quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Documentário sobre criador do método ‘Gaga’ de dança estreia com exclusividade no Curta!

Divulgação

Estreia na Terça das Artes, 28, às 23h, o documentário “Gaga, o amor pela dança”, sobre Ohad Naharin, principal nome da dança contemporânea de Israel. Dirigido por Tomer Heymann, a produção traz a carreira do coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, que criou a linguagem de dança conhecida como "gaga". O método foi definidor na estética da dança israelense e influenciou companhias em todo o mundo. A obra levou o prêmio de melhor documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2016.

A série inédita “Imortais da Academia” chega ao seu décimo primeiro episódio, na Quinta do Pensamento, 30, às 23h30. O capítulo fala sobre ocupantes da cadeira 11 da ABL, por onde já passaram alguns do maiores nomes da intelectualidade brasileira: o idealizador da instituição e considerado verdadeiro "pai" da academia Lúcio Mendonça, o escritor, político e antropólogo Darcy Ribeiro, o economista Celso Furtado e o atual ocupante, o sociólogo Hélio Jaguaribe. Produzida pela Giros e dirigida por Belisario Franca, “Imortais da Academia” conduz o público em um passeio pelo presente e pelo passado da ABL e é uma série financiada pelo Fundo Setorial Audiovisual, o FSA.

Na Sexta da Sociedade, 1, às 22h40, é a vez do documentário “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas”, de Sandra Werneck, que aborda a violência contra a mulher e tem como objetivo ser uma ferramenta de conscientização sobre a causa. O documentário joga luz nos casos de agressão, abuso e assédio sexual vividos por mulheres conhecidas do público e anônimas. Entre as entrevistadas, estão a modelo e atriz Luiza Brunnet, a nadadora Joanna Maranhão e a escritora Clara Averbuck. O filme também documenta imagens de protestos que expõem a vulnerabilidade da mulher Brasil.

Navegando no universo da imaginação, a faixa “A Vida É Curta!”, na Quarta de Cinema29, exibe três produções com essa temática. Abrindo a sessão, “Meu Medo”, de Murilo Hauser, narra como o medo - seja lá qual for a sua causa - aguça os sentidos. Depois, é a vez de “Saliva”, com direção de Esmir Filho, que apresenta uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva. A produção foi eleita o Melhor Curta no Festival Internacional de Filmes de Cataluña (2007). Encerrando a faixa, “Cordilheira de Amora II”, documentário de Jamille Fortunato, traz a história de uma indiazinha Guarani Kaiowá que transforma seu quintal em um experimento do mundo. O curta conquistou diversos prêmios, entre eles o de “Melhor Curta – Júri Popular no Fest Cine América do Sul”, em 2015.

Histórias verídicas e emocionantes fazem parte do documentário “Amor?”, ainda na Quarta de Cinema, às 21h30. Dirigido por João Jardim, o longa-metragem conta com oito depoimento de pessoas que estiveram envolvidas em relações amorosas consideradas violentas ou destrutivas, interpretadas por atores profissionais. O elenco é formado por Júlia Lemmertz, Lilia Cabral, Mariana Lima, Fabíula Nascimento, Silvia Lourenço, Leticia Colin, Claudio Jaborandy e Angelo Antonio. A produção recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2010) e busca questionar a relação, muitas vezes íntima, entre o amor e a violência.

Os temas que marcaram a vida de  Raul Seixas, um dos maiores ícones do rock brasileiro, será exibido na Segunda da Música, 27,  no documentário “Raul - O Início, o Fim e o Meio”, de Evaldo Mocarzel, Leonardo Gudel e Walter Carvalho. O público poderá conhecer um pouco mais sobre sua parceria com Paulo Coelho, seus casamentos e outros momentos marcantes de sua trajetória, guiados através de imagens raras de arquivo, depoimento de familiares, artistas, produtores e amigos que conviveram com o astro que continua a mobilizar fãs mesmo 20 anos depois de sua morte.

SEGUNDA DA MÚSICA
Raul - O Início, o Fim e o Meio (Documentário)
Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.  


Diretores: Evaldo Mocarzel, Leonardo Gudel e Walter Carvalho 
Duração: 128 min
Exibição: 27 de novembro, segunda-feira, às 21h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 28 de novembro, terça-feira, às 1h e às 15h;
Dia 29 de novembro, quarta-feira, às 9h;
Dia 02 de dezembro, sábado, às 9h.


