A polarização social brasileira e o seu paralelo no mundo são retratados em ‘O muro’, de Lula Buarque de Hollanda, documentário exclusivo do Curta!
A polarização da sociedade brasileira conflagrada pela maior crise política e econômica do Brasil e seu paralelo no mundo são investigados em “O muro”, longa-metragem dirigido pelo cineasta Lula Buarque de Hollanda que tem pré-estreia na mostra Novos Rumos, da Première Brasil, no Festival do Rio, hoje, dia 10 de outubro, às 20h15.
A narrativa de “O muro” se desenrola ao longo da série de manifestações que tomou o país nos meses que antecederam o impeachment da presidente Dilma Rousseff em agosto de 2016, e constrói com uma estética experimental, na fronteira entre o documentário e a videoarte, um retrato urgente do Brasil atual. O documentário testemunha manifestantes de campos rivais compartilhando seus pontos de vista contrastantes enquanto posam para retratos “em movimento”. E também se dedica a uma outra leitura dos fatos, ao entrevistar pensadores, cientistas políticos, historiadores, filósofos, acadêmicos e brasilianistas.
O filme nos leva até a Alemanha, em busca da sombra do lendário Muro de Berlim, e a Israel, onde o muro que separa israelenses e palestinos simboliza a recusa em coexistir. E joga luz sobre o recente avanço da extrema direita no Brasil e no mundo, examina a complexidade do momento, mescla depoimentos conflitantes e mostra, no caso do Brasil, um denominador comum: a postura de uma sociedade em franca transformação, onde a distopia parece ser o denominador comum, exigindo uma nova forma de se fazer política.
Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013), o longa-metragem foi produzido com exclusividade para o Curta! pela Espiral Criação e pela Produção Cultural. Na TV, o documentário estreia com exclusividade no Curta! em 2018.
Confira o trailer oficial do documentário em https://www.youtube.com/watch?v=23D6QaB92tA.
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como canal opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo).
Postar um comentário