O poetinha chega ao Curta! no documentário ‘Vinícius’, com depoimentos de nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia
Em pleno Dia dos Namorados, a vida de um dos mais célebres poetas brasileiros chega ao Curta! A rica e plural produção de Vinícius de Moraes, autor de mais de 400 músicas e poemas, está no documentário exclusivo "Vinícius", que será exibido na Segunda da Música, dia 12, às 21h45. No filme, dirigido por Miguel Faria Jr., Vinícius de Moraes é revelado pelos amigos e também expoentes figuras da MPB e da cultura brasileira. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Carlos Lyra, Chico Buarque, Francis Hime e Ferreira Gullar são alguns dos nomes que participam do longa. A produção revela, ainda, a essência criativa de Vinicius por intermédio das transformações do Rio de Janeiro em raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.
O episódio inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 15, às 22h30, traz o popular filósofo e escritor francês Luc Ferry, autor de best-sellers como “Aprender a viver” e “Família, amo vocês”. Na conversa, o filósofo que já foi Ministro da Educação da França e defende o humanismo secular fala sobre as nuances do capitalismo e defende a ideia de tragédia para compreender o mundo. Produzida pela Grifa Filmes e dirigida por Daniel Augusto, “Incertezas Críticas” apresenta em 26 episódios as reflexões de outros importantes pensadores da atualidade: Umberto Galimberti, Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry e Tzvetan Todorov. Eles falam sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história, trazendo para o debate questões relevantes do mundo contemporâneo. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).
Renato Imbrosi e sua busca pela revitalização e valorização do artesanato no Brasil e no mundo são os temas desta semana de "Designers do Brasil", que vai ao ar na Terça das Artes, 13, às 23h30. Na série exclusiva dirigida pelo polivalente DJ Dolores, com direção de conteúdo da curadora, jornalista e professora de História do Design Adélia Borges, o público vai poder conferir a produção do artista, permeada por materiais naturais como fibras vegetais, palhas, sementes e algodão. O episódio traz também a dedicação de Imbrosi ao trabalho de revitalização técnica e estética do artesanato. Ao longo de dez episódios, a série "Designers do Brasil" apresenta as características, as inquietações, as inspirações e, principalmente, os olhares de alguns dos principais nomes do design brasileiro. São eles: Ronaldo Fraga, Antônio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi, em e Rico Lins. "Designers do Brasil" é uma série produzida pela Loma Filmes em parceria com a Pacto Audiovisual, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).
A faixa “A Vida é Curta!”, na Quarta de Cinema, 14, presta uma homenagem ao Dia dos Namorados, com dois filmes. O primeiro é “A Outra Margem”, de Nathália Tereza, que conta a história de Jean, um agroboy do Centro-Oeste brasileiro que, num sábado à noite, escuta na rádio local um programa em que as pessoas deixam mensagens de amor. Em seguida, “História de uma Pena”, dirigido pelo cineasta Leonardo Mouramateus. O curta-metragem vencedor do “Prêmio Aquisição na Semana dos Realizadores 2016” expõe o choque entre cinco alunos e um professor forasteiro em uma aula que nunca se inicia por completo, um bombardeio de questionamentos e algumas proposições.
Na Sexta da Sociedade, 16, às 22h30, o episódio inédito da série exclusiva do Curta! “Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros” aborda o encontro dos nossos povos ancestrais com homens brancos no verão de 1500. Os vestígios desse choque cultural que mudou para sempre a vida dos moradores da chamada "Terra de Vera Cruz" são tema o episódio. As diferenças, os costumes e as características dos primeiros habitantes do Brasil entram em cena na série dirigida por Ricardo Azoury e produzida pela "Escrevendo & Filmes".
Ainda na sexta-feira, o episódio inédito da série exclusiva “Mish Mash – A Presença Judaica no Brasil” aborda a psicanálise, através dos depoimentos de Samuel Hulak e Renato Mezan. Vencedor do Prêmio Jabuti de Psicologia, Mezan resgata a saga de sua família, que enfrentou a perseguição na Itália e chegou a São Paulo para recomeçar a vida. Ele fala, ainda, sobre a relação que encontra entre a psicanálise e o judaísmo. Já o psiquiatra Samuel Hulak, filho de imigrantes que integraram a comunidade judaica do Recife, comenta a miscigenação do povo judeu e a construção de uma identidade através dos valores e da ética hebraicas.
SEGUNDA DA MÚSICA
Vinícius (Documentário)
A montagem de um show é o ponto de partida para reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.
Diretor: Miguel Faria Jr.
Duração: 120 min.
Estreia: 12 de junho, segunda-feira, às 21h45.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 13 de junho, terça-feira, às 1h45 e às 15h45;
Dia 14 de maio, quarta-feira, às 9h45;
Dia 17 de junho, sábado, 22h.
TERÇA DAS ARTES
Augusto Boal e o Teatro do Oprimido (Documentário)
Sob direção de Zelito Viana, o documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido" mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas a de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido". Os principais objetivos desta técnica teatral são a democratização dos meios de produção, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme ainda mostra trechos das aplicações do "Teatro dos Oprimidos" em grupos e projetos em plena atividade. O roteiro foca em países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interação da plateia.
Diretor: Zelito Viana
Duração: 62min
Exibição: 13 de junho, terça-feira, às 22h15.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 14 de junho, quarta-feira, às 2h15 e às 16h15;
Dia 15 de junho, quinta-feira, às 10h15;
Dia 17 de junho, sábado, 10h25.
QUARTA DE CINEMA
“A Vida é Curta!” traz produções especiais para o Dia dos Namorados
Em homenagem ao Dia dos Namorados, comemorado na segunda-feira, o Curta! exibe dois curtas que apresentam o amor de diversas formas. O curta “A Outra Margem”, de Nathália Tereza, conta a história de Jean, um agroboy do Centro-Oeste brasileiro que, num sábado à noite, escuta na rádio local um programa em que as pessoas deixam mensagens de amor. Já “História de uma Pena”, de Leonardo Mouramateus, expõe o choque entre cinco alunos e um professor forasteiro. No elenco, o ator Jesuíta Barbosa antes de alcançar a grande mídia.
Exibição: 14 de junho, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 15 de junho, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 16 de junho, sexta-feira, às 8h;
Dia 17 de junho, sábado, às 14h.
Person (Documentário)
Através de entrevistas com amigos, familiares e pessoas que trabalharam com o cineasta paulista Luiz Sérgio Person, sua filha, Marina, busca descobrir algo mais do que datas e dados biográficos.
Diretora: Marina Person
Duração: 26 min
Exibição: 14 de junho, quarta-feira, às 22h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 15 de junho, quinta-feira, às 2h e as 16h;
Dia 16 de junho, sexta-feira, às 10h;
Dia 17 de junho, sábado, às 11h35.
QUINTA DO PENSAMENTO
Incertezas Criticas II (Série)
Incertezas Críticas é uma série documental de televisão com intelectuais de renome internacional. O objetivo é apresentar questões contemporâneas relevantes sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história e permitir ao espectador entrar em contato com o trabalho dos principais pensadores da atualidade. São pequenos documentários de 26 minutos com um personagem principal e uma abordagem das questões fundamentais que ele tematiza em sua obra. Nesta segunda temporada, os entrevistados são Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry, Tzvetan Todorov e Umberto Galimberti.
Episódio inédito – Luc Ferry
Luc Ferry é filósofo e autor de diversos best-sellers, como “Aprender a viver” e “A Revolução do Amor”. Entre 2002 e 2004, foi Ministro da Educação da França, e hoje se apresenta como um dos principais defensores do Humanismo Secular. Em sua casa em Paris, ele fala sobre filosofia, tecnologia e o mundo contemporâneo, os poderes de inovação e destruição do capitalismo e o quanto a ideia de tragédia é fundamental para compreender o mundo contemporâneo.
Diretor: Daniel Augusto
Duração: 26 min
Exibição: 15 de junho, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 16 de junho, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 17 de junho, sábado, às 20h30;
Dia 18 de junho, domingo, às 8h30;
SEXTA DA SOCIEDADE
Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros (Série)
Ao longo de seis episódios, a série documental revela os vestígios pré-históricos do país e investiga quem teriam sido os primeiros brasileiros. A produção dirigida por Ricardo Azoury de Aguiar busca retratar a pesquisa científica através de uma narrativa lúdica, capturada pelo olhar estético do fotógrafo.
Episódio inédito – Verão de 1500
Tupi, tapajó, jê e xinguano: povos ancestrais que ergueram aldeias e monumentos e cruzaram o continente, enfrentando aqueles que encontravam no caminho. Até que um dia, em 1500, se deparam com a mais bizarra das tribos: os CARI. Em tupi, Homem Branco e vestidos demais para o clima local. E é versão deles, o resto da história que conhecemos.
Diretor: Ricardo Azoury de Aguiar
Duração: 45 min
Estreia: 16 de junho, sexta-feira, às 22h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 17 de junho, sábado, às 2h30 e às 17h;
Dia 19 de junho, segunda-feira, 16h30;
Dia 20 de junho, terça-feira, 10h30.
Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil (Série)
Misch Mash - A presença judaica no Brasil é uma série que a cada episódio apresenta dois personagens de origem judaica, suas histórias e contribuições profissionais para o país. Mostra o que representa a identidade judaica para cada um, seus antepassados, e principalmente, seus legados nas áreas de arquitetura, artes, ciência, educação, economia, história, gastronomia, música, psicanálise e teatro. As narrativas são centradas nos personagens, acompanham suas rotinas diárias, utilizam imagens de arquivos pessoais e públicos com apoio de recursos gráficos, que dão unidade e visão dinâmica a cada trajetória.
Episódio inédito – Psicanálise
O psiquiatra Samuel Hulak é filho de imigrantes que integraram a comunidade judaica do Recife. "O povo judeu é historicamente miscigenado. Incutir uma identidade judaica através dos valores e da ética judaica é o que faz com que essas pessoas continuem sendo judias", defende. Outro personagem do episódio, o psicanalista Renato Mezan resgata a saga da sua família, que enfrentou a perseguição na Itália e chegou a São Paulo para seguir a vida. Vencedor do Prêmio Jabuti de Psicologia, Mezan fala sobre seu ofício e judaísmo.
Diretores: Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski e Tatiana Toffoli Soares
Duração: 26 min
Estreia: 16 de junho, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 17 de junho, sábado, às 3h30 e às 18h30;
Dia 19 de junho, segunda-feira, às 17h30;
Dia 20 de junho, terça-feira, às 11h30.
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.
Postar um comentário