quarta-feira, 12 de julho de 2017

Episódio inédito de ‘Grandes Cenas’ apresenta Paulo José e Leila Diniz em filme de Domingos de Oliveira

Divulgação

Em 1966, estreava “Todas as mulheres do mundo”, longa-metragem dirigido por Domingos Oliveira e eleito um dos melhores de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Cinquenta anos depois do lançamento no cinema, o filme é destaque da série exclusiva do Curta! “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele. Na Quarta de Cinema, 19, às 23h30, o episódio inédito traz a análise do cineasta Jorge Furtado - que declarou ser "Todas as Mulheres do Mundo" seu longa brasileiro preferido - sobre uma das principais sequências: a ‘cena do poema’. Ela é considerada quase como a versão fictícia de uma ‘sessão de terapia’ entre Domingos Oliveira e Leila Diniz, uma vez que o diretor e a atriz haviam terminado um relacionamento quando o longa-metragem foi rodado. “Todas as mulheres do mundo” narra o encontro do mulherengo Paulo, personagem do ator Paulo José, com a jovem Maria Alice, interpretada pela saudosa Leila Diniz. Produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, "Grandes Cenas" é produção exclusiva do Curta! financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.


Os personagens, as canções e as histórias de uma das mais importantes bandas de rock do Brasil retornam ao Curta! na Segunda da Música, 17, às 22h, com a reapresentação do documentário exclusivo “Barão Vermelho: por que a gente é assim?”. O filme mostra a trajetória do grupo que surgiu em 1981, da vontade dos amigos Guto Goffi e Maurício Barros de criar uma banda de rock´n roll. Estão lá, desde o convite a Roberto Frejat, Dé Palmeira e a caça ao vocalista ideal, Cazuza, até suas mais recentes formações. É o percurso de um conjunto que marcou a música brasileira ao ser um dos precursores do chamado BROCK, movimento musical do rock nacional. Dirigido por Mini Kerti, o longa é uma coprodução entre o Barão Vermelho e a Conspiração Filmes, e teve financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

Na Terça das Artes, 18, às 23h30m, o episódio inédito da série “Designers do Brasil” destaca um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina: Heloísa Crocco. Designer e artista plástica, Heloísa desenvolve projetos não apenas no Brasil, como também na Colômbia, Uruguai, entre outros países latinos. No programa dirigido por Adélia Borges e DJ Dolores, Heloísa Crocco apresenta seu olhar atento à natureza e revela a pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras, que tem aplicações em louças, roupas de cama, móveis e até chocolates.

Na Quarta de Cinema, 19, a partir das 20h, a faixa “A Vida é Curta” é dedicada às biografias musicais. O primeiro filme é o documentário“Tim Maia”, de Flávio Tambellini. No curta de 1987, o pensamento do ‘síndico’ Tim Maia é apresentado numa linguagem antiacadêmica, misturando bate-papo e música, deixando a montagem fluir no swing de Tim. Na sequência, é a vez do documentário “Nelson Cavaquinho”. O cotidiano do sambista é revelado pelo diretor Leon Hirszman. A produção ganhou o prêmio destaque do júri no Festival Brasileiro de Curta-Metragem, em 1971, e foi montada pelo amigo de Hirszman e também cineasta Eduardo Escorel. Encerrando a sequência musical, é a vez de “Macau, do jeito que sua alma entende”, de Daniel Tupinambá. O documentário registra o lançamento do primeiro disco de Macau, compositor da lendária canção “Olhos Coloridos”, imortalizada na voz de Sandra de Sá.

O episódio inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 20, às 23h30, traz o alemão Andreas Huyssen, professor de literatura na Columbia University, em Nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, Andreas fala sobre a relação entre memória, história e trauma. A diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte são outros temas abordados na entrevista do diretor Daniel Augusto. Produzida pela Grifa Filmes e dirigida por Daniel Augusto, “Incertezas Críticas” apresenta em 26 episódios as reflexões de outros importantes pensadores da atualidade: Umberto Galimberti, Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry e Tzvetan Todorov. Eles falam sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história, trazendo para o debate questões relevantes do mundo contemporâneo. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).


SEGUNDA DA MÚSICA
Barão Vermelho: Por que a gente é assim? (Documentário)
A produção trata da história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar BROCK, que trouxe ainda ao cenário musical Blitz, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Lobão, Ultraje a Rigor entre tantas outras bandas de rock. Reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário. "Barão Vermelho - Por que a gente é assim?" revela ainda momentos pouco conhecidos do grande público, sobre a amizade e parceria musical de Brow e Caju, ou melhor, Frejat e Cazuza, e o processo criativo dos músicos que resultaram em emblemáticas músicas, preciosidades do rock nacional. Também mostra momentos difíceis, como os que resultaram na saída do vocalista da banda, sua doença e morte precoce. Guru da banda desde o início, Ezequiel Neves, é saudado com irreverentes imagens e lembranças carinhosas. Entrevistas com os pais de Cazuza: Lucinha e João Araújo, que na época era presidente da gravadora Som Livre, nos abre um lado familiar de Cazuza, pouco conhecido pelo público, além de mostrar a relação empresarial de pai e filho. 

DiretoraMini Kerti 
Duração: 108 min
Exibição: 17 de julho, segunda-feira, às 22h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 18 de julho, terça-feira, às 2h e às 16h;
Dia 19 de julho, quarta-feira, às 10h;
Dia 22 de julho, sábado, 22h.


TERÇA DAS ARTES
Designers do Brasil – Série
A série Designers do Brasil é composta por dez documentários de 26 minutos, cada um dedicado a um designer brasileiro. A série tem produção da Loma Filmes e coprodução com o Pacto Audiovisual, direção de DJ Dolores e a direção de conteúdo de Adélia Borges. Realizada para o canal Curta!, tem como objetivo mostrar a multidisciplinaridade do design por meio de profissionais que estejam em atuação e se destaquem nas várias áreas da atividade. São eles: Antonio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi, Rico Lins e Ronaldo Fraga.


Episódio inédito – Heloísa Crocco
Heloísa Crocco (Porto Alegre, RS, 1949) é um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina, com projetos desenvolvidos no Brasil, Colômbia e Uruguai, entre outros países. Sua pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras tem aplicações em louças, roupas de cama, pranchas de surfe, móveis, papelaria, roupas e até chocolates. A essência e a força de seu trabalho vêm de seu olhar atento à natureza, que lhe ensina com suas cores, formas, texturas, equilíbrio e harmonia. Além de designer, Heloisa é artista plástica. 

Diretores: Dj Dolores e Adélia Borges
Duração: 26 min
Estreia: 18 de julho, terça-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 19 de julho, quarta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 20 de julho, quinta-feira, 11h30;
Dia 22 de julho, sábado, 21h;


QUARTA DE CINEMA
“A Vida é Curta!” exibe sequência de curtas biográficos de grandes cantores
O Curta! apresenta biografias de grandes artistas da música, são eles: “Tim Maia”, “Nelson Cavaquinho” e “Macau, do Jeito que sua Alma Entende”. O curta “Tim Maia”, de Flávio Tambellini, registra uma fase de sucesso do cantor. Entre uma canção e outra, Tim fala sobre a carreira, os amores e a vida. Já “Nelson Cavaquinho”, de Leon Hirszman, exibe o cotidiano do sambista. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Para finalizar, a produção “Macau, do Jeito que sua Alma Entende”, de Daniel Tupinambá,apresenta o lançamento do primeiro disco de Macau, compositor da lendária canção "Olhos Coloridos", imortalizada na voz de Sandra de Sá.

Exibição: 19 de julho, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 20 de julho, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 21 de junho, sexta-feira, às 8h;
Dia 22 de julho, sábado, às 14h.


Grandes Cenas – (Série)
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 

Episódio inédito – Todas as mulheres do Mundo
O diretor e roteirista Jorge Furtado analisa a cena do poema em Todas as Mulheres do Mundo (1966). Na ficção, uma declaração de amor de Paulo a Maria Alice; na realidade, uma sessão de terapia para Domingos de Oliveira e Leila Diniz. 

Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno 
Duração: 17 min
Estreia: 19 de julho, quarta-feira, às 23h40.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 20 de julho, quinta-feira, às 3h40 e às 17h40;
Dia 21 de julho, sexta-feira, às 11h40;
Dia 22 de julho, sábado, às 21h30.


QUINTA DO PENSAMENTO
Incertezas Criticas II (Série)
Incertezas Críticas é uma série documental de televisão com intelectuais de renome internacional. O objetivo é apresentar questões contemporâneas relevantes sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história e permitir ao espectador entrar em contato com o trabalho dos principais pensadores da atualidade. São pequenos documentários de 26 minutos com um personagem principal e uma abordagem das questões fundamentais que ele tematiza em sua obra. Nesta segunda temporada, os entrevistados são Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry, Tzvetan Todorov e Umberto Galimberti.


Episódio inédito – Andreas Huyssen
O alemão Andreas Huyssen é professor de literatura na Columbia University, em Nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, ele fala sobre a relação entre memória, história e trauma. Outros temas abordados são a diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte. 

Diretor: Daniel Augusto
Duração: 26 min
Estreia: 20 de julho, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 21 de junho, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 22 de julho, sábado, às 20h30;
Dia 23 de julho, domingo, às 8h30;


SEXTA DA SOCIEDADE
Marighella (Documentário)
Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido "Manual do Guerrilheiro Urbano", Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira. Mas quem foi esse homem, baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi por décadas, impublicável? O filme, dirigido por sua sobrinha, é uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação. 

Diretora: Isa Grinspum Ferraz
Duração: 100 min
Exibição: 21 de julho, sexta-feira, às 22h.
Classificação: 10 anos.
Horários alternativos:
Dia 22 de julho, sábado, às 2h15 e às 9h30;
Dia 23 de julho, domingo, 19h35;
Dia 24 de julho, segunda-feira, 16h.


Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo).

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo