sexta-feira, 21 de julho de 2017

Filmes na TV Brasil de 22 a 29 de julho de 2017

Sábado, 22 de julho
Festival Mazzaropi: “Jecão... Um fofoqueiro no céu”
Às 16h, na TV Brasil
Jecão Espinheiro se vê envolvido com problemas relacionados à sua sorte com o dinheiro. Ele e o filho, Martinho, ganham na Loteria “Espiritiva” e vão a São Paulo receber o prêmio. Quando voltam para a cidadezinha onde moram, são recebidos pela população com fanfarra, faixa de boas-vindas e muita festa, mas também por olhos cobiçosos.
A fortuna desperta o interesse de um fazendeiro da região, Chico Fazenda, que, com seus capangas, assalta Jecão e o mata. Graças às suas boas ações, Jecão vai parar no céu, caracterizado ao estilo popular do caipira. O filme traz sequências impagáveis das sessões espíritas. Em uma delas, Jecão volta à Terra para realizar seu próprio enterro, provocando confusão, medo e correria em praça pública.
Para desespero dos santos, toda vez que volta ao céu, Jecão promove bailinhos para animar os anjos e é punido pelo pecado da indisciplina. Diante das estripulias de Jecão no céu, realiza-se uma reunião de cúpula entre os santos para decidir sua sorte. Como ele não pode ficar mais lá, nem ser mandado para o inferno, o conselho decide-se pela única saída: a reencarnação.
Reprise. 105 min. Ano: 1977. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Paulo Greven, Dante Ruy, Gilda Valença, Denise Del Vecchio, Edgard Franco, Elizabeth Hartman, João Paulo, Leonor Navarro, Rose Garcia, Armando Paschoalim. Classificação indicativa: Livre.



---------------------------------------------
Sábado, 22 de julho
Motxi de Obô”
Às 23h30, na TV Brasil
Às 23h de segunda (17), a TV Brasil exibe o documentário “Motxi de Obô” (“Morte da Floresta”), que aborda a exploração da floresta de São Tomé e Príncipe, na África.
Reconhecida por sua importância para os santomenses e para a humanidade, a floresta equatorial de São Tomé e Príncipe foi classificada por cientistas, em 1988, como a segunda mais importante entre 75 florestas de África.
O filme chama atenção para as consequências da exploração sistemática da floresta, uma vez que esta conserva centenas de plantas com poderes terapêuticos e inúmeras espécies de aves.
Produzido dentro do parque natural Obo São Tomé, “Motxi de Obô” traz depoimentos de curandeiros (médicos tradicionais) que coletam cascas e folhas para produção de medicamentos, madeireiros que abatem árvores para construções, artesãos que as abatem para a produção canoas de pesca artesanal, e produtores rurais que desmatam para agricultura.
O abate de árvore para produção de canoas e construções tem contribuído para a morte lenta da floresta, pois casas em alvenaria não são tradição no país e não está ao alcance de todos. E na destruição da floresta está a base de alteração do clima em São Tomé e Príncipe.
Dirigido por Ramusel Graça, o documentário reflete ainda sobre a insuficiência de meios e políticas que proíbam o desmatamento em São Tomé e Príncipe e sancionem seus autores.
Inédito. 52 min. Documentário. Direção: Ramusel Graça. Classificação: 18 anos.


---------------------------------------------
Domingo, 23 de julho
Uma Cinderela em Roma” (Parte 2)
Às 16h, na TV Brasil
O clássico de Cinderela ganha uma nova roupagem, que mantém o espírito da história original. Nesta versão, Aurora é uma jovem e talentosa pianista controlada por sua cruel madrasta na Roma pós-guerra.
No segundo e último filme da série, Aurora deixa Sebastian e seus convidados impressionados com sua aparição triunfal no baile. No jardim, Sebastian tenta beijá-la, mas ela foge ao escutar a voz de Tina e perde um sapato no caminho.
Sebastian deveria pedir Tina em casamento durante o brinde, mas não consegue tirar Aurora da cabeça. Durante um recital, Aurora se senta ao lado de Sebastian e revela que é sua vizinha de infância. Inspirado por essa conversa, Sebastian redescobre sua paixão pela literatura.
No seu aniversário de 21 anos, Sebastian vai ao hotel parabenizar Aurora, mas Irene a tranca no quarto e conta inverdades ao rapaz, que decide retomar a ideia do casamento arranjado com Tina.
Inédito. Gênero: Drama. Ano: 2011. Classificação: 12 anos.


---------------------------------------------
Segunda-feira, 24 de julho
A Criança Roubada”
23h, na TV Brasil
Documentário "A Criança Roubada" mostra o reencontro de crianças cristãs que foram raptadas no Timor-Leste durante ocupação da Indonésia, de 1975 a 1999.
A produtora Bety Reis foi levada por um soldado indonésio quando tinha três anos de idade. Sua família a procurou e conseguiu encontrá-la e salvá-la. Contudo, mais de quatro mil crianças timorenses não foram encontradas.
As crianças eram tiradas de suas famílias por soldados, por civis ou por oficiais do governo (inclusive pelo então presidente da Indonésia, Suharto). A Indonésia tinha por objetivo tornar o Timor-Leste muçulmano e indonésio.
José Abdul Rahman foi uma das crianças levadas para a Indonésia, em 1979, quando tinha nove anos de idade. Primeiro filme a contar a história dessa geração, "A Criança Roubada" acompanha o retorno de José para o Timor-Leste, com sua esposa e três filhas, depois de 35 anos.
O documentário registra a reunião das crianças, agora homens e mulheres, com as suas famílias em Timor-Leste. E estabelece a forma como essas reencontros são fundamentais para o país se curar e se reconciliar com o passado. 
Inédito. Ano: 2016. Gênero: Documentário. 56 min.


---------------------------------------------
Quarta-feira, 26 de julho
Barra 68 – sem perder a ternura”
23h, na TV Brasil
O documentário “Barra 68 – sem perder a ternura” mostra a luta de Darcy Ribeiro no início dos anos 1960 para criar e implantar a Universidade de Brasília.
A produção resgata as repetidas agressões sofridas pela UnB, desde o golpe de 1964 até os acontecimentos de 1968, quando tropas militares ocuparam o campus, prendendo e atirando nos estudantes, sendo que 500 deles foram presos numa quadra de esportes. A crise culmina no Ato Institucional nº 5, o AI-5, que fechou o Congresso Nacional.
Narrado por Othon Bastos, o filme conta com depoimentos de Oscar Niemeyer, Roberto Salmeron, Jean-Claude Bernardet, Ana Miranda, Marcos Santilli, Cacá Diegues, José Carlos de Almeida Azevedo e familiares de Honestino Guimarães.
O longa, de Vladimir Carvalho, foi premiado nos festivais de Brasília, Fortaleza e Recife.
Ano: 2001. Gênero: documentário. Direção: Vladimir Carvalho. Narração: Othon Bastos. Entrevistados: Oscar Niemeyer, Roberto Salmeron, Jean-Claude Bernardet, Ana Miranda, Marcos Santilli, Cacá Diegues, José Carlos de Almeida Azevedo.
Inédito. 82 min. Classificação Indicativa: 12 anos


---------------------------------------------
Quarta-feira, 26 de julho
O Universo de Karin Lambrecht
0h30, na TV Brasil
Documentário revê o processo criativo e a obra da pintora, desenhista, gravadora e escultora brasileira. As páginas que vão sendo escritas e a montagem de um trabalho em processo conduzem o espectador pelos temas, reflexões e poética da produção artística de Karin Lambrecht.
Vencedor do Prêmio Funarte 2014 e dirigido por Hopi Chapman, "O Universo de Karin Lambrecht" reúne depoimentos da artista, de amigos, críticos, colecionadores e curadores.
Ano: 2015. Gênero: Documentário: Direção: Hopi Chapman e Karine Emerich.
Reprise. 27 min.


---------------------------------------------
Sábado, 29 de julho
Festival Mazzaropi – “Meu Japão Brasileiro”
16h, na TV Brasil
Em uma comunidade rural nipo-brasileira, Mazzaropi é um agricultor chamado Fofuca que enfrenta a exploração descarada do Sr. Leão, responsável por intermediar os negócios entre os produtores e o comércio na cidade.
Após muito penar em suas mãos, Fofuca articula com os camponeses a formação de uma cooperativa agrícola. Mas Leão e seus filhos não veem com bons olhos essa iniciativa e vão fazer de tudo para impedirque Fofuca e seus amigos se deem bem nesse Japão brasileiro.
Ano de estreia: 1965. Gênero: comédia. Direção: Glauko Mirko Laurelli, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Célia Watanabe, Zilda Cardoso, Carlos Garcia, Reynaldo Martini, Adriano Stuart Elk Alves, Francisco Gomes, Judith Barbosa, Bob Junior, Ivone Hirata, Luiz Tokio, Luzia Yoshigumi.
Reprise. 102 min. Classificação Indicativa: Livre.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo