Pulmo torna-se destino turístico mundial.
Trailer https://vimeo.com/213877611
O CURADOR do ‘Best of’ dos filmes independentes franceses
Michel Reilhac é produtor e diretor de narrativas interativas e realidade virtual. Durante muitos anos, foi diretor de cinema do canal ARTE France. Atualmente lidera o Submarine Channel Amesterdam. É também Chefe de Estudos para faculdades, Cinema e VR da Bienal de Veneza. Ele também é coprogramador da nova competição VR do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Em conexão com seu trabalho pessoal de investigação sobre os novos desafios do storytelling digital e experiencial, realiza palestras e workshops sobre VR e narrativa interativa em diversos países.
O FESTIVAL
O Festival Varilux de Cinema Francês segue em pleno crescimento e registra um recorde do evento no Brasil. A edição de 2017, entre os dias 7 e 21 de junho, chega a mais de 55 cidades, distribuídas em 21 estados e Distrito Federal. A programação deste ano é composta por 19 produções inéditas nos cinemas brasileiros, incluindo um documentário e um clássico. Os maiores astros do cinema francês estarão presentes na seleção: o público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet, Omar Sy e Cécile de France. Outro destaque é à última atuação da inesquecível Emmanuelle Riva, falecida em janeiro último, em “Perdidos em Paris”.
Sucesso de público em 2016, quando levou 156 mil pessoas aos cinemas, o festival repete o formato do ano passado com duas semanas de exibição. Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
SOBRE A BONFILM
Além de distribuidora, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês, que em sua última edição, em 2016, foi realizado em mais de 52 cidades e contou com um público de mais de 155 mil pessoas, comprovando sucesso de público e mídia. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival de filmes de ópera "Ópera na Tela".
Mais informações em: www.variluxcinefrances.com
Facebook: Festival Varilux de Cinema Francês (/variluxcinefrancês)
Instagram: @variluxcinefrances
Youtube: Festival Varilux de Cinema Francês.
Postar um comentário