TERÇA DAS ARTES
Gaga - O Amor Pela Dança (Documentário)
Ohad Naharin, diretor artístico da Batsheva Dance Company, é considerado um dos coreógrafos mais importantes do mundo. Ao conhecê-lo em um ponto crítico de sua vida pessoal, este documentário espirituoso e perspicaz irá encontrar um homem com grande integridade artística e uma visão extraordinária. Filmado ao longo de um período de oito anos, o diretor Tomer Heymann mistura filmagens dos ensaios íntimos com um extenso arquivo inédito e sequências de dança de tirar o fôlego. Esta é a história de um gênio artístico que redefiniu a linguagem da dança moderna.   

Diretor: Tomer Heymann
Duração: 100 min
Estreia: 28 de novembro, terça-feira, às 22h05.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 29 de novembro, quarta-feira, às 2h05 e às 16h05;
Dia 30 de novembro, quinta-feira, 10h05;
Dia 02 de dezembro, sábado, 11h30.


QUARTA DE CINEMA
Faixa “A Vida é Curta” exibe filmes que despertam a imaginação
Nesta semana, o Curta! apresenta três produções onde as crianças e seu poder de imaginação ficam em evidencia durante as dramas. São eles: “Meu Medo”, “Saliva” “Cordilheira de Amora II”. O diretor Murelo Hauser investiga como o sentimento de pavor pode afetar os sentidos, com o curta “Meu Medo”. Em seguida, “Saliva”, de Esmir Filho, traz uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo.   Para finalizar, o documentário espontâneo “Cordilheira de Amora II”, de Jamille Fortunato, foi filmado com celular na Aldeia Amambai, no Mato Grosso do Sul, fronteira do Brasil com o Paraguai. Lá, uma índia Guarani Kaiowá, Cariane Martines de 9 anos, transforma seu quintal num experimento do mundo.

Exibição: 29 de novembro, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 30 de novembro, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 01 de dezembro, sexta-feira, às 8h;


Amor? (Documentário)
AMOR? É uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder.   

Diretor: João Jardim
Duração: 100 min
Estreia: 29 de novembro, quarta-feira, às 21h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 30 de novembro, quinta-feira, às 1h30 e às 15h30;
Dia 01 de dezembro, sexta-feira, às 9h30;


QUINTA DO PENSAMENTO
Imortais da Academia (Série)
Ao longo de 42 episódios, a série Imortais da Academia faz um passeio pelo presente e pelo passado da Academia Brasileira de Letras. Essa caminhada por entre as eternizadas cadeiras de uma das mais respeitadas instituições culturais do país é conduzida pelos próprios acadêmicos e também por estudiosos de diferentes áreas. Os episódios mostram o espectro multifacetado que compõe a Academia e, por meio da genealogia de cada uma de suas quarenta cadeiras, contam a história não só da literatura nacional, mas do Brasil e de seu tempo. Isso porque a série revela a casa de Machado de Assis para além da congregação de ilustres pensadores brasileiros: também como um agente enraizado no tempo e no espaço, reflexo e propositor de transformações socioculturais em um país em constante transformação.

Episódio Inédito - Cadeira 11: Um projeto para o Brasil
O 11º episódio da série Imortais da Academia reúne alguns dos principais nomes da intelectualidade brasileira na contemporaneidade. Fundada por aquele que é considerado o verdadeiro "pai" da Academia Brasileira de Letras, Lúcio de Mendonça, a cadeira 11 tem em sua história a passagem de nomes como Darcy Ribeiro, Celso Furtado e, hoje, acolhe Hélio Jaguaribe. Em comum, os destaques do episódio têm a dedicação incansável a viver e pensar o Brasil.  

Diretor: Belisario Franca 
Duração: 26 min
Estreia: 30 de novembro, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 01 de dezembro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 03 de dezembro, domingo, às 00h;
Dia 04 de dezembro, segunda-feira, às 11h30.



SEXTA DA SOCIEDADE
Mexeu com uma, mexeu com todas (Documentário)
Mexeu com uma Mexeu com todas é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Através de depoimentos de mulheres públicas ou não que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. E contra isso mostram a cara com coragem de relatar experiências próprias, rompendo com a tendência anterior de se esconderem por vergonha ou medo de desaprovação social. Depoentes como a farmacêutica Maria da Penha - que empresta o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher -; a nadadora Joanna Maranhão, que deu nome à Lei de 2012 que mudou o prazo de prescrição nos crimes contra dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes; a ex-modelo Luíza Brunet; a escritora Clara Averbuck e várias outras mulheres constroem suas narrativas.

Diretora: Sandra Werneck
Duração: 71 min
Estreia: 01 de dezembro, sexta-feira, às 22h40.
Classificação: 12 anos.
Horários alternativos:
Dia 02 de dezembro, sábado, às 2h40 e às 7h30;
Dia 03 de dezembro, domingo, 18h15;
Dia 04 de dezembro, segunda-feira, 16h40.


Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo).

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo