terça-feira, 17 de outubro de 2017

João Zappa canta Milton Nascimento em cena de ‘Gabriel e a Montanha’ no Quênia

Divulgação

Gabriel Buchmann, aventureiro carioca que tem sua viagem de pesquisa pela África recriada no longa-metragem “Gabriel e a Montanha”, passou por quatro países no continente: Quênia, Zâmbia, Tanzânia e Maláui. No primeiro país do trajeto, o brasileiro se hospedou na casa da família do queniano Alex Alembe, que interpreta a si mesmo no filme premiado no Festival de Cannes de 2017 e dirigido por Fellipe Barbosa. Em uma cena inédita divulgada (clique aqui para assistir), Buchmann, na interpretação de João Pedro Zappa, canta “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, como representação da música brasileira para os colegas do Quênia, que retribuem com uma canção local. “Gabriel e a Montanha” chegará aos cinemas do Brasil no dia 2 de novembro.


Gabriel Buchmann viajou para a África com o objetivo de analisar de perto a pobreza e se preparar para um doutorado em políticas públicas na Universidade da Califórnia. O carioca morreu de hipotermia, em 2009, após decidir subir o Monte Mulanje sem a companhia de um guia. Seu corpo foi encontrado 19 dias depois na subida da montanha. O longa tem roteiro baseado em anotações, e-mails de Gabriel para a mãe e a namorada e entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho na África.
“O trabalho de investigação do Fellipe (Barbosa) foi incrível, encontramos todos os principais amigos que o Gabriel fez durante a viagem pelo continente africano. O Gabriel era tão interessante que todas as amizades que fez por lá também são muito interessantes. Tive acesso aos e-mails, cartas e fotos dele. Os amigos do Gabriel no Brasil me contaram muitas histórias dele que enriqueceram meu imaginário para defender o personagem nas filmagens”, recorda João Zappa.

Em maio, “Gabriel e a Montanha”, que é uma coprodução da TvZERO, Gamarosa Filmes e Damned Films, recebeu dois prêmios no Festival de Cannes. Na prestigiada Semana da Crítica do evento, a produção foi honrada com um prêmio de revelação, entregue ao diretor Fellipe Barbosa, e um de distribuição, que ajudou a alavancar a estreia do filme, em agosto, na França.

Recepção positiva na França
A imprensa francesa foi bastante elogiosa ao filme “Gabriel e a Montanha” após a estreia por lá. O tradicional Le Monde entendeu que “o grande mérito de Fellipe Barbosa é de saber aliar a compreensão intelectual ao gesto de compaixão por seu amigo falecido que o filme encarna”. A revista Positif avaliou que o longa-metragem “se distingue pela inteligência do seu roteiro”, enquanto o L’Express reforçou que “Barbosa reconstitui magistralmente uma viagem emocionante rumo à morte”. Trata-se de “uma homenagem perturbadora e sincera ao amigo desaparecido”, nas palavras do Cahiers du Cinéma. Já a revista Les Inrockuptibles escreveu que “a imagem do jovem homem cujo corpo se confunde pouco a pouco com a natureza é de uma incrível poesia”.

FICHA TÉCNICA
Direção: Fellipe Barbosa
Roteiro: Fellipe Barbosa e Lucas Paraizo
Direção de fotografia: Pedro Sotero

Ano de produção: 2017
Distribuição: Pagu Pictures e Bretz Filmes
Produção: TvZERO, Gamarosa Filmes & Damned Films
Coprodução: Arte, Canal Brasil
Elenco: João Pedro Zappa e Caroline Abras

PATROCÍNIO
Riofilme
CNC    
ANCINE l Fundo Setorial do Audiovisual l BRDE
Fundo Nacional da Cultura / Ministério da Cultura

Sales Agent: Films Boutique

SINOPSE
Antes de entrar para uma Universidade americana de prestígio, Gabriel Buchmann decide viajar o mundo por um ano, carregado de sonhos. Depois de dez meses na estrada, ele chega ao Quênia determinado a descobrir o continente africano. Até chegar ao topo do Monte Mulanje, seu último destino.
 

SOBRE O DIRETOR
O carioca Fellipe Gamarano Barbosa, diretor, roteirista e montador com mestrado em direção pela Columbia University, dirigiu curtas selecionados para festivais como Sundance, Clermont-Ferrand e New York Film Festival, dentre eles o premiado “Beijo de Sal”. Realizou o documentário “Laura”, vencedor do Festival de Hamptons e do DocTv América Latina. Seu primeiro longa de ficção, “Casa Grande”, participou dos laboratórios de Sundance e estreou na competição oficial de Roterdã em 2014. O filme foi selecionado para mais de 40 festivais internacionais, incluindo San Sebastián, Londres, Cairo e Havana, e ganhou 12 prêmios, dentre eles os prêmios do público e da crítica internacional (Fipresci) em Toulouse, o prêmio do público no Festival do Rio, o da crítica na Mostra de SP, além do prêmio da APCA de melhor roteiro. “Gabriel e a Montanha” é seu segundo longa de ficção.

SOBRE A PAGÚ PICTURES
Fundada em 2017 por amantes do cinema, a Pagú Pictures é uma distribuidora inovadora que acredita que cada filme é feito para as pessoas que, sem saber, esperavam por ele. Em seu primeiro ano de vida já prepara o lançamento de grandes filmes brasileiros, destacando-se “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa, único filme brasileiro no Festival de Cannes de 2017, e “Tungstênio”, de Heitor Dhalia.
A Pagú existe para levar cada um de seus filmes às pessoas que desejam esse encontro, seja onde for, seja no formato que for, mas que fundamentalmente acredita que é na sala de projeção que o filme explode inesquecível. O Cinema brasileiro vive!

SOBRE A TVZERO
A TvZERO é uma produtora fundada em 1991 com o objetivo de investir na renovação da linguagem audiovisual, trazendo para o público obras de relevância artística e cultural. Inicialmente focada na produção de documentários e vídeos musicais, ao longo dos anos, a TvZERO incorporou vários segmentos e agora se concentra exclusivamente na produção de conteúdo cinematográfico, TV e novas mídias.

Os trabalhos mais recentes da TvZero foram o longa-metragem de ficção "Nise - O Coração da Loucura" (Roberto Berliner), lançado em 2016 e vencedor de prêmios internacionais como Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Tóquio, a série "Histórias de Adoção” (Roberto Berliner e Pablo Francischelli), veiculada no canal GNT e #mechamadebruna cuja segunda temporada irá ao ar esse ano no canal Fox Premium. Em 2017, a produtora lançará os filmes "O Nome da Morte" (Henrique Goldman), "Benzinho" (Gustavo Pizzi) e "Gabriel e a Montanha" (Fellipe Barbosa).

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo