quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Estreia no Curta! “O piano que conversa”, documentário do diretor Marcelo Machado

Divulgação

Uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos. Na Segunda da Música, 8, às 22h30m, estreia com exclusividade no Curta! o documentário “O Piano que Conversa”, do diretor Marcelo Machado. Em cena, a música é mais do que objeto, é linguagem e narrativa. Partindo do trabalho do pianista Benjamim Taubkin, a produção mostra o diálogo da música instrumental com diferentes tradições, aproximando música de caráter experimental da tradicional, a instrumental da cantada, a nacional da internacional. “O Piano que Conversa” é financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).


Apesar de janeiro ser o mês de férias, o Curta! convida a audiência a conhecer mais sobre a história da educação pública brasileira na Quinta do Pensamento, 11, às 20h35 . Estreia no canal o documentário “Vocacional, uma aventura humana”. O longa-metragem dirigido por Toni Venturi revela um modelo de escola libertária pouco conhecido no país: os colégios vocacionais do estado de São Paulo, que buscavam formar cidadãos participativos e contestadores. Não por acaso, o formato educacional idealizado pela pedagoga Maria Nilde Mascellani foi duramente reprimido durante a ditadura militar. O regime de exceção perseguiu, prendeu e torturou sua criadora. Ao longo do filme, o ‘Vocacional’ é relembrado por meio de depoimentos daqueles que passaram por essa rara experiência, dentre eles o próprio diretor do documentário.

A história de Iara Iaverlberg, companheira de Carlos Lamarca, é o destaque da Sexta da Sociedade, 12, às 22h, com o longa “Em busca de Iara”. O documentário dirigido por Flávio Frederico parte da investigação pessoal de Mariana Pamplona pela vida da tia, uma estudante de psicologia, casada, oriunda da burguesia judaica paulistana, que deixou tudo para trás para se engajar na luta armada contra a Ditadura Militar brasileira. Ao lado de Lamarca, capitão do Exército que abandonou a farda para combater o autoritarismo, formou o casal mais mítico da resistência contra o Golpe de 1964. Além de revelar a trajetória da mulher e personagem de um dos períodos mais sombrios da história recente no Brasil, o filme desmonta a versão oficial do regime militar, que atribui a morte de Iara, em 1971, a um suicídio. 


No clima do verão, a faixa “A Vida é Curta” da Quarta de Cinema, 10, às 20h, revela o país tropical através de filmes rodados em lugares paradisíacos. Abrindo a faixa, “Meow”, filme com direção de Marcos Magalhães que critica a globalização desenfreada usando como personagem um gato que, por não ter leite, foi obrigado a experimentar uma nova bebida, o refrigerante. A produção de 1981 foi vencedora do Festival de Brasília daquele ano, nas categorias “Melhor Roteiro” e “Melhor Filme pelo Júri Popular”. Depois é a vez de “Brasil”, documentário comemorativo do lançamento do décimo disco de João Gilberto, quando o músico completou 50 anos. Com direção de Kleber Mendonça Filho, “Recife Frio” encerra a faixa especial. O filme apresenta as mudanças climáticas da cidade do Recife.


Ainda na Quarta de Cinema, 10, só que mais tarde, às 21h“Todas as mulheres do mundo”, longa-metragem de 1966 dirigido por Domingos Oliveira, é destaque da série exclusiva do Curta! “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele. O episódio traz a análise do diretor e roteirista Jorge Furtado sobre uma das principais sequências da produção: a ‘cena do poema’. Ela é considerada uma ‘sessão de terapia’ entre Domingos Oliveira e Leila Diniz, uma vez que o diretor e a atriz haviam terminado um relacionamento quando o longa-metragem foi rodado. Eleito um dos melhores filmes de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, “Todas as mulheres do mundo” narra o encontro do conquistador mulherengo Paulo, personagem do ator Paulo José, que se apaixona pela jovem Maria Alice, interpretada pela saudosa atriz Leila Diniz. Produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, "Grandes Cenas" é produção exclusiva do canal financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

Na Terça das Artes, 9, às 22h15, o Curta! exibe “Bernardes”, documentário sobre a vida e a obra do arquiteto Sérgio Bernardespersonalidade afiada, questionadora e bem-humorada é revelada no longa-metragem escolhido como finalista do 19º Festival Internacional de Documentários “É tudo Verdade”, em 2014. O filme parte da busca de Thiago Bernardes, neto do arquiteto, por entender as trajetórias profissional, pessoal e filosófica do avô, morto em 2002, aos 82 anos. Arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sérgio Bernardes multiplicou talentos ao longo de sua trajetória. Ele assinou projetos que fazem parte da identidade de cidades brasileiras, como o Pavilhão de São Cristóvão e os Postos de Salvamento da Orla das praias, no Rio de Janeiro; o Palácio do Governo do Ceará; e o Hotel Tambaú, na Paraíba, além da lendária casa de Lota Macedo Soares, no Rio. 

SEGUNDA DA MÚSICA
O Piano que Conversa (Documentário)
O Piano que Conversa acompanha os encontros entre do pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil e na Bolívia, como na Coreia do Sul. Narrado apenas por sons, o documentário é uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos.

Diretor: Marcelo Machado
Duração: 77 min
Exibição: 08 de janeiro, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 09 de janeiro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 10 de janeiro, quarta-feira, às 10h30;
Dia 13 de janeiro, sábado, às 22h35.


TERÇA DAS ARTES
Bernardes (Documentário)
Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada.

Diretora: Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros
Duração: 85 min
Exibição: 09 de janeiro, terça-feira, às 22h15.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 10 de janeiro, quarta-feira, às 2h15 e às 16h15;
Dia 11 de janeiro, quinta-feira, às 10h15;
Dia 13 de janeiro, sábado, 9h40.


QUARTA DE CINEMA
Curtas que enaltecem o Brasil como país tropical ganham destaque no “A Vida é Curta!”
Essa semana, a faixa “A Vida é Curta!” exibe três produções onde o nosso pais tropical será admirado. São eles: “Beijo de Sal”“Brasil” “Recife Frio”.  No drama “Beijo de Sal”, de Fellipe Gamarano Barbosa, o quarentão Rogério tenta trazer seu melhor amigo recém-noivado de volta para a boa vida. Já o curta-metragem “Brasil”, de Rogério Sganzerla, registra os bastidores da gravação do disco Brasil, de João Gilberto, de 1981, com a presença de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia no estúdio. Para finalizar, “Recife Frio”, de Kleber Mendonça Filho apresenta a cidade brasileira de Recife, que já foi tropical, agora é fria, chuvosa e triste, depois de passar por uma desconhecida mudança climática.

Exibição: 10 de janeiro, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 11 de janeiro, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 12 de janeiro, sexta-feira, às 8h;
Dia 13 de janeiro, sábado, às 14h.


Grandes Cenas – (Série)
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 

Episódio – “Todas as Mulheres do Mundo”
O diretor e roteirista Jorge Furtado analisa a cena do poema em Todas as Mulheres do Mundo (1966); na ficção, uma declaração de amor de Paulo a Maria Alice; na realidade, uma sessão de terapia para Domingos de Oliveira e Leila Diniz. 

Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno 
Duração: 15 min
Exibição: 10 de janeiro, quarta-feira, às 21h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 11 de janeiro, quinta-feira, às 1h e às 15h;
Dia 12 de janeiro, sexta-feira, às 9h;
Dia 13 de julho, sábado, às 20h.


QUINTA DO PENSAMENTO
Vocacional - Uma Aventura Humana (Documentário)
O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e pouco conhecida da história da educação pública no Brasil: os colégios vocaconais do estado de São Paulo, que na década de 60 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes pedagogas contemporâneas, tinham uma proposta à frente de seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a a sensibilidade artística e habilidades técnicas. O longa retoma este momento da educação brasileira, permitindo a reflexão sobre os descaminhos conduzidos pelo autoritarismo. Olhando criticamente para o passado, a obra contribui para a compreensão da precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Diretor: Toni Venturi 
Duração: 78 min     
Estreia: 11 de janeiro, quinta-feira, às 20h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 12 de janeiro, sexta-feira, às 0h35;
Dia 13 de janeiro, domingo, às 15h30;
Dia 15 de janeiro, segunda-feira, às 8h35.


SEXTA DA SOCIEDADE
Em busca de Iara (Documentário)
Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971 a um suicídio. 

Diretor: Flávio Frederico
Duração: 90 min
Estreia: 12 de janeiro, sexta-feira, às 22h15.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 13 de janeiro, sábado, às 2h20 e às 11h20;
Dia 14 de janeiro, domingo, 22h20;
Dia 15 de janeiro, segunda-feira, 16h15.


Sobre o Curta
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo).

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo