Curta! celebra aprovação de investimento de 15 milhões de reais em chamada pública PRODAV 02/2016
Prestes a completar cinco anos em novembro, o Curta! antecipa suas comemorações com a aprovação de 34 projetos no Fundo Setorial do Audiovisual, da Ancine. Ao todo, serão 10 séries e 24 telefilmes documentais, propostos por produtoras brasileiras, que receberão um investimento de quase 15 milhões de reais através da linha Prodav 02/2016. Os conteúdos aprovados contemplam os cinco temas abordados pelo canal, focado nas artes e humanidades: Segunda da Música, Terça das Artes, Quarta de Cinema, Quinta do Pensamento e Sexta da Sociedade.
Entre os projetos, estão produções sobre alguns dos mais relevantes nomes da MPB e das artes no Brasil. Na área da música, “Melodia Pérola Negra”, da Dona Rosa Filmes, revelará o ritmo e a força da poesia urbana do cantor e compositor falecido recentemente, Luiz Melodia; Ney Matogrosso terá sua trajetória revelada no telefilme “Ney à Flor da Pele”, da Nepomuceno Filmes; “Dorivando Saravá”, telefilme da Hamaca Produções, partirá da premissa que a música de Dorival Caymmi possui uma genética que traduz os costumes antigos. Outros destaques são a biografia do poeta e letrista brasileiro Paulo Cesar Pinheiro, que será contada em “Paulo Cesar Pinheiro - Letra e Alma”, documentário da Terra Firme Produções; o longa “Sopro – Xingu, Cariri, Caruaru, Carioca”, da Alo Vídeo, no qual Carlos Malta pesquisa o pífano em busca das suas histórias, modos de fazer e tocar; “Grupo Corpo pela Música”, telefilme da JPZ Comunicação sobre a construção do acervo de trabalhos musicais que marcam a trajetória do Grupo Corpo e de seus artistas; “Yamandu e o Mestre”, produção da DobleChapa Cinematografia, em que Yamandu Costa volta ao Rio Grande do Sul para encontrar o seu mestre dos tempos de infância, entre outros.
Além da música, personagens icônicos da produção cultural do país também serão investigados pelas produções aprovadas. O cineasta Eduardo Coutinho terá sua obra visitada no documentário “Banquete Coutinho”, da Heco Produções; Glauber Rocha será retratado em “Glauber-Itália Ida e Volta”, longa-metragem da Drama Filmes sobre o período em que o cineasta rompe com a ditadura militar e vai ao autoexílio, na Itália; o artista Paulo Bruscky terá sua trajetória revelada no documentário “Paulo Bruscky – Autorretrato”, da Aruac Produções; Torquato Neto terá seu processo criativo investigado a partir de fronteiras culturais e de linguagem no documentário “Torquato, Imagem da Incompletude”, da Magno & Magno; Maria Bethânia, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, três ícones mundiais da literatura e da música, farão uma viagem até Moçambique para levar a arte de interpretar contos, prosas e poesias em “Ensaio Poético”, telefilme da CINE Group.
No ar desde 2012, o Curta! é um canal brasileiro de espaço qualificado, “cabeq”, que reitera o compromisso de ser um espaço de fomento e difusão da produção e experimentação audiovisual independente no Brasil, sendo um dos canais mais bem-sucedidos da Lei 12.485, a Lei da TV Paga. Desde agosto, o Curta! está disponível em Full HD, acessível por 90% da base das operadoras NET e CLAROTV, no display 556. O Curta! é o primeiro “cabeq” independente de grupo radiodifusor a ser distribuído em grande escala em Full HD, após ter sido também o primeiro a lançar o serviço de TV Everywhere e a disponibilizar parte de seus conteúdos licenciados nas plataformas de VOD das operadoras que o carregam. O canal também é líder, entre os cabeqs independentes, nas redes sociais, onde é seguido por mais de 400 mil fãs.
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo).
Postar um comentário